Queijo de Amêndoas com Ervas e Páprica

Minha lógica: se fizer leite de amêndoas, aproveite para fazer um queijo vegano. O resíduo do leite de amêndoas é perfeito para criar deliciosas receitas de queijo vegano. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 1 queijo pequeno
Preparação: 45 min



INGREDIENTES

  • xícara e meia de água fria
  • 5 colheres de chá de ágar ágar em pó
  • 1/2 xícara de resíduo do leite de amêndoas 
  • suco (sumo, caldo) de limão a vontade
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • ervas aromáticas a seu gosto ( páprica, salsinha desidratada... etc)
  • pimenta (de preferencia moída na hora) a seu gosto


*DICA IMPORTANTE!
Leia com muita atenção esta receita antes de preparar.Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar ágar que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes preparados e medidos para quando necessitar.


PREPARO

Comece preparando o prato onde vai colocar o queijo depois de pronto. Use um pirex de vidro no formato que preferir. Não coloque o queijo  para modelar em recipiente de plástico. Pode usar louça, vidro, ou qualquer outro material menos metal e plástico para modelar e armazenar o queijo. Unte 
este recipiente com azeite de oliva extra virgem e coloque as ervas e temperos que desejar no fundo do prato acomodando bem. Você pode dar uma giradinha no prato para espalhar as ervas. Reserve e comece a preparar a receita do queijo.



PARA O QUEIJO 


Coloque o resíduo solido do leite de amêndoas e o alho no liquidificador. Acrescente o sal e pimenta do reino caso for utilizar, na quantidade de sua preferencia. Eu aconselho a usar menos temperos de inicio e adicionar mais caso for necessário. Se for utilizar o Nutritional Yeast  coloque também no liquidificador. Bata os ingredientes colocados no liquidificador e reserve.

O Nutritional Yeast é um ingrediente opcional  e não faz muita diferença no resultado da receita a não ser no sabor. Por ter um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo, o Nutritional Yeast é especial para preparar receitas veganas, mas você não tiver, não se preocupe, a receita vai dar certo, e basta que você tempere bem para que o queijinho fique muito saboroso.

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na água fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Em uma panela pequena coloque a água fria e misture o agar-agar até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre ate ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela da boca do fogão. Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite. A quantidade do limão fica a seu gosto. Coloque no recipiente de vidro que foi previamente untado e preparado com as ervas e temperos. Tampe e leve a geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de cortar. Sirva gelado acompanhado de torradinhas ou crackers. Este queijo pode ser fatiado, mas não pode ser ralado. É um queijo cremoso de consistência mais firme.

Receita da minha querida Veganana, a rainha dos queijos veganos: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis