Esta sopa é rica em nutrientes e de fácil digestão. A combinação de cenoura com batata doce confere a esta sopa um sabor muito delicado, e a cebola complementa a riqueza do sabor. Pode ser servida como refeição principal acompanhada de croutons, torradinhas ou pão fresco quentinho. Excelente sugestão para servir como entrada quando você tiver convidados em casa. Sirva em pequenos pratos individuais e decore a seu gosto. Fica lindo para iniciar um jantar elegante e especial. Na medida do possível utiliza ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Rendimento: 4 porções
Preparação: 30 minutos
- 5 cenouras pequenas
- 1 batata doce pequena assada
- 1 talo de salsão inteiro
- 1 cebola grande picada
- 1 colher de chá de páprica (opcional)
- 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 1 pedacinho de gengibre (opcional)
- sal e pimenta a gosto
- água o suficiente
- 1 cebola pequena cortada em fatias pequenas
- 2 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco)
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 1 colher de sopa de suco de limão
- sal e pimenta a gosto
Em uma panela grande coloque as cenouras cortadas na metade ou como preferir, a cebola picada e o salsão. Se for utilizar a batata doce, descasque, corte e coloque junto com os outros ingredientes para cozinhar. Cubra com água, tempere com um pouco de sal, tampe a panela e deixe ferver.
Quando levantar fervura desligue a panela e deixe esfriar por uns 5 minutos antes de liquidificar. Adicione a páprica ou outro tempero que você gostar, e adicione o pedacinho de gengibre se for utilizar. Eu recomendo usar um pedacinho pequeno se você não está acostumado com o gosto forte do gengibre na sopa.
Como eu tinha assado a batata, descasquei e coloquei junto com os outros ingredientes que estavam cozidos. Se for utilizar o Nutritional Yeast, acrescente antes de levar ao liquidificador.
Veja que o líquido da sopa reduziu bastante, e por isto vai ficar bem cremosa. se você quiser pode adicionar mais líquido para fazer uma sopa mais líquida. A minha ficou bem consistente.
Enquanto a sopa esfria um pouco, corte a cebola em pedaços do tamanho que desejar, aqueça o óleo em uma frigideira e frite a cebola até dourar.
Tempere a cebola com sal e pimenta a seu gosto. deixe fritar até ficar bem dourada. Desligue o fogo e mantenha a frigideira em cima do fogão enquanto prepara o restante da receita.
Despeje o conteúdo da panela no copo do liquidificador, tampe e liquidifique aos poucos até conseguir obter um creme bem lisinho. É importante deixar a sopa esfriar um pouquinho antes de colocar no copo do liquidificador para evitar que o calor da sopa cause pressão no copo quando estiver batendo.
quantas calorias ??
ResponderExcluirBom dia Gercione,tudo bem?
ResponderExcluirSeja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog. Infelizmente eu não tenho como te informar o valor calórico desta ou de qualquer outra receita porque não sou nutricionista e portanto não tenho condições de fazer este cálculo que requer um trabalho profissional.
Na realidade eu não posso informar nada que não seja de minha competência, e as informações nutricionais são de competência de um profissional nutricionista. Eu não me preocupo muito com calorias na minha alimentação, e acho que a moderação é a chave de tudo. Se consumirmos pequenas porções de alimentos balanceados e saudáveis, tudo vai estar bem com a nossa saúde. O que tu podes fazer nesta receita para diminuir o valor calórico, é apenas cozinhar todos os ingredientes e omitir o óleo. Assim vais estar preparando uma sopa na versão bem mais saudável.
Espero ter ajudado, e lamento não ter a informação que necessitas, mas acredite que se eu te der uma informação desta, estarei violando as leis que protegem o trabalho dos nutricionistas.
Abraços
Lori Ellis
pode congelar mesmo colocando o limão?
ResponderExcluirBom dia amigo (a), tudo bem?
ExcluirEsta sopa pode sim ser congelada, mas eu aconselho que o limão seja acrescentado na hora de servir, depois de descongelada. Acho que o limão pode acentuar muito o sabor com o congelamento, e se utilizares o limão na hora de servir ainda estará aproveitando os benefícios nutricionais do mesmo. Se fizer, me conta como ficou. Espero que goste.
Um grande abraço,
Lori Ellis
Oi Tatiana, tudo bem?
ResponderExcluirQue bom que gostaste da receita. É simples, deliciosa e nutritiva. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei, volte sempre!
Lori Ellis
Olá,
ResponderExcluirPosso fazer sem o alho em pó?
Olá, tudo bem?
ExcluirPode sim, o alho em pó é uma opção de tempero e se preferir pode usar o alho in natura que com certeza é bem mais saudável. Se fizer a receita me conta como ficou. Um gran de abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis