Torta de Batatas com Cogumelos

Esta torta tem um sabor delicado e um lindo visual. Perfeita para servir como prato principal em ocasiões especiais. Eu costumo fazer torta de batatas quando recebo convidados onívoros para comer aqui em casa. É sucesso garantido, e eu fico muito feliz vendo as pessoas comer e pedir mais. Preparar um delicioso jantar vegano, é a minha maneira de mostrar para as pessoas que a comida vegana é maravilhosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



Na realidade esta torta é um purê recheado com refogado de cogumelos, mas ficou tão bonitinha que resolvi chamar de torta. Fiz uma cobertura crocante usando farinha panko temperada misturada com nutritional yeast. Se você preferir pode cobrir a torta com um molho de tomates ou molho branco vegano. De qualquer maneira vai ficar deliciosa. 

Grau de dificuldade: Medio 
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES 






  • 1 kg de batatas cozidas em água e sal
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (ou creme vegetal vegano)
  • 1 cebola grande picada
  • 1 talo de alho poró picado
  • 1 xícara de cogumelos (eu usei shimeji)
  • 1 colher de chá de páprica em pó (eu usei a defumada)
  • 1 colher de sopa de molho shoyo ou tamari 
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada (eu usei a miudinha)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal para o refogado
  • 1/4 xícara de farinha panko para cobrir a torta 
  • 1 colher de sopa de nutritional yeast (opcional)
  • sal e pimenta a gosto



  • PREPARO 

    Descasque, corte em cubinhos e cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias no ponto de preparar um purê. 

    Enquanto as batatas cozinham prepare o refogado de cogumelos. 




    Eu usei cogumelos shimeji. Use o que você quiser, ou tiver disponível. Se não tiver cogumelos recheie a sua torta com um delicioso e colorido refogado de legumes usando o que tem na geladeira.





    Se for usar o shimeji, lave bem e separe os galhos mantendo-os inteiros. Eles murcham quando refogados.




    Coloque os cogumelos em uma peneirinha para escorrer enquanto prepara o restante dos ingredientes para o refogado. 







    PREPARE O REFOGADO 

    Corte a cebola em pequenos cubinhos e fatie o alho poró. Pique a cebolinha verde e reserve.





    Em uma frigideira media coloque as duas colheres de óleo para aquecer e adicione a páprica em pó deixando dourar rapidamente cuidando para não queimar. 




                  



    Adicione a cebola e deixe fritar até que fique douradinha. tempere com uma pitadinha de sal.








    Quando a cebola estiver dourada acrescente o alho poró e deixe refogar junto por mais dois minutinhos em fogo baixo. 






    Acrescente os cogumelos ao refogado, aumente o fogo e deixe refogar mexendo de vez em quando.

    Adicione o molho shoyo ou tamari, ajuste o tempero e adicione o que mais achar necessário para temperar o refogado. Deixe apurar em fogo baixo até que fique reduzido e sequinho. Desligue o fogo e reserve.

    Escorra as batatas e prepare o purê. Adicione uma colher de sopa de creme vegetal ou óleo de coco sem sabor como eu utilizei. 

    Esmague bem as batatas até conseguir um purê bem cremoso. Eu usei um esmagador de batatas bem simples que pode ser usado dentro da panela e não faz nenhuma sujeira. use o que você tiver, prepare o seu purê como de costume. 

    Quando o purê estiver bem lisinho, está pronto para montar a torta. 

    O purê está pronto e o refogado também. Prepare todos os ingredientes que vai precisar para facilitar o seu trabalho. Deixe o purê na panela e o refogado na frigideira para manter aquecidos. 


    MONTAGEM DA TORTA 

    Unte um prato refratário de preferência redondo para montar a torta. 

    Forre o prato com a metade do purê de batatas. 

    Coloque o refogado de cogumelos sobre o purê de batatas espalhando bem.

    Cubra com o restante do purê de batatas e espalhe bem. Cubra com a farinha panko temperada e o nutritional yeast , se for utilizar. Eu temperei a farinha panko com uma pitadinha de sal e pimenta do reino e nutritional yeast. Misturei tudo e espalhei sobre a última camada de purê. 

    Leve ao forno pré aquecido a 180C para assar por 20 minutos ou até que fique bem douradinho em cima. O tempo de forno é apenas para dourar e deixar a camada de cima bem crocante, porque todos os ingredientes já foram previamente cozidos. 

    Decore com cebolinha verde picada bem miudinha ou a seu gosto. Sirva quente acompanhado de salada ou como você preferir. Fica uma delícia! 

    ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

    6 comentários

    1. Amei o seu blog!!! Uma receita mais especial que a outra!!!! Era um blog assim que eu estava precisando, com muitas receitas veganas para me inspirar.
      Ana Paula Pereira - Joinville - SC

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Ana Paula, tudo bem?

        Seja muito bem vinda, adorei a tua visita e o recadinho tão fofo! Fico feliz em poder te inspirar com as minhas receitinhas. Obrigada por acompanhar o blog e tirar um tempo para escrever. Amei a tua visita, volte sempre!

        abraços
        Lori Ellis

        Excluir
    2. olá Loris boa tarde adoro suas receitas e fiz essa torta de batata ficou simplesmente divina, mas gostaria muito de pedir um grande favor tenho um blog de culinária tirei as fotos para colocar no blog só que a foto de quando eu servi o pedaço da torta não saiu boa será que você me permitiria usar uma das suas fotos.desdejá fico agradecida

      e todas as vezes que posto uma receita sua sempre dou os devidos creditos
      http://cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/

      esse e o endereço do meu blog se você puder mandar uma resposta por lá eu te agradeço mais uma vex

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rosinha, tudo bem?

        Seja muito bem vinda, adorei saber que gostaste da receita. Com certeza, pode usar a foto que quiser no teu blog. A única coisa que eu peço é que coloques o link do blog Veganana nas receitas que postares daqui. Vou visitar o teu blog e deixar um recadinho lá para ti.

        Um grande abraço, muito obrigada por acompanhar a minha Veganana e vir me visitar, venha mais vezes, adorei te receber por aqui! Muito sucesso para o teu blog!

        Lori Ellis

        Excluir
    3. Olá! O que posso utilizar para substituir a farinha de panko? Adoro as suas receitas! :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, tudo bem?

        Seja bem vinda, fico feliz em saber que gostas das receitas! A farinha panko pode ser substituída por aveia em flocos finos ou por farinha de pão que em algumas regiões chamam de pão ralado, ou farinha de rosca. É um ingrediente opcional, se não quiser usar, pode fazer a ultima camada com um molho de tomates e colocar no forno. Com a farinha a crosta da torta fica mais crocante e dourada. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

        Lori Ellis

        Excluir

    Olá,
    Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
    Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

    Lori Ellis