Tabule de Quinoa

Uma salada deliciosa, refrescante e colorida, rica em nutrientes que você prepara rapidamente acrescentando temperos, ervas frescas e legumes de sua preferência.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Quinoa é um grão nutritivo e versátil que permite o preparo de receitas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, e muito mais. Você pode servir a quinoa cozida para substituir o arroz, o que é sem dúvida uma alternativa muito saudável. Pode também acrescentar quinoa ao arroz normal. Leia com bastante atenção as dicas de como cozinhar a quinoa para eliminar as saponinas e evitar o gosto amargo. Aproveite os temperos que você tem em casa, misture legumes coloridos e prepare uma saladinha deliciosa como esta. Eu usei pimentões amarelo e vermelho para deixar a salada bem colorida. Se você preferir use pimentões verdes, tomates picados, ou tomatinhos cereja. Eu fiz com cebola branca porque não tinha cebola roxa em casa, mas com certeza a cebola roxa fica muito melhor nesta salada, além de dar aquele colorido lindo. Salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã, são ervas frescas que combinam perfeitamente com esta salada. Use o que você gostar e tiver disponível.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos


INGREDIENTES


  • 1 xícara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • 2 xícaras de chá de água para cozinhar a quinoa
  • pimentões vermelho e amarelo picados
  • folhas de hortelã fresca (ou manjericão)
  • 1 cebola pequena picada bem miudinha
  • pimentões vermelho e verde na quantidade que desejar
  • 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
  • 1/4 de xícara de salsinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de sumo (caldo, suco) de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sal e pimenta a seu gosto


PARA MARINAR OS TEMPEROS

Comece preparando os temperos e deixe marinar para pegar gosto e adicionar à quinoa depois de pronta. Pique a cebola bem miudinha e coloque em uma tigela media. Acrescente a cebolinha e as tiras de pimentões cortados. Tempere com sal e pimenta (opcional) a seu gosto. Adicione o azeite e esprema o limão. Deixe repousando para os sabores incorporarem enquanto você prepara a quinoa. Uma ótima dica é colocar em um recipiente de vidro, tampar e levar a geladeira para depois misturar com a quinoa cozida e fria.



PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa varias vezes e escorrendo a água. Encha um prato fundo com água fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas. ( A presença de saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa). Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos está bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos. Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento. Deixe esfriar.



MONTAGEM DA SALADA

Coloque a quinoa cozida em uma travessa funda, solte os grãos com um garfo. Misture o tempero que ficou marinando na geladeira. Adicione a salsinha picada e as folhas de hortelã. Verifique o sal e adicione mais limão e azeite de oliva se achar necessário. Leve a geladeira por pelo menos 15 minutos antes de servir. Eu servi sobre folhas de repolho roxo e decorei com folhinhas de manjericão da hortinha. Decore a seu gosto e bom apetite!  Leia mais sobre a quinoa clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Deve ficar muito gostosa, vou fazer.
    Penelope

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Penelope, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Esta é uma das minhas saladas preferidas, além de deliciosa é muito saudável e nutritiva.
      Feliz Ano Novo para ti e os teus, venha sempre me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis