Risoto de Tomates com Cebola roxa e Manjericão

Este ano colhemos muitos tomates na nossa hortinha orgânica e eu fiz várias receitinhas com eles. Um belo sábado a noite resolvi fazer risoto com tomatinhos cereja que tinha colhido naquele dia. Depois que decidi fazer o risoto e me empolguei, vi que só tinha cebola roxa em casa e resolvi arriscar. Nunca tinha feito risoto com cebola roxa, ficou com um visual diferente, muito delicioso mesmo, me surpreendi com o resultado. Usei manjericão fresco para complementar o sabor. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 3 porções
Preparação: 1 hora


INGREDIENTES 


  • 1 1/2 xícaras de arroz arbóreo
  • 1 cebola roxa grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 /4 de xícara de alho poro picado
  • 12 tomatinhos cereja cortados ao meio
  • folhas de manjerona na quantidade que desejar
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 litro de água fervente
  • 1/4 xícara de chá de vinho branco
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal para os tomates


PREPARO 

Comece preparando os temperos. Enquanto isto coloque a água para ferver para usar mais tarde no preparo do risoto. 





Pique a cebola, corte o alho poró e a cebolinha verde. Lave os tomatinhos, corte ao meio e reserve. 




Olha a delícia de tomatinhos que colhemos na nossa horta. Adoro esta época do ano, é tão gostoso ir lá fora e se servir das delícias da horta. Este ano nossos tomates renderam bastante, ano que vem vamos plantar mais ainda. 



Aqueça o azeite em uma panela e doure o alho, a cebola e o alho poro. Deixe fritar até a cebola ficar transparente. Coloque o sal e adicione o arroz mexendo sempre. 







Deixe o refogado apurar bem até a cebola e os outros temperos ficarem douradinhos como mostra a imagem ao lado. 





Coloque o sal e se quiser pode adicionar outros temperos a seu gosto. Adicione o arroz e continue mexendo sempre. 



Aumente o fogo um pouco e adicione o vinho. 
Deixe evaporar e comece a acrescentar a água fervente aos poucos mexendo sempre. Continue mexendo e acrescentando a água quando achar que o arroz vai grudar no fundo da panela. Após mais ou menos uns 10 minutos neste processo. 





Quando o risoto estiver quase pronto, prepare os tomates para acrescentar no final. 








Aqueça uma colher de sopa de óleo vegetal em uma frigideira e frite rapidamente os tomatinhos temperando com sal. Leve os tomates para a panela e misture ao risoto. Adicione a cebolinha picada, verifique o sal, tampe a panela, desligue o fogo e sirva em seguida. 


Quando servir, decore com folhas de manjericão fresco na quantidade que desejar. Acrescente um fiozinho de azeite de oliva no prato na hora de servir. Se for usar pimenta do reino, de preferencia use moída na hora e coloque direto no prato. Sirva com salada verde. Bom apetite!  

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Adoro as suas receitas,tenho feito várias.Todos os dias,ou quase,eu visito o seu blog.Tudo muito delicioso e simples.Muito obrigada pela sua generosidade.Beijos e aplausos!
    Chriskdepp@hotmail.com

    Christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christina,

      Que delícia ler este recadinho tão fofo que tu escreveu para mim. Obrigada por tanto carinho, fiquei super feliz! Tão bom saber que o trabalho que eu faço com tanto amor e dedicação é apreciado por pessoas tão especiais como tu.

      Beijos e abraços para ti também, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi, boa noite!
    Posso colocar vinho tinto ao invés do branco?
    Eh o unico q tenho no momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi rere, tudo bem?

      Eu nunca fiz com vinho tinto, mas acredito que deve ficar muito bom. A cor deste risoto ficou bem diferenciada, mais escura por causa dos ingredientes que utilizei. Mas tenho certeza que o vinho tinto vai fazer um risoto mais especial ainda, até fiquei curiosa com o resultado. Depois me conta como ficou. Espero que gostes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis