Por Lori Ellis /Veganana
Existem várias receitas de bruschetta, e uma das mais conhecidas é a de tomates com manjericão servido sobre fatias de pão tostado no azeite com alho. Para mim esta é a mais fácil e rápida de preparar. Recentemente postei esta receita, veja (aqui).
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora
- 1 berinjela grande fatiada
- 1 cebola grande fatiada
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
- 1 pimentão verde cortado em tiras grossas
- 1 tomate grande maduro picado
- 3 dentes de alho grandes
- 2 colheres de sopa de molho shoyo ou Tamari
- 4 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- azeite de oliva extra-virgem para finalizar
- 1 colher de sopa de orégano seco
- pimenta do reino moída na hora
- pimenta calabresa a gosto (opcional)
- sal a gosto
Deixe as berinjelas descansar por mais ou menos 20 minutos ou até que comece a escorrer um liquido escuro que vai cair na bacia.este processo vai tirar o amargo da berinjela. Enquanto isto você prepara o restante dos legumes para a receita
Passado o tempo de pausa, descarte a água da bacia e lave bem as fatias de berinjela em água corrente. Escorra bem a água esprema um pouco para tirar o excesso de água. Use papel toalha ou um guardanapo de cozinha (pano de prato) para fazer isto. Retire o máximo de água das berinjelas que você conseguir.
Coloque todos os ingredientes em uma assadeira grande distribuindo bem para que não fique uma camada muito grossa. Tempere com sal, pimenta do reino, orégano e a pimenta calabresa, se for utilizar. Adicione o óleo vegetal, o vinagre balsâmico e o molho shoyo misturando bem para incorporar. Se quiser pode adicionar outros temperos secos de sua preferência. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos. Retire o papel, abaixe a temperatura do forno e deixe assar até secar a água que se formou, e os legumes começarem a dourar. Quando estiver bem dourado e sequinho, retire do forno e regue com azeite de oliva extra virgem. Ajuste o sal se necessário. Deixe esfriar. Coloque em um vidro que tenha tampa e leve a geladeira. O ideal é deixar de um dia para o outro na geladeira para pegar bem o sabor.
- fatias de pão italiano na quantidade que desejar
- 1 dente de alho grande
- azeite de oliva
- caponata de berinjela (receita acima)
Descasque o dente de alho e esfregue em cada fatia para pegar sabor. Coloque um fio de azeite na frigideira, deixe aquecer e coloque as fatias em fogo baixo, para dourar dos dois lados. Eu usei uma frigideira grelha em cima do fogão. Use o que você quiser, uma frigideira normal faz um bom trabalho de tostar as fatias de pão. Repita o processo até terminar as fatias de pão que vai servir, e mantenha as mesmas aquecidas. Cubra com a caponata que foi preparada antes, e sirva enquanto o pão está quentinho. Se quiser pode colocar folhas de manjericão fresco na hora de servir.
Hummmm, vou fazer.
ResponderExcluirUma pequena observação: o corte das fatias da baguete é no sentido transversal.
Oi Brito, tudo bem?
ExcluirAh isto é verdade mesmo pelo que vejo nas imagens de receitas. Vou cuidar deste detalhe da próxima vez, obrigada pelo toque. Um grande abraço,e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!
Lori Ellis
Olá que receita maravilhosa ótima dica pra tira o amargo da berinjela deu água na boca 😊
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ExcluirFico feliz que tenhas gostado da receita. Esta dica de tirar o amargo da berinjela realmente é muito boa e vale a pena fazer para que fica mais gostosa porque o amargo estraga qualquer receita. Se fizer volta para me contar como ficou.
Abraços e muito obrigada pela visita,
Lori Ellis
Quanto tempo pode conservar em geladeira
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ExcluirA caponata pode ser conservada na geladeira por até duas semanas se armazenada em recipiente de vidro bem limpo e fechado. Para conservar deve-se cobrir bem com azeite de oliva extra-virgem. Espero ter ajudado, se fizeres a receita me conta como ficou. Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog,
Lori Ellis