Batata Acebolada

Com a vida corrida e a falta de tempo muitas vezes temos que usar a imaginação e criar refeições de última hora para a família. Nem sempre se tem tempo para receitas mais elaboradas, e então o ideal é inventar com o que se tem em casa e combinar ingredientes em receitas simples e rápidas de fazer. Hoje eu trouxe um acompanhamento delicioso que pode se tornar prato principal se você acrescentar outros ingredientes e servir com uma salada. Não pode ser mais simples de fazer.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


O tempero fica por sua conta. Use e abuse do que você mais gosta. Ervas frescas e secas combinam muito bem com batatas. Caso você desejar pode acrescentar outros legumes como brócolis, abobrinha, abóbora, cogumelos ou o que você imaginar. Também fica ótimo com tofu ou tempeh.


Uma coisa que eu adoro é espremer um pouco de limão e colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem em cima das batatas no prato na hora de comer. Acho que batata e limão são perfeitos juntos, e o azeite complementa muito bem o sabor. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 3 porções
Preparação: 1 hora


 
INGREDIENTES 
  • 500g de batatas 
  • 1 cebola grande
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • sal e pimenta do reino
  • ervas frescas a seu gosto


PREPARO 
Se estiver utilizando batatas orgânicas pode manter a casca. Caso contrário, descasque antes de cozinhar. Para preparar esta receita as batatas devem ser pré-cozidas em água e sal e devem ser cozidas al dente, ou seja cozidas, porém firmes. Depois de frias corte as batatas em rodelas na espessura de um dedo mais ou menos. A água deve apenas cobrir as batatas. Não coloque muita água para o cozimento porque o excesso de água retira um pouco do sabor das batatas. Para conseguir o ponto perfeito de cozimento al dente, leve as batatas ao fogo médio por aproximadamente 20 minutos. Teste enfiando a ponta de uma faca ou um garfo na batata. Se entrar sem muita resistência, as batatas estão no ponto certo para preparar a receita. 




Escorra as batatas e deixe esfriar enquanto prepara o restante da receita. Enquanto as batatas cozinhavam eu preparei uma deliciosa salada para acompanhar. 




Em uma frigideira grande coloque o óleo e deixe aquecer bem. Adicione a cebola cortada em fatias finas e frite bem. tempere com uma pitadinha de sal. Corte as batatas em rodelas grossas e coloque na frigideira para fritar junto com a cebola.

Deixe a cebola ficar bem dourada para depois colocar as batatas. Abaixe o fogo e vire as fatias de batata com cuidado para dourar dos dois lados sem quebrar. Se você quiser pode colocar um galho de alecrim na frigideira para fritar junto com as batatas, ou qualquer outra erva ou tempero de sua preferencia.
 


Ajuste o tempero e se for utilizar pimenta do reino, coloque no final do processo. Desligue o fogo e transfira as batatas para uma travessa. Decore a seu gosto com ervas frescas ou secas. Sirva imediatamente.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Muito boa a receita, rápida, fácil, barata e muito gostosa. Otimo o blog também, estou conhecendo agora e gostando muito, não sou vegetariano mas estou tentando eliminar cada vez mais a carne das minhas refeições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio Marcos,

      Seja bem vindo e obrigada pelo comentário e elogios sobre a receita e o blog. Fico feliz que de certa forma o blog está te ajudando a eliminar a carne das tuas refeições. Parabéns pela iniciativa, vou ficar aqui torcendo que consigas te alimentar de forma mais saudável e consciente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis