Risoto de Cogumelos Frescos

Adoro risoto de cogumelos, e este aqui foi um dos primeiros risotos veganos que eu fiz com cogumelos frescos. Ficou uma delicia e me rendeu muitos elogios aqui em casa. Um prato muito simples de fazer e que sempre agrada a todos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Preparei uma deliciosa salada verde para servir com este risoto e nós abrimos um vinho para comemorar o meu primeiro risoto de cogumelos feito em casa que tanto agradou a todos. Experimente, veja como é simples de fazer. Você pode usar qualquer tipo de cogumelos para esta receita. Caso não tiver cogumelos frescos, use desidratados. Fica muito bom também.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1h



INGREDIENTES


  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 1 cebola media picada em cubinhos
  • salsa e cebolinha picada a vontade
  • 1/4 xícara de salsão picado
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • 200 gramas de cogumelos Porcini frescos
  • queijo parmesão de castanhas de caju
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro ou agua fervente
  • paprica defumada em flocos ou em pó (opcional)
  • caldo de meio limão
  • sal e pimenta a gosto
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar


PREPARO

Prepare o caldo de legumes e mantenha aquecido. Você pode usar legumes e ervas frescas de sua preferencia e simplesmente deixar ferver com água em uma panela grande. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e outras ervas aromáticas que preferir. Corte as pontas dos cogumelos e separe cortando em cubinhos que serão usados para começar o risoto. Fatie os restante dos cogumelos e reserve para saltear na frigideira.
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e os cubinhos dos cogumelos, acrescente o aipo e a cebolinha verde e deixe dourar um pouco. Coloque o caldo de limão e a seguir acrescente o arroz arbóreo e mexa bem. Continue acrescentando o caldo de legumes e cozinhando o risoto mexendo sempre.


Em uma frigideira de boca bem larga coloque 2 colheres de sopa de óleo para aquecer. Adicione as fatias de cogumelos e deixe dourar bem (veja foto abaixo). Tempere com sal e pimenta e se quiser acrescente um pouco de Shoyo ou Tamari.


Siga cuidando do risoto acrescentando o caldo quente e mexendo sempre até chegar no ponto. Quando o risoto estiver pronto acrescente os cogumelos salteados, a salsa picada e o queijo parmesão de castanhas de caju misturando delicadamente.


Desligue o fogo e sirva imediatamente acompanhado da salada de sua preferencia. Abra uma garrafa de vinho e saboreie esta delicia!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Humm ta com jeito de estar delicioso!! Vou fazer, depois volto pra contar!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Marcia!
    Posso te garantir que ficou uma delicia mesmo!
    Se fizeres volta para contar como ficou e se gostaste.
    Muito obrigada pela tua visita!
    Volte sempre!
    bjs

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis