Peras ao Vinho

Tinha muita vontade de experimentar esta receita. Adoro doces com vinho tinto, e estava curiosa em relação a pera, e resolvi experimentar. O resultado foi uma sobremesa de sabor muito delicado, não muito doce, e com um lindo visual que aguça o paladar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora


INGREDIENTES

  • 4 peras firmes 
  • suco de 1/2 limão 
  • 300ml de vinho tinto seco
  • 300ml de água 
  • 3/4 xícara de chá de açúcar granulado 
  • 2 fatias de casca de limão (remova a pele branca)
  • 2 pedaços médios de canela em pau
  • 6 cravos da índia (opcional) 


PREPARO 

Descasque as peras com cuidado para manter os cabinhos inteiros. Regue as mesmas com o suco do limão para que não escureçam.  Em uma panela de tamanho suficiente para acomodar os ingredientes, adicione o vinho, a água, o açúcar, a canela e os cravos. Leve a panela ao fogo baixo e quando levantar fervura acrescente as peras acomodando-as lado a lado. As peras devem ficar de pé para cozinhar. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 40 minutos sempre em fogo baixo, virando com cuidado a cada 10 minutos para que cozinhem por igual na calda do vinho. Ao cozinhar, as peras ficam com uma cor linda por causa do vinho. 

Deixe esfriar completamente, e remova as mesmas com cuidado colocando em uma compoteira. Remova a casca do limão, a canela em pau e os cravos da calda. Ligue o fogo novamente e deixe a calda reduzir mais. Quando a calda estiver na consistência desejada, retire do fogo e deixe esfriar. Quando a calda estiver fria, despeje sobre as peras na compoteira. Leve a geladeira. O recipiente para conservar na geladeira deve ser de vidro e com tampa. Use o que for mais conveniente para você. 

Sirva gelado. Se quiser, pode decorar como eu fiz, usando folhas de hortelã fresca e despejando a calda reduzida do cozimento sobre as peras. Outra sugestão é servir com sorvete vegano ou com um creme de baunilha feito com leite vegetal.Vale a pena experimentar esta deliciosa receita tão simples de fazer. Eu servi apenas com folhinhas de menta e não fiz creme e nem sorvete. Da próxima vez que fizer, quero fazer com creme de baunilha.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis