Salada de Batata Doce Assada com Gengibre

Adoro batata doce assada. Faço com muita frequência aqui em casa. Nunca tinha experimentado fazer salada. A ideia surgiu em um restaurante que fomos que serviu uma salada de batata doce assada que eu simplesmente adorei. Pronto, já vim pra casa com a ideia na cabeça e aqui está o resultado. Uma salada diferente, gostosa demais, e muito simples de fazer. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Ricas em vitaminas e fibras, essas batatas são uma alternativa saudável e saborosa de preparar batata doce. Eu usei a batata doce alaranjada que é a única que eu encontro nos Eua onde moro. Aqui não tem batata doce branca como no Brasil. Como eu faço muito esta receita aqui em casa não apenas pela praticidade como pelo sabor, resolvi compartilhar com vocês a inspiração. Eu amo a batata doce branca do Brasil, especialmente assada, e com certeza faria esta mesma receita caso conseguisse encontrar aqui. Use a batata doce que você encontrar, branca, roxa, amarela, enfim...  o que vale mesmo é a inspiração. Você pode inventar muitas e deliciosas combinações  de aromas diferentes utilizando ervas secas ou frescas para temperar a salada de batata doce. Nenhum dos temperos que eu usei é obrigatório nesta receita. Tempero é algo muito pessoal e você com certeza vai encontrar a combinação que mais lhe agrada. Tempere como preferir, use ervas frescas ou secas a seu gosto. Eu temperei com orégano que foi o sabor que eu identifiquei na que comi no restaurante. Vale a pena experimentar. Se você não tiver a batata doce alaranjada, use a branca e faça uma salada diferente. Vamos à receita. 


Serve duas pessoas 


INGREDIENTES
  • 3 unidades de batata doce médias
  • 2 colheres de sopa de óleo (eu usei óleo de coco)
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 1 pedacinho de gengibre fresco ralado
  • pimenta do reino moída na hora
  • 1 colher de sobremesa de orégano seco
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sumo de limão na quantidade desejada
  • sal a seu gosto


PREPARO

Pré aqueça o forno a 200C. Lave e descasque as batatas. Corte em quadradinhos médios.  Coloque em uma vasilha grande e cubra com água fria. Deixe descansar por 10 minutos enquanto prepara o restante da receita.

Escorra as batatas, seque bem com papel toalha e tempere com sal a seu gosto. Cuidado para não colocar muito sal. Para esta quantidade de batatas, uma colher de chá de sal é suficiente, porque você vai misturar os outros temperos também, e sempre é possível ajustar o sal mesmo depois que as batatas estiverem assadas. Adicione a cúrcuma, o alho em pó e misture bem para cobrir todos os cubinhos de batata com estes temperos. Coloque o óleo e misture novamente.  

Em uma assadeira grande levemente untada com óleo vegetal, distribua as batatas em uma camada única. Asse por 35 minutos em forno pré-aquecido a 200C. Na metade do tempo de forno vire as batatas com para que assem por igual. Vire delicadamente as batatas tomando cuidado para não quebrar. Deixe assar novamente até completar o tempo indicado.


As batatas estarão prontas quando ficarem douradas por fora e cozidas por dentro com aspecto de caramelizadas. Remova da assadeira e coloque em uma travessa e deixe esfriar um pouco. Coloque então o azeite de oliva, esprema o limão, salpique o orégano e se desejar coloque pimenta do reino moída na hora. Coloque o gengibre ralado e misture. Ajuste o sal se achar necessário. Pode usar ervas frescas também, fica uma delícia. Salsa e cebolinha combinam maravilhosamente com esta salada. Depois de temperar, coloque a travessa na geladeira por uns 15 minutos antes de servir. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis