Salada de Vagem com Cenouras

A vagem é um legume versátil e nutritivo que permite inúmeras variações de receitas, como saladas, sopas e refogados. De sabor suave e agradável, a vagem tem poucas calorias e alto valor nutricional, ajudando a prevenir doenças e manter a saúde em geral. Você pode combinar a vagem com legumes aproveitando pequenas sobras que tem na geladeira e fazer uma salada deliciosa e colorida. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 25 minutos




INGREDIENTES

  • 200g de vagem 
  • 2 cenouras medias 
  • fatias de pimentão verde
  • 1 cebola pequena fatiada
  • folhas de alface a vontade
  • 1 rabanete cortado em rodelas 
  • 2 colheres de sopa de vinagre (eu usei de maçã)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto



PREPARO 

Eu fiz um tempero muito simples para esta salada, usei azeite de oliva extra-virgem e vinagre de maçã. Acho que a vagem pede um vinagre, e se eu tivesse vinagre tinto em casa, teria utilizado, pois acho que combina super bem com esta salada. Use o vinagre que você tiver em casa, ou se preferir, esprema um limão. As vagens e a cenoura para esta receita foram cozidas al dente, conforme instruções abaixo.  Este processo vai deixar deixa os legumes com um sabor e textura maravilhosos, e você vai sentir a diferença quando saborear depois de pronto.






Corte as pontas das vagens e lave bem em água corrente. Corte ao meio ou em 3 pedaços.





Em uma panela coloque um pouco de água para ferver. Quando a água levantar fervura coloque as vagens e tampe a panela.






Deixe ferver por 4 minutos, deligue o fogo e escorra a água quente na pia e abra a torneira jogando bastante água fria para interromper o cozimento das vagens.





Coloque as vagens já frias no escorredor e reserve enquanto prepara o restante dos ingredientes.





Raspe as cenouras e corte em fatias à "juliene", finas e longas tipo palito. Se tiver um cortador fica mais fácil, caso contrário use uma faca pequena e corte as cenouras em fatias finas no sentido do comprimento.




Em uma panela pequena coloque um pouco de água para ferver. Quando a água levantar fervura coloque as fatias de cenoura e tampe a panela. Deixe ferver por 2 minutos e desligue o fogo. Leve a panela imediatamente para a pia, escorra a água quente e abra a torneira deixando escorrer bastante água fria para interromper o cozimento das cenouras. Coloque em uma peneira e reserve.


Prepare o restante dos ingredientes que vai utilizar para a salada. Fatie a cebola (pode ser roxa ou branca), lave a alface, fatie o pimentão se for utilizar, e corte o rabanete em rodelas bem fininhas, e corte as vagens pela metade. Eu temperei as vagens e as cenouras em pratos separados antes de servir. Se você quiser, pode misturar as duas, fica lindo o efeito colorido.

Tempere as vagens e as cenouras com sal, pimenta do reino moída na hora, azeite de oliva extra-virgem e vinagre. Misture as fatias de cebola e pimentão, e monte o prato da salada. Em uma saladeira coloque uma porção de folhas de alface, e distribua as vagens e cenouras já temperadas. Adicione as rodelas de rabanete e se quiser pode adicionar cebolinha verde picada. Decore a seu gosto e sirva. Bom apetite!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis