Hambúrguer de Banana da Terra

O blog Barbarelismus está com uma parceria muito legal com o Veganana. Com receitas deliciosas e bem diferentes, traz opções maravilhosas que aos poucos vamos dividindo com vocês. O blog é escrito em inglês e a medida que traduzirmos as receitas vamos postar aqui. Desta vez trouxemos um delicioso hambúrguer vegetal de banana da terra com molho de pimentão e tahini. Gente isto é bom demais, e vale a pena fazer. Eu adorei esta receita e vou fazer quando conseguir encontrar banana da terra aqui. Este molho está de dar água na boca!


Vou postar a receita com algumas possibilidades de substituição. A Bárbara usou hemp seed para esta receita. O hemp seed ou semente de cânhamo é um super alimento riquíssimo em nutrientes, muito comum e usado aqui nos Eua e na Europa. Infelizmente esta semente é proibida no Brasil, o que é lamentável por ser uma opção alimentar muito rica. Até onde eu saiba não é permitido o consumo do cânhamo no Brasil, se alguém souber de algo diferente, me avise por favor. Para substituir a semente de cânhamo a Bárbara recomenda pinoli ou nozes. Você pode usar também semente de gergelim ou de linhaça se gostar, ou o que ficar mais fácil para você conseguir. Pode ser qualquer oleaginosa ou semente na quantidade indicada na receita.




PARA O HAMBÚRGUER

  • 1 banana da terra esverdeada/amarelada (200g depois de descascada)
  • 1 xícara de cogumelos picados
  • 1/2 xícara de semente de girassol, processados até virar farinha
  • 1/2 xícara de hemp seeds (cânhamo) *
  • 12 folhas de manjericão
  • 2 colheres de sopa de molho tahini (ou outra manteiga de oleaginosa)
  • 1 colher de sopa de maple syrup ou néctar de coco


PREPARO

Primeiro, descasque a banana e cozinhe no vapor ou asse no forno por 40 minutos a 180°C. Em seguida, adicione a semente de girassol, hemp seeds, cogumelos, manjericão e as bananas cozidas em um processador. Use a função “pulsar” para misturar aos poucos. Em seguida, adicione o Tahini e o maple. Processe em “pulsar” até que vire uma massa homogênea. Processe o quanto desejar. Se preferir deixar os hambúrgueres com uma textura mais encaroçada, pulse menos. A massa deverá estar em um ponto fácil de manipular e moldar. Em uma frigideira e quente com um pouco de óleo de coco, grelhe os hambúrgueres por 4-5 minutos de cada lado. Eu deixei a receita mais saudável: coloquei os hambúrgueres sobre a bandeja do forno, forrada, e assei em forno pré-aquecido.



PARA O MOLHO DE PIMENTÃO E TAHINI

  • 1 pimentão vermelho orgânico
  • 3 colheres de sopa de molho tahini
  • um punhado de manjericão fresco
  • 1 colher de sopa de maple syrup ou melado


PREPARO

Para o molho você pode substituir o maple syrup por melado se desejar. Este ingrediente é apenas para dar um sabor agri-doce ao molho, fica diferente, muito bom. Portanto se você não tiver maple syrup não se preocupe, use um pouquinho de melado e seu molho vai ficar maravilhoso. Coloque o pimentão, o tahini, o manjericão e o maple no processador. Processe. 
Se você não tiver o molho tahini, é fácil de fazer, basta tostar as sementes de gergelim e processar até virar uma pasta e utilizar a quantidade indicada na receita. 
Pode ser que seja necessário adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de água para ajudar a bater. Use o pão de sua preferência para o sanduíche. Monte o sanduíche com folhas verdes e os hambúrgueres cobrindo-os com o molho. Fica uma delícia, bom apetite! Espero que tenham gostado deste post! Bárbara, Barbarelismus.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês. Se você gostar de alguma receita e quiser a versão em português, deixe um recado que providenciaremos uma postagem traduzida. Visite o Blog Barbarelismus clicando AQUI

ESTA RECEITA E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. adorei a receita do hamburguer .Obrigada Lori Ellis.Galiana Fraga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galiana, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e recadinho tão carinhoso. Fico feliz que gostaste da receita. Um grande abraço, venha sempre me visitar, adorei te receber aqui!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis