Pastel Integral de Grão de Bico e Couve

Esta é a versão vegana de uma antiga receita de calzone que eu costumava fazer há muitos anos. Usei a mesma receita da massa e moldei em forma de pasteis. O resultado foi uma fornada de pasteis muito crocantes e deliciosos. Recheei com o que tinha em casa. Ficou bom demais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.



INGREDIENTES PARA A MASSA

  • xícara de farinha de trigo comum
  • xícara de farinha integral
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça moída
  • 2 colheres de sopa de água para diluir a linhaça
  • 1/2 xícara de chá de água


PREPARO


Comece diluindo a linhaça nas 2 colheres de água, misture bem e deixe descansar enquanto prepara os outros ingredientes. Pode usar a batedeira ou processador, ate mesmo a maquina de pão para preparar esta massa. Caso preferir pode fazer a mão. É muito fácil também, e o resultado sempre e ótimo. Misture todos os ingredientes na ordem listada e bata bem. Primeiro as farinhas, o óleo e o sal. Acrescente a água aos poucos e bata até incorporar os ingredientes. Coloque a linhaça que ficou de molho e já formou uma espécie de gel. Bata bem até obter uma massa lisinha e fácil de manusear. O ponto ideal é o mesmo da massa de pão. Deve ficar maleável o suficiente para poder ser modelada. Cubra a massa e deixe descansar enquanto prepara o recheio.



INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 1/2 xícara de grão de bico cozido
  • 1 cebola pequena picada
  • salsa e cebolinha picadas
  • pimentão vermelho picado
  • folhas de couve picadas
  • sal e pimenta  a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal 


PREPARO

Prepare um refogado com a cebola o pimentão e a cebolinha. Deixe dourar e tempere com um pouco de sal a seu gosto. Amasse o grão de bico com um garfo e misture ao refogado dos temperos. Coloque a salsinha e a couve picada por ultimo. Desligue o fogo e reserve.

MONTAGEM DOS PASTEIS

Prepare uma superfície para trabalhar a massa dos pasteis. Abra com o rolo e faça círculos do tamanho que preferir, coloque o recheio, feche as bordas e coloque na assadeira forrada com papel vegetal. Pincele com óleo ou creme vegetal por cima dos pasteis antes de assar para dar um efeito douradinho. Se quiser pode salpicar salsinha desidratada ou orégano sobre os pasteis antes de assar. Leve ao forno por uns 25 minutos, até  dourar.


Na metade do processo eu virei os pasteizinhos para que ficassem dourados na parte de cima também. Rende umas 25 unidades de tamanho pequeno. Você pode rechear com o que quiser e modelar do tamanho que preferir. Invente coisas diferentes com esta massa versátil e deliciosa.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Ola LOri, me diz, eu tenho feito receitas com farinha integral, mas isso pra mim eh novo, nao era habito fazer, mas nao sei pq acho a massa mto pesas e depois de fria fica sempre mais durinha do q a outra farinha, eh normal???
    Apesar disto gosto mto do sabor das coisas feito com farinha integral...e com sememntes...amo td isso, será q tem um pulo do gato??? um segredo pra ficar macia q desconheço??? obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana!
    Toda a massa feita com farinha integral e mais pesada, demora mais para crescer ou nao cresce tanto quanto a de farinha branca.
    Eu costumo usar meio a meio para obter um melhor resultado.
    Tambem adoro o sabor de tudo feito com farinhas integrais, sementes e graos. Alem de tudo e muito mais saudavel.
    Eu nunca uso nenhum produto refinado ou branqueado.
    A farinha que utilizo e sempre a mais comum, sem processo de branqueamento ou refinagem. E bem mais saudavel, e eu sempre tenho um bom resultado nas receitas.
    Tem uma possibilidade de se obter uma massa mais macia. Tu podes utilizar a Goma Xantana, na proporcao de 1 colher de sopa para cada xicara de farinha utilizada. Isto funciona super bem.
    Outra dica super legal e usar um comprimido de vitamina c sem sabor na massa. Neste caso, e necessario quebrar o comprimido, esmagar bem e entao adicionar a massa. Eu ja usei para pao e ficou muito bom, a massa cresceu bem e ficou bem macia mesmo sendo com farinha integral.
    Espero ter ajudado, qualquer coisa me pergunta.
    beijos amiga

    ResponderExcluir
  3. Este fermento em pó usado é o químico ou biológico
    Marta
    martarpn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, tudo bem?

      O fermento utilizado é o químico, aquele mesmo que se usa para fazer bolos. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis