Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 45 minutos
INGREDIENTES PARA O MOLHO DE MAIONESE
- 1/2 xícara de castanhas de caju de molho por uns 30 minutos
- água filtrada o suficiente para bater ate obter um creme
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- caldo (suco, sumo) de limão a gosto
- 1 pitadinha de mostarda em pó (opcional)
- 1 dente de alho pequeno
- sal a gosto
PREPARO
INGREDIENTES PARA A SALADA DE BATATAS
- 1 kg de batatas cozidas em água e sal
- maionese de castanhas de caju o suficiente para temperar a salada
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 1 colheres de sopa de salsão picado
- caldo de limão a seu gosto
- molho vinagrete (receita abaixo)
PREPARO
Comece cozinhando as batatas em água e sal. Coloque um fiozinho de óleo na água do cozimento para que as batatas fiquem mais inteiras. Eu sempre gosto de cozinhar as batatas com a casca. Fica bem mais gostoso. Se você usar batatas orgânicas pode cozinhar com casca, caso contrario, e melhor descascar antes de usar. Cozinhe as batatas ate que fiquem macias porem ainda firmes.
Depois de cozidas, escorra e coloque em um prato aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita.
MOLHO VINAGRETE
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 fatia de pimentão verde cortado em cubinhos
- 1 fatia de pimentão amarelo cortado em cubinhos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- vinagre de maçã a seu gosto
- sal e pimenta a seu gosto
PREPARO
Em um recipiente de vidro misture a cebola, os pimentões, tempere com sal e pimenta a seu gosto, coloque o vinagre e o azeite o suficiente para cobrir tudo e deixe descansar por pelo menos uns 10 minutos antes de usar.
MONTAGEM DA SALADA
Corte as batatas depois de frias no formato que preferir e tempere com o molho vinagrete misturando delicadamente. Acrescente o salsão e a salsa picados e por ultimo a maionese de castanha de caju misturando delicadamente para agregar os ingredientes. Sirva gelada. Ficou muito gostosa e leve. Se você não gosta de soja como eu, esta é a receita ideal de maionese. Fica muito gostosa e leve, e ate agora quem experimentou não troca por outra. Vale a pena, com um punhado de castanhas de caju você faz salada de batatas para toda a família.
Receita super prática e rápida mesmo! Adorei. Minha maionese ficou bem diferente da foto, mas ficou uma delícia! =) Ana Helen.
ResponderExcluirBoa noite Ana Helen!
ResponderExcluirQue bom que gostaste da receita amiga. esta maionese e super pratica e muito gostosa. Quem experimenta fica realmente impressionado com a facilidade de fazer e com o sabor.
O importante e que ficou gostosa amiga!
Obrigda pela visita e comentario.
Volte sempre!
bjs
Olá, estou muito a fim de fazer essa maionese, mas gostaria de saber qual tipo de castanha eu devo utilizar? Dourada, torrada? ... :)
ResponderExcluirOlá Marcus,
ExcluirSeja bem vindo!
As castanhas para esta receita não podem ser douradas e nem torradas. tem que ser a castanha sem torrar para ficar lisinha, clarinha e bem cremosa como uma maionese.
Se utilizares as castanhas torradas, não vai dar certo. Se tiveres mais alguma duvida, estou a disposição. Escreve na pagina do facebook ou aqui mesmo.
Espero ter ajudado.
abraços
Lori Ellis
Suas receitas alem de ser gostosas são Saudaves
ResponderExcluirVani querida,
ExcluirObrigada por estar sempre por aqui, pelo teu carinho em deixar recadinhos para mim.
beijos amiga
Lori Ellis
É com a castanha crua ou aquela que compramos já pronta para comer?
ResponderExcluirBoa noite Elaine,
ExcluirA castanha tem que ser a crua, não torrada. Na realidade não é crua porque a castanha passa por um processo de cozimento antes de ser liberada para o consumo. A diferença é que tem a castanha torrada que é mais escura, e a clara que não é torrada.
Para esta receita ideal é utilizar a mais clarinha, não torrada para que tu consigas um creme mais lisinho e branquinho como a maionese.
Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.
Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis
Daria p/ usar castanha do Para'?
ResponderExcluirOlá amigo (a),
ExcluirEu nunca fiz com castanha do Pará, mas pode fazer sim. Talvez não fique tão branquinha como esta, mas com certeza deve ficar ótima. Eu não uso muito castanha do Pará em receitas porque onde moro (Eua) as castanhas do Pará são muito mais caras do que as de caju. Mas sei que no Brasil é exatamente o contrário. Espero ter ajudado, se fizeres volta para me contar como ficou.
abraços
Lori Ellis
Vani querida,
ResponderExcluirObrigada por estar sempre por aqui, pelo teu carinho em deixar recadinhos para mim.
beijos amiga
Lori Ellis
falando em maionese.....pela sua experiência, de todas as maioneses veganas qual vc acha a mais saborosa?.....tipo....a q mais convense pessoas q comem carne(e derivados de animais) ?!?!?!
ResponderExcluirOi Isis, tudo bem?
ExcluirEu adoro a maionese de castanha de caju, das maioneses caseiras sem dúvida esta é a minha preferida. Já fiz maionese com tofu e adorei, fica muito deliciosa também. Mas a de castanha de caju me parece ser a que mais convence onívoros. Todas as vezes que eu fiz aqui em casa e convidei pessoas da família e amigos onívoros, esta receita é o maior sucesso. Eu sempre faço uma quantidade maior porque todo mundo quer levar as sobras pra casa. O bom é que com uma pequena quantidade de castanhas tu consegue fazer uma ótima quantidade de maionese usando pouco azeite, o que torna a maionese mais saudável e leve.
Se fizeres volta para me contar como ficou, espero que gostes como eu gosto.
Muito obrigada por acompanhar o blog, um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
Lori Ellis