Polenta Orgânica com Refogado de Berinjela

Polenta tem um delicioso sabor de infância que eu simplesmente adoro. Esta receita é simples e muito deliciosa. Fiz um molho com cubinhos de berinjela deliciosamente temperado com tomilho para acompanhar esta polenta, e ficou muito bom. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana





Para complementar o visual da minha deliciosa polenta, eu ralei castanha do pará simulando queijo ralado. Assistindo um programa de culinária na TV, eu vi esta ideia de ralar a castanha do pará e adorei. Realmente dá um toque muito especial na finalização do prato, além de complementar o sabor e adicionar os nutrientes da castanha. Use um ralador pequeno, na parte mais fina, e com cuidado rale uma castanha do pará bem grande. É incrível a quantidade de "queijo" que uma castanha rende quando ralada. Experimente, você também vai adorar esta ideia.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos






INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 1 berinjela pequena cortada em cubinhos
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 tomate grande picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • tomilho fresco ou outra erva a seu gosto


PREPARO 

Comece preparando a berinjela. Lave bem e corte em cubinhos mantendo a casca. Coloque os cubinhos de berinjela em uma peneira, e coloque a mesma em cima de uma bacia. Salpique um pouco de sal e deixe descansar para tirar o gosto amargo da berinjela. Enquanto isto prepare o restante dos ingredientes. Corte a cebola em pequenos cubinhos. Pique os tomates e a cebolinha verde. Reserve. 

Com um pedaço de papel toalha, seque bem os cubinhos de berinjela que ficaram no sal. Remova o que puder de água, deixando os cubinhos bem secos. Em uma panela aqueça o óleo e frite a cebola temperando com uma pitadinha de sal. Quando a cebola estiver douradinha, acrescente os cubinhos de berinjela e deixe fritar bem. Acrescente o tomate picado, abaixe o fogo e deixe o molho se formar, cozinhando por uns 10 minutos. Ajuste o sal, e se quiser, acrescente pimenta do reino moída na hora, ou outro tempero do seu agrado. Se for utilizar o tomilho fresco, acrescente um pequeno galho quando o molho estiver pronto, tampe a panela e mantenha o molho aquecido enquanto prepara a polenta. 



INGREDIENTES PARA A POLENTA


  • 1 xícara de farinha de milho de preferencia orgânica
  • água o suficiente para dar o ponto
  • um fiozinho de óleo vegetal
  • sal a gosto


PREPARO

Prepare uma polenta como você costuma fazer, ou siga as instruções da embalagem da farinha que você tiver. O ideal é utilizar farinha de milho orgânica. Eu não gosto de usar polenta instantânea, prefiro a farinha de milho normal, fina. A polenta para esta receita deve ser de consistência mole. Eu gosto de colocar a farinha na água fria, dissolver bem e depois ligar o fogo médio, e deixar a polenta cozinhar mexendo sempre. Acrescente o sal na quantidade desejada, e adicione um fiozinho de óleo.


Quando a polenta estiver cozida e com a consistência desejada, desligue o fogo e se quiser, acrescente uma colher de manteiga vegetal ou óleo de coco sem sabor. Use o que for mais conveniente para você.


Se você não tiver um creme ou manteiga vegetal, e nem o óleo de coco sem sabor, pode adicionar um pouco de azeite de oliva. Eu usei uma pequena porção de óleo de coco de sabor neutro.



OUTROS INGREDIENTES 

  • cebolinha verde picada 
  • castanha do pará para ralar
  • tomilho fresco para decorar


FINALIZAÇÃO DO PRATO

Coloque a polenta em pratos individuais, adicione o molho de berinjela, adicione a cebolinha verde picada e rale uma castanha do pará grande para simular queijo ralado. Decore com um pequeno galho de tomilho para decorar. 



Você pode servir esta polenta com legumes grelhados, salada de legumes e folhas verdes, ou como preferir. Sirva quente e bom apetite!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis