Pão Semi Integral com Tomate, Azeitonas e Alecrim

Fiquei muito feliz com os primeiros tomates, pimentas e ervas que colhi na da minha horta orgânica e resolvi fazer um pão salgado. Fiz uma massa bem fofinha temperada com alecrim, cebolinha verde, pedacinhos de tomate, pimenta e azeitonas. Este pão deu o que falar aqui em casa. O aroma que se espalhou no ar quando estava assando foi bom demais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis/Veganana 

Esta receita é muito versátil e você pode utilizar ervas secas ou frescas, temperos, sementes e outros ingredientes combinando a seu gosto. Fica muito delicioso com azeitonas pretas também.


 Eu aproveitei que tinha estas maravilhas colhidas da nossa tortinha orgânica , misturei tudo e fiz um pão muito saboroso.



INGREDIENTES

  • 1 xícara de farinha de trigo comum
  • xícara de farinha de trigo integral
  • 3/4 xícara de aveia em flocos
  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • 1 colher de sopa de fermento biológico para pão
  • 1 colher de chá de alho em pó (opcional)
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • xícara de água morna
  • folhinhas de alecrim fresco a vontade
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas
  • pimenta verde cortada em pedaços bem pequenos
  • 1 tomate pequeno cortado em tirinhas finas
  • sal e pimenta a seu gosto 


PREPARO

Em uma bacia grande coloque a farinha, a aveia, o sal, o açúcar, o fermento e o alho em pó e algumas folhas do alecrim fresco cortadas em pedaços pequenos. 
Adicione o óleo e a água. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa, até ficar lisa e macia. Eu gosto de usar a batedeira, e fácil e muito rápido e a massa fica perfeita, mas se você preferir pode fazer a massa na mão ou então na maquina de pão.
Faça uma bola, unte e coloque para crescer em vasilha untada, coberta com pano úmido em água morna. Pré-aqueça o forno a 230°C. Depois de 20 ou 30 minutos, desinfle a massa, abra com os dedos em assadeira retangular untada. Acomode os pedaços de alecrim fresco, os pedacinhos de tomate e da pimenta verde e a cebolinha, fazendo covinhas na massa com as pontas dos dedos e empurrando-os para baixo. Corte as azeitonas em pedaços pequenos e distribua os pedaços na massa misturando com os outros temperos. Você pode ir meio que enrolando a massa mesmo dentro da assadeira, a medida que coloca os ingredientes para rechear para que estes fiquem distribuídos no meio da massa. Depois ajeite com as mãos. Não se preocupe muito com a aparência que vai ficar antes de assar, ou seja a superfície do pão não precisa ficar lisinha, deixe as covinhas onde colocou o recheio porque depois a massa cresce novamente e quando assa da um efeito lindo.

Pincele a massa com um leve camada de óleo vegetal para deixar mais douradinha depois de assada. Se quiser pode colocar uns galhos de alecrim na superfície do pão para decorar. Empurre com o dedo para dentro da massa. Coloque a massa já com os temperos para crescer novamente em um lugar aquecido ate dobrar de volume. Uns 15 ou 20 minutos pode ser suficiente dependendo da temperatura ambiente da sua cozinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180C  para assar por uns 30 minutos ate dourar.





Leve ao forno pré-aquecido a 180C  para assar por uns 30 minutos ate dourar.





Espere esfriar para fatiar. Não faça como eu que cortei quente. As fatias ficam mais bonitinhas quando o pão esfria um pouco, quando está muito quente podem se quebrar porque a massa é muito macia.



Esta receita é super versátil e permite muitas variações de sabores.Você pode fazer o seu pão com as ervas e temperos de sua preferencia e criar novidades sempre. Experimente!




















ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Olá,
    deve ser uma delicia!!! Já fiz o pão rústico de fermentação lenta e é maravilhoso... vou tentar esse agora...

    ResponderExcluir
  2. Oi Regiane, tudo bem?

    Este pão fica simplesmente maravilhoso. Se fizeres me conta como ficou. O pão de fermentação lenta também pode ser feito com azeitonas, tomates e alecrim. Esta combinação é deliciosa. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis