Inspirada na linda receita do Blog
Barbarelismus, eu resolvi fazer um macarrão com molho de beterraba também. Não fiz o molho pesto porque não tinha muito tempo. Acabei fazendo um molho encorpado com tomates, bastante cebola, beterraba e temperos. Aproveitei o que tinha disponível em casa. O colorido é algo espetacular, e o sabor, nem te conto que delicia que ficou.... Muito simples de fazer, nutritivo e lindo de ver. Obrigada pela inspiração querida Bárbara!
Ainda quero fazer o pesto de beterraba com nozes. Desta vez fiz um molho mais simples, não tinha muito tempo para fazer uma receita mais elaborada. Me surpreendi com o sabor. Este molho ficou bom demais, e em poucos minutos estava pronta esta delícia que eu servi com salada verde.
Serve 3 pessoas
INGREDIENTES
- 2 tomates grandes bem maduros
- 1 cebola media picada
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres de sopa de alho poro picado
- 1 beterraba média picada
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
- 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
- sal e pimenta a gosto
- 200g de macarrão grano duro cozido
PREPARO
Lave e descasque a beterraba, corte em 4 fatias e leve a uma panela para cozinhar com água e sal. Deixe cozinhar até ficar macia. Retire as fatias de beterraba da água e coloque em um prato para esfriar. Mantenha a água do cozimento na panela porque você vai utilizar a mesma para o molho. Enquanto a beterraba cozinha prepare o restante da receita. Coloque água com um fiozinho de óleo e sal para ferver em uma panela grande para cozinhar o macarrão. Prepare os ingredientes que vai precisar para o molho.
Em uma frigideira grande coloque as duas colheres de óleo para aquecer. Frite o alho esmagado e o alho poro. Deixe dourar rapidamente, acrescente a cebola e tempere com um pouco de sal. Adicione os tomates picados e deixe refogar em fogo baixo por uns 5 minutos ou até que forme uma espécie de molho bem consistente.
Corte as fatias de beterraba em pequenos cubinhos e junte ao refogado da frigideira. Deixe apurar por mais uns 2 minutos para que as beterrabas peguem o sabor do refogado. Acrescente um pouco da água do cozimento das beterrabas, e deixe ferver em fogo baixo. Adicione a páprica ou outro tempero ou erva seca de sua preferencia. Caso você preferir pode bater no liquidificador e fazer um molho cremoso. Deixe o molho cozinhando em fogo baixo enquanto coloca o macarrão para cozinhar. Sempre que for necessário acrescente mais água do cozimento das beterrabas, mexendo para não pegar no fundo da panela. Não deixe o molho secar. Verifique o tempero antes de servir, e se for necessário ajuste. Se você tiver ervas frescas em casa pode incrementar o molho a seu gosto.
Quando o macarrão estiver cozido al dente (cozido, porém firme), coloque em uma travessa e misture a cebolinha verde picada. Sirva imediatamente acompanhado de uma salada de sua preferência.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
Olá Lori! Descobri hoje o seu blogue e estou muito interessada nele. Já selecionei algumas receitas para experimentar e vi que nalgumas utiliza os termos "água filtrada". A que se refere? Nos ingredientes refere "água fervente"... será a mesma coisa? Agradeço a sua resposta e desde já obrigada.
ResponderExcluirUm abraço e parabéns pelo blogue.
Gabriela
Bom dia Gabriela,
ResponderExcluirSeja muito bem vinda amiga, que bom que chegaste aqui, fiquei feliz com o teu recadinho, muito obrigada por escrever! Então, eu costumo usar água filtrada para as minhas receitas, e por isto recomendo, mas não tem problema caso não tiver. A água filtrada que eu me refiro é a água crua que vem do filtro, seja lá que filtro for. Não é a mesma coisa que água fervente. Tem algumas receitas que pedem água fervente, isto quer dizer que tu tem que colocar a água na chaleira e deixar ferver para então utilizar. Mas tem receitas que pedem água em temperatura ambiente, e as vezes eu coloco a sugestão de usar água filtrada.
Me desculpe se te confundi, espero que tenha conseguido esclarecer a tua dúvida. Se precisar de mais alguma informação ou dica e eu puder ajudar, escreve novamente.
Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!
Lori Ellis