Bolo Semi Integral de Frutas

Hoje pensei no Natal que se aproxima me deu muita vontade de fazer um bolo especial e bem diferente. Nada melhor do que um bolo de frutas para as festas de fim de ano. A combinação de ingredientes que fiz nesta receita e excelente em sabor, visual e textura. Você pode usar frutas diferentes, caso desejar, desde que mantenha as quantidades indicadas na receita. Fica a minha sugestão de um bolo bonito, gostoso e muito nutritivo que vai decorar a sua mesa de Natal, ou para qualquer outra ocasião que você queira um bolo festivo e delicioso como este.  Fiz este bolo para o Natal de 1012. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.



INGREDIENTES 
 
  • 1 xícara de farinha integral
  • 1 xícara de farinha branca comum
  • 1/2 xícara de aveia em flocos médios
  • 1 xícara de açúcar demerara ou granulado orgânico
  • 3 colheres de sopa de sementes de linhaça moída
  • 6 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
  • 1 banana grande cortada em cubinhos
  • 1 pera de tamanho médio descascada e cortada em cubinhos
  • 1/2 xícara de passas de uva preta
  • 3 colheres de sopa de nozes picadas
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1/2 xícara de água

PREPARO

 
Comece preparando a semente de linhaça. Em uma tigela pequena coloque as 3 colheres de sopa de semente de linhaça moída e acrescente as 6 colheres de sopa de água. Misture bem e deixe repousar. Em uma bacia grande misture as farinhas, a aveia e o açúcar. Acrescente o bicarbonato, o sal, a canela e o fermento em pó. Coloque então a mistura da semente de linhaça com água e mexa bem. Alterne a água com o azeite e continue mexendo até conseguir uma massa bem homogênea. Não é necessário bater, apenas agregue bem os ingredientes. Você vai perceber que a massa vai ficando leve a medida que acrescenta os líquidos. Então acrescente as frutas misturando delicadamente e por ultimo acrescente as passas de uva e as nozes. Você vai observar que a massa não é mole, mas bem mais consistente. do que o normal. Este é o ponto ideal.
Unte uma forma com furo no meio tipo de pudim. Espalhe a massa e leve para assar em forno pré-aquecido por uns 40 minutos ou até que esteja dourada. Espere esfriar para desenformar. Depois de frio cubra com o glacê de limão. Para preparar o glacê de limão eu usei açúcar cristal orgânico bem grosso, e fiz o falso açúcar de confeiteiro como mostra a foto abaixo.
Eu não uso nenhum produto refinado, muito menos açúcar. Para esta receita eu fui obrigada a usar a imaginação e "inventar" um açúcar de confeiteiro em casa. Simplesmente peguei o açúcar cristal orgânico que uso para as minhas receitas e bati no liquidificador em potencia máxima até virar um "falso açúcar de confeiteiro". Deu bem certinho para fazer o glacê de limão. Adorei o resultado.

 


 
GLACÊ DE LIMÃO
 
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro feito em casa *
  • 1 colher de sopa de caldo de limão  
  • gotinhas de essência de baunilha (opcional)

Misture os dois ingredientes batendo um pouco até conseguir uma consistência mais firme. Se achar que ficou muito duro coloque um pouco mais do caldo de limão e caso a consistência não for suficientemente firme coloque mais açúcar. Misture algumas gotinhas de essência de baunilha se gostar. Aplique sobre o bolo e deixe escorrer nas laterais. Esta cobertura fica bem firme depois de secar.

O gosto azedinho desta cobertura de limão contrastando com o bolo fica sensacional! Espero ter inspirado vocês para fazer um bolinho destes e saborear com um chá ou café bem gostoso.






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

6 comentários

  1. Maravilhoso, não vejo a hora de experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Má Vegan,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo recadinho.
      Volte sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Obrigada pela receita! Fiz com algumas modificações para aproveitar o que tinha em casa. Troquei a pera por maçã, acrescentei coco fresco ralado e depois de pronto salpiquei açúcar mascavo e canela´. Ficou perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Fico feliz em saber que fizeste e ficou perfeito como falas. Eu usei pera porque era o que tinha em casa. Mas com certeza maçã é maravilhosa para fazer bolos e o teu deve ter ficado delicioso mesmo com as modificações que fizeste.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi . Apesar de ser a primeira pergunta q faço, eu sempre acompnaho no face e ja fiz algumas receitas. Bem... Mas ai vai duas pergintinhas...eu posso substituir a farinha comum pela farinha de arroz?? E posso usar o açúcar demarara no glacê de limão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emmily, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que já fizeste algumas receitas. Bom, respondendo as tuas perguntinhas, como a farinha de arroz não tem glúten, a massa vai ficar mais pesada, mas se isto não for problema para ti, pode fazer que fica boa sim. Quanto ao açúcar demerara, pode usar sem problemas. Se quiser fazer a mesma cobertura tipo glacê, pode bater no liquidificador como eu explico na receita.
      Espero ter ajudado a esclarecer as tuas dúvidas, e se fizeres a receita volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis