Batata Assada em Palitos com Molho de Alho e Gergelim

Receita original do blog Vegan Richa. Testada e aprovadíssima! Se você quiser ver a mesma receita feita pelo blog Veganana com fotos ilustrando o passo a passo, clique aqui. Que tal essas deliciosas batatinhas para o jantar?  Versão saudável, claro, e incrivelmente deliciosas. Barbarelismus


Simples e rápidas de preparar. Você vai se surpreender com o resultado desta receita. As batatas ficam deliciosamente crocantes e o molho dá um toque super especial no sabor.  Use os temperos e ervas secas de sua preferência.

Grau de dificuldade: Média
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES PARA AS BATATAS ASSADAS

  • 3 batatas grandes descascadas
  • 3 a 4 colheres de sopa de farinha de trigo 
  • 2 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco sem sabor)
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO 

1 - Lave e descasque as batatas. Esta quantidade que eu fiz foi mais do que suficiente para duas pessoas. Lembre-se de que você vai assar e que as batatas devem ficar alinhadas lado a lado na forma para assarem por igual. As batatas cortadas em palitos rendem muito, portanto cuide para não cortar mais batatas do que pode caber na sua forma.

2 - Corte as batatas em palitos de espessura média. Lave bem em água corrente e coloque em uma peneira com uma bacia em baixo para que a água escorra bem.

3 - Seque bem as batatas com um papel ou um pano de cozinha, conforme for mais conveniente para você. É muito importante que as batatas estejam bem secas antes de começar a preparar para o forno.

4 - Coloque a farinha em um prato fundo. Você pode optar por amido de milho ou araruta se desejar fazer a receita sem glúten. Tempere a farinha com o alho em pó, sal e pimenta, e se quiser acrescente algum outro condimento de sua preferencia. Pode usar orégano seco se gostar.

 5 - Coloque as batatas bem secas na farinha e misture bem para que a farinha grude em cada fatia de batata. Se achar que é necessário acrescente um pouco mais de farinha.

6 -  Forre uma assadeira com papel manteiga (vegetal). Eu molhei a assadeira antes de colocar o papel para que o mesmo grudasse bem e facilitasse o processo de untar. Unte levemente o papel vegetal com óleo e disponha as batatas lado a lado tendo o cuidado de não sobrepor os palitos. leve ao forno pré-aquecido a 200C para assar.  Enquanto isto prepare o molho.



INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei de coco sem sabor)
  • 2 dentes de alho esmagados e picados
  • 4 colheres de sopa de semente de gergelim
  • 3 colheres de sopa de grão de bico cozido
  • 1 colher de sopa de sumo (suco, caldo) de limão
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 1/2 colher de chá de orégano seco
  • água fria para dar o ponto do molho
  • sal a gosto
  • ervas frescas (tomilho, salsinha, cebolinha ou funho) para decorar


PREPARO

A receita original pede tahine. Eu não tinha e tive que improvisar. Tinha uma sobra de grão de bico e usei para preparar o molho. Fritei o alho e a semente de gergelim juntos, ficou ótimo. A receita original usa alho frito para guarnição. Eu esqueci de reservar um pouco, coloquei todo o alho no liquidificador, e fiquei só na vontade. Da próxima vez vou lembrar de reservar uma pequena porção de alho frito para servir no final com as batatas. Deve ficar maravilhoso.

1 - Com o auxílio de uma faca grande esmague os dentes de alho e depois pique bem miudinho. Esmagando o alho antes de picar, o sabor intensifica assim como as propriedades medicinais do mesmo.

2 - Aqueça o óleo em uma frigideira e frite o alho picado colocando uma pitadinha de sal.

3 - Coloque as sementes de gergelim para fritar junto com o alho. Tempere com sal e acrescente o alho em pó. Deixe fritar por 2 ou 3 minutinhos em fogo baixo ou até que você comece a sentir o delicioso aroma do gergelim. Desligue o fogo.

4 - Para iniciar o molho você precisa do grão de bico e do alho e gergelim fritos. Coloque estes ingredientes no copo do liquidificador e acrescente o limão. Adicione um pouco de água para iniciar o molho. Bata e continue acrescentando a água até conseguir o ponto. Cuidado para não colocar muita água. Verifique o tempero e ajuste o sal se for necessário.

5 - O molho está pronto e você tem que verificar as batatas que estão no forno. Passados 15 ou 20 minutos, vire as batatas com o auxílio de uma escumadeira ou colher grande tendo cuidado para não se queimar. Eu apenas puxei a grade do forno e virei as batatas. Como eu usei o forninho elétrico ficou fácil fazer assim. Mas se você assar no forno do fogão, é melhor retirar a forma e virar as batatas com segurança em cima do fogão.

6 - Algumas batatas ficam prontas antes das outras. Eu comecei a tirar as primeiras que ficaram no ponto, até porque queria experimentar. Vire as batatas e devolva ao forno por mais 10 a 15 minutinhos. O tempo de forno pode variar de acordo com o seu fogão. O importante é que você fique de olho nas batatas para não deixar queimar.

7 - Despeje o molho em uma tigela, coloque a pimenta do reino de preferencia moída na hora e adicione as ervas frescas que vai utilizar. Retire as batatas do forno, coloque em uma travessa e sirva enquanto ainda está quente.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

Receita original em inglês do site Vegan Richa

O TEXTO DESTA RECEITA PERTENCE AO BLOG VEGANANA, E AS FOTOS AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

5 comentários

  1. Oi, como faz o molho se for com tahine?

    ResponderExcluir
  2. Tneho de experimentar esta receita e a dos muffins também!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Bella, tudo bem?

    Seja bem vinda e obrigada pelo carinho de escrever. Tu vai adorar esta receita. Depois que fiz pela primeira vez, já repeti e o pessoal aqui de casa sempre pede de novo. É bom demais! Os muffins são deliciosos e muito simples de fazer. Se fizeres volta aqui para nos contar como ficou. Espero que gostes.

    Um grande abraço, adorei te receber aqui, venha mais vezes!
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá Wendel, tudo bem?

      Muito obrigada pelo recadinho, ficamos felizes em saber que acompanhas o blog e curtes as receitas. Se fizer esta ou outra receita, me conta como ficou.
      Um grande abraço!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis