Refogado de Talos de Beterraba com Quinoa

Talos e folhas de beterraba são ricos em nutrientes podendo ser utilizados para preparar sucos, bolinhos, bolos, pães, panquecas, sopas, farofas, refogados deliciosos e muito mais. Especialmente se forem orgânicos, podem ser aproveitados para inúmeras receitas. A beterraba é um legume de baixo teor calórico e alto valor nutricional. Rica em ferro, sódio, potássio e magnésio, a beterraba também é uma excelente fonte de minerais e fibras. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Se você vai a feira-livre e consegue comprar beterrabas orgânicas, procure comprar com folhas e aproveite para fazer um refogadinho delicioso como este que eu fiz. Este tipo de refogado fica maravilhoso para servir com arroz, macarrão ou batatas, e ainda pode ser utilizado com recheio. A cor fica linda, e o sabor maravilhoso. Eu fiz com quinoa, o que enriqueceu mais ainda os nutrientes e o sabor. A combinação foi perfeita.

   Serve duas pessoas

INGREDIENTES


  • 2 xícaras de talos de beterraba picados
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • 1/4 xícara de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 xícara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • 2 xícaras de chá de água para cozinhar a quinoa

 Comece a receita preparando a quinoa conforme instruções abaixo.


PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa e escorrendo a água pelo menos duas vezes. Encha um prato fundo com água fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas que deixam um sabor amargo na quinoa depois de cozida. ( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita. Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até que comece a levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos.

Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos.

Escorra a quinoa e lave em água corrente para interromper o cozimento. Coloque numa travessa funda, solte os grãos com um garfo. Reserve enquanto prepara o refogado de beterraba.


PARA O REFOGADO DE TALOS DE BETERRABA

Lave bem os talos de beterraba e seque com papel toalha. Corte em pedaços pequenos, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, coloque um fiozinho de óleo e o suco de limão e  reserve.



Pique a cebola, o alho poro, salsa e cebolinha. Deixe tudo preparado para quando começar a fazer o refogado. Em uma frigideira aqueça o óleo e frite o alho poro e a cebola picada. Tempere com sal a seu gosto. Deixe apurar o refogado ate que a cebola fique transparente, começando a dourar. Adicione a cebolinha picada e deixe por mais um minuto refogando.

Coloque os talos de beterraba picados, misture delicadamente e deixe por mais 3 minutos. Ajuste o tempero. Se for necessário adicione mais sal e pimenta do reino de preferencia moída na hora.



Não deixe os talos de beterraba cozinharem muito. Eu pelo menos prefiro os legumes al dente. Por ultimo acrescente a quinoa que foi previamente cozida misturando delicadamente. Desligue o fogo e deixe descansar um pouco antes de servir. Sirva quente acompanhado de salada ou como preferir. Eu servi este refogado com purê de batatas e salada. Ficou uma delicia, além de ser super nutritivo e fácil de fazer. Espero que gostem e experimentem esta deliciosa sugestão. Coloque a salsinha fresca picada na hora de servir.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Oi Loris, obrigada por compartilhar, vou fazer hoje. Um abraço querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, tudo bem?

      Muito obrigada por vir me visitar! Que bom que vais experimentar a receita. Fica realmente uma delícia, espero que gostes. Me conta depois como ficou!
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Ola, apesar de não ser mulher (!) eu tbém aproveito talos e folhas quando consigo orgânicos. Sempre guardo e consumo talos e folhas (principalmente de cenouras e beterrabas)considero um desperdício jogar fora algo aproveitável e, sobretudo - gostoso!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog. Tão bom aproveitar tudo, e não desperdiçar nada, especialmente quando conseguimos comprar orgânicos. Sempre tem uma receitinha simples e deliciosa que se pode fazer com talos de cenoura e beterraba. Eu adoro!
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Eu fiz e fica maravilhoso coloquei as folhas junto tmb. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis