- 2 tomates orgânicos grandes bem maduros
- 1 dente de alho pequeno
- 1/4 xícara de tomates secos (desidratados)
- 1/4 xícara de castanhas de caju cruas
- folhas de manjericão fresco
- sal e pimenta a seu gosto
- azeite de oliva extra virgem
- páprica defumada (para decorar, opcional)
PREPARO
Comece preparando as castanhas. Lave bem e coloque de molho em um recipiente de vidro. Deixe no molho por pelo menos 30 minutos. O ideal é deixar mais tempo, mas se você resolver fazer esta receita como eu resolvi fazer de ultima hora, lave umas 3 vezes as castanhas e deixe de molho o tempo que você puder. Foi assim que eu fiz porque resolvi fazer esta sopa sem nenhum planejamento prévio.
Prepare os tomates secos. Lave e deixe por alguns minutos de molho. Não se preocupe se não tiver muito tempo. O importante é que você deixe descansar por alguns minutos para hidratar.
Lave bem os dois tomates frescos, seque e corte em pedaços grandes. Você pode deixar as cascas e sementes caso esteja utilizando tomates orgânicos. Caso contrario, remova as cascas, mas pode manter as sementes. Leve os tomates e o alho ao liquidificador junto com um pouco do manjericão fresco. A quantidade de manjericão fica a seu gosto. Não coloque muito de inicio para não ficar muito forte. Aumente a quantidade se achar que deve, após experimentar para ver se esta do seu agrado. Eu coloquei uma folha de tamanho médio e ficou ótimo. Eu sempre acho que o ideal e usar pouco tempero de inicio e depois ir ajustando o tempero conforme o seu gosto.
Escorra os tomates secos e as castanhas. Leve ao liquidificador e bata junto com os tomates. Você vai obter um creme bem consistente porque não adicionou agua ainda. Agora é a hora de adicionar a água. Adicione água filtrada fria aos poucos controlando a consistência que você deseja para esta sopa.Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Ajuste o liquidificador na potencia máxima e deixe trabalhar por não mais de 3 minutos dependendo da potencia do seu liquidificador. Este tempo vai ser o suficiente para que a sopa esteja em uma temperatura confortável, ou seja, levemente amornada sem estar quente.
Este processo mantém integras as enzimas e vitaminas dos alimentos fazendo com que a sopa seja altamente nutritiva por ser um alimento vivo. Coloque um fiozinho de azeite de oliva no prato antes de servir e depois polvilhe com a páprica defumada caso for utilizar. Decore com folhas de manjericão fresco e sirva imediatamente.
Deve ser uma delicia porque aonde bocê coloca a mão Deus coloca a dele em cima da sua
ResponderExcluirAmiga,
ResponderExcluirMuito obrigada por tanto carinho! Adoro quando recebo teus recadinhos aqui. Bom demais receber a tua visita, volte sempre minha Vani querida!
beijos
Lori Ellis
Gostei muito do teu blog. Voltarei....
ResponderExcluirOlá amigo (a),
ExcluirMuito obrigada pela visita e pelo recado. Fiquei super feliz que chegaste aqui e gostaste do blog.
Volte sempre para me visitar!
abraços
Lori Ellis