Leite Condensado Saudável com Castanha-de-Caju

Depois de experimentar essa receita você nunca mais vai viver sem ela. Use essa delícia em bolos, sorvetes, como preferir. Use a criatividade para brincar com a consistência: quanto mais manteiga de coco, mais grosso ele ficará. Esta é uma deliciosa alternativa de leite condensado vegano feito em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


INGREDIENTES

  • 3/4 de xícara de castanha-de-caju bem amolecidas em água quente OU 1/4 de xícara de manteiga de castanha-de-caju (usei a manteiga para um resultado mais liso)
  • 1/2 xícara de maple syrup
  • 1/4 de xícara de manteiga de coco (NÃO é óleo de coco), amolecida
  • 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Pitada de sal


COMO FAZER:

1. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente antes de começar a receita.

2. Processe todos os ingredientes em um liquidificador de alta potência usando a função “Pulsar”, parando a cada 10 segundos para raspar o copo do liquidificador com uma espátula. Prove e ajuste a quantidade de doce a seu gosto. 


2. Coloque em um recipiente de vidro tampado e mantenha na geladeira. Aqueça para amolecer quando for usar novamente.

Maple Syrup é um xarope extraído da seiva de uma árvore chamada Maple muito comum no norte dos Eua e no Canadá. Uma deliciosa e saudável substituição para o açúcar convencional. Pode ser encontrado no Brasil em lojas de produtos importados ou em lojas online. Para quem não conseguir encontrar e quiser uma opção mais viável, pode usar o agave néctar ou o melado. Se utilizar o melado, o sabor pode ficar mais acentuado. Tanto o Maple Syrup quanto o Agave tem uma consistência mais líquida e tem um sabor bem suave, sendo mais indicados para esta receita. Se não conseguir nenhuma destas alternativas, utilize a mesma quantidade de açúcar demerara ou outro de preferência orgânico e não refinado.

Receita original em inglês do site "Unconventional Baker": Veja aqui. 

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS".
SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      O maple syrup é um xarope extraído de uma árvore chamada maple comum no norte dos Eua e no Canadá. É um excelente e saudável substituto para o açúcar convencional. Existe para vender no Brasil, apesar de ser um produto caro. A opção de substituição seria o agave, o melado, ou o açúcar demerara ou outro desde que não seja refinado. Se usares o melado e eu sugiro que use em menor quantidade do que indicada na receita diluído em um pouco de água.
      tanto o maple syrup quanto o agave são mais líquidos do que o melado. Eu pessoalmente não uso e não gosto do agave, e se não encontrasse o maple syrup, eu faria a receita com melado ou na opção de açúcar.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Se fizeres a receita volta para nos contar como ficou.

      abraços e muito obrigada por acompanhar o blog
      Lori Ellis

      Excluir
  2. A receita parece maravilhosa, mas como fazer manteiga de coco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jessica, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. A manteiga de coco pode ser feita facilmente em casa. *Manteiga de coco: é o resultado do coco ralado bem batido até virar uma pasta. Muito simples de fazer, basta bater o coco ralado sem açúcar até conseguir uma pasta tipo manteiga. Espero ter ajudado, vou acrescentar esta nota na receita. Se fizeres, volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis