Pão de Espelta Integral com Gergelim

Adoro farinha de espelta e uso sempre que posso como substituta da farinha de trigo quando faço receitas com glúten porque ela digere muito melhor. Este pão é facílimo de fazer, perfeito para iniciantes e para quem não tem muito saco de receitas longas e complicadas. Se você não quiser fazer com espelta, use farinha de trigo integral, acredito que funcione bem. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus



INGREDIENTES 

  • 570g de farinha integral de espelta, reserve mais para salpicar ou para engrossar
  • 2 colheres de chá de fermento biológico em pó seco
  • 2 colheres de chá de sal
  • 400ml de água morna
  • 1 colher de chá de açúcar de coco (ou outro açúcar de sua preferência)
  • Gergelim para enfeitar/salpicar



COMO FAZER:


1. Em uma tigela grande, misture bem a farinha, o fermento e o sal.

2. Adicione a água e o açúcar. Misture.

3. Trabalhe a massa em uma superfície enfarinhada por 5 minutos ou até que ela não esteja mais muito grudenta. Se necessário, adicione um pouquinho mais farinha.

4. Despeje a massa em uma fôrma de pão untada ou de silicone. Polvilhe farinha por cima e cubra com um pedaço de rolo plástico. Deixe a massa descansar e crescer por 45 minuto em um local com temperatura morna ou protegido do frio, eu coloco dentro do fogão (desligado).

5. Remova o pão do forno se tiver colocado ele lá e ligue o forno a 200°C.

6. Retire o plástico e pincele o topo do pão com água, salpicando gergelim por cima.

7. Quando o forno estiver pré-aquecido, coloque o pão dentro e asse por 35-45 minutos ou até que o pão apresente uma crosta e o fundo faça um barulho oco ao dar um soquinho (cuidado para não queimar as mãos).

8. Deixe resfriar em temperatura ambiente sobre um arame antes de remover da fôrma ou fatiar.

Inspirada na receita Vollkorbrot mit Sesam de um livreto chamado “Das große Buch vom Brot”, The Big Baking Collection 3.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis