Guacamole Tradicional

O chef  Eduardo Corassa, do site Saúde Frugal, ensina a fazer um Guacamole ou pasta de abacate. Uma receita mexicana famosa, em prol de auxiliar a sua ingestão de fibras, gorduras saudáveis e redução de seu colesterol, entre outros benefícios como aumentar sua ingestão de potássio, ferro e cálcio. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Eduardo Corassa/Saúde Frugal 


INGREDIENTES 

  • 1 abacate pequeno (300 gramas) 
  • 4 tomates (500 gramas) 
  • ervas a gosto 
  • cebola 
  • 1 dente de alho médio
  • 1/2 de um Limão 
  • 1/6 de uma pimenta dedo de moça (opcional)
  • azeitonas pretas sem caroço (30 gramas - Opcional).




PREPARO

Amassamos o abacate em uma tigela, espremendo, a seguir, o suco do limão em cima dele. Picotamos a cebola, esprememos o alho, fatiamos finamente os tomates, adicionando tudo à mistura. Servimonos, a gosto, de ervas de nossa preferência. Podemos utilizar o guacamole como molho para salada, pasta para vegetais fatiados ou para rechear folhas de alface.

Dica: caso apreciemos uma receita apimentada, esprememos ou fatiamos bem fina a dedo de moça, adicionando-a ao guacamole. Mexemos bem e servimos em uma tigela.

Para ver mais detalhes do preparo desta receita, assista o vídeo abaixo. 



EM PROL DE SUA SAÚDE, EDUARDO CORASSA E EQUIPE DO SAÚDE FRUGAL.

Para conhecer mais sobre nossos livros e trabalho, ser informado de novidades, cursos, retiros culinários, obter receitas gratuitas e muito mais, acesse os endereços abaixo. Se cadastre em nossa mala direta, do site, do blog, no nosso Instagram e nosso canal do Youtube e ainda pressione o like na nossa fanpage do Facebook para receber todas novidades, receitas, datas de cursos e eventos e muito mais diretamente no seu email ou feed de notícias!


Para mais receitas super saborosas, entretanto, saudáveis e sem as secreções mamárias de uma vaca, obtenha o livro "CRUlinária Frugal - Receitas do Paraíso.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO SÃO DE AUTORIA DO CHEF EDUARDO CORASSA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR, POR FAVOR MENCIONE O LINK DO SITE SAÚDE FRUGAL COMO REFERENCIA DE AUTORIA.

2 comentários

  1. No México eles colocam coentro e azeite de oliva. Também possuem o costume de deixar a semente do abacate (hueso) na guacamole para evitar a oxidação, mas não sei se funciona ou é apenas um costume mesmo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Não sabia sobre deixar o caroço do abacate junto para evitar a oxidação. Eu costumo espremer limão para evitar que oxide. A minha receita de guacamole é mais parecida com a tradicional mexicana porque eu acrescento coentro, limão e um pouco de azeite de oliva, apenas para dar o sabor. Simplesmente adoro guacamole. Vou pesquisar mais e testar esta tua informação sobre o hueso.

      Esta receita aqui postada é do site frugívoro Saúde Frugal. O frugivorismo não utiliza sal e nenhum tipo de gordura nas receitas, e por este motivo eles adicionam mais temperos para dar sabor. Co certeza esta versão é muito saudável e deve ser uma delícia também.

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Agradeço também por acompanhar o blog. abraços

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis