Sopa de Legumes com Aveia em Grãos

Estamos quase no inverno aqui onde eu moro, o frio está aumentando e começa a temporada das sopas aqui em casa. Eu fiz esta sopa para o nosso jantar de ontem e embora não tivesse programado fazer a postagem no blog, eu achei que valia a pena registrar e dividir com vocês. Sei que no Brasil agora está muito calor, mas mesmo assim vale a pena guardar a inspiração para quando o frio chegar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis / Veganana


Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos




INGREDIENTES

  • 1 xícara de aveia em grãos
  • 4 batatas médias picadas
  • 1 tomate grande picado
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de salsão picado
  • 1/4 xícara de salsa picada 
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Ervas frescas ou secas a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • Azeite de oliva para finalizar 



PREPARO


🍃 Comece preparando os grãos de aveia. Lave bem e deixe de molho em água fria apenas enquanto prepara os legumes para a sopa. A aveia em grãos cozinha bem rápido não sendo necessário deixar de  molho por muito tempo, mas é bom deixar alguns minutos apenas para retirar os antinutrientes.

🍃 Lave bem, descasque as batatas e corte em pequenos cubinhos. Corte a cebola, o salsão e a salsinha. Pique os tomates, removendo as sementes, pode manter a casca se estiver usando tomates orgânicos.  

🍃 Em uma panela grande aqueça o óleo e frite rapidamente a cebola adicionando o salsão logo a seguir. Acrescente as batatas e abaixe o fogo.

🍃 Escorra a água dos grãos de aveia e adicione na panela. Cubra com água, duas vezes a medida dos ingredientes secos. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tempere com sal na quantidade desejada. 

🍃 Acrescente o tomate picado, mantenha a sopa em fogo baixo e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos. Se for necessário adicione mais água, e se o fizer verifique o tempero, acrescentando mais sal, ou outras ervas a seu gosto.   

🍃 Está pronta a sopa, coloque a salsa e a cebolinha , desligue o fogo e sirva quente acompanhada de  torradinhas, crackers, ou simplesmente sem nada, porque a sopa é super nutritiva, sendo uma refeição completa. Eu coloquei um fiozinho de azeite de oliva e pimenta do reino no prato na hora de servir. 



SUGESTÕES:

👉 Utilize aveia em flocos se não tiver a aveia em grãos. Neste caso adicione a aveia depois que a sopa estiver cozida e deixe um tempo adicional de 15 minutos. A sopa vai ficar bem cremosa e nutritiva.  

👉 Substitua a aveia em grãos por cevadinha, arroz integral, sorgo, trigo ou qualquer outro grão que tiver em casa. Eu usei aveia em grãos como base para esta sopa por cozinhar mais rapidamente do que os outros grãos que tinha disponíveis quando decidi fazer a sopa. 

👉 Substitua a batata inglesa por batata doce, abóbora, cenoura, abobrinha ou que tiver em casa. Pode também diminuir a quantidade de batata inglesa e adicionar outros legumes a seu gosto.

👉 Acrescente folhas de couve na sopa depois de pronta, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. 

👉 Para maiores informações sobre o valor nutricional da aveia, clique AQUI


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis