Sopa de Abóbora com Tomilho

Mais uma receitinha que eu fiz com as delícias que colhemos este ano na nossa hortinha orgânica. Ganhamos um bônus maravilhoso, um pé de abóbora que nasceu em meio a compostagem, e eu fiz várias receitas como esta deliciosa e nutritiva sopa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Aprendemos muito este ano com a nossa horta, e já estamos planejando o que plantar no próximo ano. Já estamos na metade do mês de outubro e a nossa hortinha já está dando os últimos suspiros. Com a chegada do outono aqui no norte dos Eua, a temperatura está baixando e poucas plantas resistem de agora em diante. O lindo pé de abóbora que nasceu na composteira, nos rendeu 6 abóboras lindas e grandes e mais as que eu colhi verdinhas ainda. Veja a imagem do auge da beleza deste presente que a mamãe natureza nos deu.


Não temos uma composteira, simplesmente colocamos as cascas de frutas e legumes orgânicos que consumimos em um local e cobrimos com terra. Isto vem sendo feito pelo meu marido há mais de 20 anos. A terra deste local é riquíssima em nutrientes, e usamos para plantar nossos legumes e verduras na horta. Foi bem no meio desta terra que nasceu este lindo pé de abóbora que cresceu pela grama e chegou até a calçada. Com folhas enormes, se espalhou tanto para a frente como para os fundos do nosso terreno. Ficamos felizes demais porque gostamos muito de abóbora. Para a sopa que desta receita eu usei a abóbora, tomate, pimentão e ervas frescas da horta. Plantar e colher os nossos alimentos é bom demais, eu adoraria poder fazer isto o ano todo, mas aqui onde moramos a safra é curta porque o inverno é longo e rigoroso, mas a gente aproveita o máximo para curtir o prazer de plantar. Estou preparando uma postagem onde vou falar tudo sobre a nossa horta deste ano. 

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora 


INGREDIENTES


  • 2 xícaras de abóbora 
  • 1/2 abobrinha 
  • 1 tomate grande
  • 1 cebola bem grande 
  • 1/2 pimentão vermelho
  • salsa e cebolinha verde 
  • tomilho fresco 
  • sal e pimenta do reino 
  • azeite de oliva para finalizar


PREPARO 

Use uma panela grande para preparar esta sopa. Você pode usar qualquer tipo de abóbora que tiver facilidade de encontrar. Eu misturei com abobrinha porque tinha uma metade na geladeira. Esta receita é uma inspiração, e você pode usar ervas e temperos que gosta para montar a sua sopa de abóbora. Eu fiz uma versão bem light, não adicionei gordura na sopa, somente na hora de servir coloquei um fiozinho de azeite de oliva. 






Lave bem e prepare os ingredientes que vai utilizar para a sopa.






Corte a abóbora ao meio e remova as sementes com o bagaço.





Eu usei a metade de uma abóbora grande e assei as sementes no forno e servir junto com a sopa.






Depois que retirar as sementes corte a abóbora em fatias.





As sementes de abóbora são deliciosas assadas. Tanto para servir com a sopa como para servir como um lanchinho saudável.






Eu usei o meu cortador de legumes para fatiar a abóbora, a abobrinha e a cebola.





Corte a abóbora em pedaços pequenos no formato que preferir.










Se for usar abobrinha, pode manter a casca e depois de lavar bem, corte em pequenos cubos. 






Descasque e pique a cebola em pedaços bem pequenos.




Corte o tomate e o pimentão em pequenos cubos. Eu aproveitei e coloquei também um pedaço de pimentão amarelo que encontrei na geladeira. Pique a cebolinha verde.





Coloque água na panela, mais ou menos a 1/3 da capacidade da mesma. Leve a panela ao fogo alto. Adicione a cebola picada. Coloque uma pitadinha de sal e tampe a panela.








Quando levantar fervura adicione a abóbora picada.









Adicione a abobrinha picada e mantenha a panela em fogo alto. 












Adicione o tomate e os pimentões picados. Coloque uma colher de sopa de cebolinha verde picada para ferver junto com os outros ingredientes. 










Coloque um raminho de tomilho ou outra erva que você gostar, tampe a panela e deixe ferver. 












Quando levantar fervura adicione mais um pequeno galho de tomilho ou outra erva para aromatizar a sopa. 








Tampe a panela, abaixe o fogo para médio e deixe ferver.






Disponha as sementes em um pequeno refratário. Tempere com um pouco de sal e leve ao forno para assar em temperatura de 180C.



Quando a sopa estiver bem cozida e o líquido tiver reduzido, ajuste o sal e se quiser pode liquidificar uma parte ou toda a sopa se preferir fazer uma sopa cremosa. Eu não usei o liquidificador, apenas amassei com o esmagador de batatas para deixar um pouco mais cremosa e mantive os pedaços dos legumes.





Na hora de servir você pode acrescentar temperos frescos picados. Eu coloquei duas colheres de sopa de cebolinha verde e retirei os galhos de tomilho que havia colocado.





As sementes já deverão estar bem assadinhas e crocantes. Quando servir a sopa coloque uma porção no centro do prato para decorar. 



Sirva a sopa e acrescente salsinha picada no prato na hora de servir. Se for utilizar pimenta do reino, coloque no prato, e de preferência pimenta moída na hora. Se quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem no prato na hora de servir.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis