Tofu com Cebola e Alho Poró

Esta é a primeira vez que eu fiz uma receita com tofu e comi com muito prazer. Ficou tão bom, mas tão bom que eu estou dividindo com vocês para desmistificar a ideia que eu sempre tive quando ao tofu. O problema é que eu não sabia fazer, por isto não gostava. Então descobri que cortando em quadradinhos e deixando marinar no tempero antes de preparar, o resultado é maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos




INGREDIENTES

  • 200g de tofu cortado em pequenos quadradinhos
  • 1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo
  • 1/2 cebola cortada em fatias
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1/4 de xícara de alho poro picado
  • 1 fatia de pimentão vermelho
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a seu gosto


PREPARO

Corte o tofu em quadrados pequenos, coloque em um prato e acrescente o shoyo, o alho esmagado, a salsinha desidratada, o óleo de gergelim e um pouco de sal pimenta preta moída na hora. Use outras ervas de sua preferencia para temperar caso preferir. Deixe marinar neste tempero enquanto prepara os outros ingredientes.

Cuidado com a quantidade de sal que vai utilizar se for usar o molho shoyo e o óleo de gergelim, pois as duas opções já contem sal.

Em uma frigideira grande aqueça bem 2 colheres de sopa de óleo vegetal e coloque os quadradinhos de tofu marinados para grelhar. Deixe dourar bem mexendo com delicadeza e sendo necessário coloque um pouco mais do molho shoyo. Retire da frigideira e coloque em uma travessa. Usando a mesma frigideira coloque uma colher de óleo vegetal e aqueça para saltear os temperos. Adicione a cebola cortada em fatias e o alho poro. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe refogar ate que a cebola esteja douradinha, transparente. Devolva o tofu para a frigideira e acrescente o pimentão. Misture tudo com cuidado e mantenha em fogo baixo por mais dois minutos antes de servir. Está pronto e você pode servir com o acompanhamento que preferir.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Lori, seu prato ficou lindo... Me deixou com água na boca! Adorei seu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Elaine querida!!!!
    Obrigada pela tua visita e pelas palavras tao carinhosas! Fiquei imensamente feliz! Sou uma grande admiradora do teu maravilhoso Cantinho Vegetariano! Parabens pelo teu trabalho tao lindo, pelas tuas receitas e informacoes tao preciosas para nos!
    Hoje dia 30 de agosto esta fazendo 1 mes que comecei este blog. Estou feliz demais! Tenho muito o que aprender, muito o que fazer, mas a paixao pelo veganismo e pela cozinha sao imensas e me dao muita forca para ir adiante!
    Obrigada por seguir e prestigiar o meu blog!
    um grande abraco!

    ResponderExcluir
  3. Hummm ta ai o porque meu tofu sempre ficava mais pra uma gororoba rsrs eu tenho que dourar separadamente o alho e a cebola... Vou tentar assim, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Paula Emília,

      Pois então amiga, comigo era a mesma coisa. Eu não sabia fazer. Até que descobri que refogando os temperos separadamente e deixando o tofu marinar por alguns minutos antes de preparar, o resultado é bom demais.
      Esta receita foi a primeira que eu fiz com tofu, há mais de 3 anos.
      Agora aprendi, rsrsrsrs

      abraços amiga, obrigada pelo comentário e visita,

      volte sempre!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Kellen,

      Seja bem vinda amiga!
      Obrigada pelo comentário e visita. Volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Ficou uma delícia! Mudei um pouquinho ao usar alho-poró e shimeji com azeite e o restante da marinada! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, imagino a delícia que ficou com shimeji, vou experimentar fazer esta combinação. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes, vou adorar te ver por aqui.

      Abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis