Salada de Cuscuz Marroquino com Hortelã

Fácil de preparar, leve e saudável, o cuscuz marroquino tem um sabor muito delicado, e as bolinhas brancas ficam lindas em contraste com o colorido dos legumes e temperos que compõe a receita. Este alimento contém glúten, e não deve ser consumido por celíacos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Cuscuz Marroquino é um alimento típico do Marrocos, Algéria e Tunísia. É feito a partir de uma massa a base de semolina de trigo em forma de pequenas bolinhas que apenas necessita ser cozida com água e temperos de sua preferencia ou mesmo com caldo de legumes. É um alimento versátil e de simples preparo, um verdadeiro curinga da cozinha vegana devido as inúmeras possibilidades de receitas combinando muito bem com legumes, condimentos, ervas frescas e secas. Atenção, este alimento contém glúten pois é feito a partir da semolina do trigo, e portanto não deve ser consumido por celíacos.


Esta salada é muito versátil, e você pode temperar como preferir. Use ervas frescas, secas, adicione legumes como abobrinha, pepinos, cenoura, aproveite o que você tem na geladeira e faça a sua combinação de ingredientes preferida. Você pode servir o cuscuz quente substituindo o arroz. Prepare da mesma maneira e tempere a seu gosto. Sirva acompanhado de legumes refogados, salteados ou grelhados, e salada de folhas verdes. 

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 3 porções
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES

  • xícara de cuscuz marroquino
  • 1 1/2 xícara de água fervente
  • 1/2 pimentão vermelho 
  • 1/4  de pimentão verde 
  • 1/4 de pimentão amarelo 
  • 6 tomatinhos cereja
  • 1/2 cebola pequena 
  • 1 talo de salsão 
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • caldo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • folhas de hortelã frescas 


PREPARO

Lave o cuscuz e deixe de molho por uns 10 minutos.Enquanto isto ferva a água com um pouco de sal. Escorra a água do molho do cuscuz e coloque os grãos na água fervente. Desligue o fogo e tampe a panela deixando repousar por 10 minutos. Acrescente o azeite de oliva e mexa bem com um garfo para separar as bolinhas. Coloque em uma saladeira e deixe esfriar enquanto prepara os restante dos ingredientes. 

Descasque e corte a cebola em cubinhos, e faça o mesmo com os pimentões e o salsão. Adicione os temperos picados ao cuscuz e misture bem. Esprema o limão, tempere com sal e pimenta do reino a seu gosto. Se desejar pode acrescentar outros temperos ou ervas frescas como salsa, cebolinha, manjericão ou tomilho. Rasgue algumas folhas de hortelã fresca e incorpore à salada misturando delicadamente. Por último corte os tomates cereja em 4 fatias e acrescente à salada. Verifique o sal e ajuste se for necessário. Leve à geladeira por pelo menos 15 minutos antes de servir. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis