Sopa Cremosa de Tomate Assado com Alho

Mais uma receita feita com o que colhemos da nossa hortinha orgânica deste ano. Esta sopa ficou simplesmente maravilhosa, o sabor do tomate assado com o alho e um toque de manjerona fresca ficou tudo de bom! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Este ano colhemos muitos tomates, a safra foi ótima, e mesmo agora no final da estação, mesmo com o frio chegando, ainda temos bastante tomates para colher. Plantamos 15 pés de tomate e estamos nos deliciando com vários tipos diferentes de tomates, ervas frescas, pimentões, berinjelas, alface e abóbora, tudo orgânico! Valeu super a pena, e eu já estou aqui sonhando com a hortinha do ano que vem. Logo mais chega o inverno forte, vem a neve e o verde morre, adormece, mas pelo mês de maio do ano que vem já estaremos plantando de novo. Estes tomates da foto abaixo foram alguns do que eu usei para fazer esta sopa. São tomates amarelos orgânicos, super suculentos e deliciosos tanto para saladas como para sopa como esta que eu fiz. Quando bem maduros eles ficam com um lindo tom alaranjado. Colhemos muitos deste tipo, ano que vem quero comprar mais, adoramos!

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 50 minutos




INGREDIENTES


  • 5 tomates médios (de preferência orgânicos)
  • 6 dentes de alho grandes 
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal do himalaia ou marinho
  • ervas frescas (eu usei manjerona)
  • 1 colher de chá de páprica defumada em pó (opcional)
  • pimenta do reino à gosto (opcional) 
  • sumo de meio limão


PREPARO

Aqui em casa gostamos muito de sopa de tomates, e eu fiz várias vezes este ano para aproveitar os maravilhosos tomates da horta. Esta foi a primeira vez que eu fiz sopa com os tomates assados, e o resultado foi incrível, vale a pena demorar um pouquinho maus esperando os tomates assar para poder saborear esta delícia, faz uma grande diferença. Não se preocupe com a quantidade de alho utilizada, o alho assado fica delicioso e a sopa não vai ficar com gosto forte de alho.




Lave bem e corte os tomates em fatias grandes no sentido do comprimento. Pode manter as sementes e a pele porque vai ser liquidificado. Use qualquer tipo de tomates que você tiver em casa. Corte o alho em fatias grandes.



Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua as fatias de tomate com o alho cortado e tempere com sal. Se for utilizar a páprica, pode polvilhar sobre os tomates.



Esprema a metade de um limão e regue os tomates com azeite ou óleo distribuindo bem entre as fatias de tomate. Se quiser pode sacudir levemente a assadeira para espalhar bem. Asse em forno pré-aquecido a 200C por 40 minutos.







Os tomates vão formar bastante líquido quando assados, mantenha este líquido para a sopa. Não acrescente água no liquidificador, se você quiser uma sopa bem cremosa. Eu coloquei uma pequena folha de manjerona fresca quando liquidifiquei a sopa apenas para aromatizar a sopa, e depois que servi coloquei galhos de manjerona para decorar. Verifique o tempero, e ajuste se for necessário. Liquidifique até formar uma creme bem consistente. 





Sirva imediatamente acompanhada de torradinhas ou croutons. Se for utilizar pimenta do reino, deixe para moer na hora de servir. Decore como preferir. Bom apetite! 



















ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis