Torta Fria de Legumes

Uma tortinha muito gostosa recheada com vagens e cenouras. Eu adoro torta fria e tinha muita vontade de fazer uma versão vegana. Esta foi a minha primeira tentativa. Resolvi fazer de ultima hora e juntei o que tinha na geladeira. Ficou uma delicia e eu vou repetir com certeza fazendo variações de recheio e cobertura. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Esta receita rende muito, e mesmo usando maionese para cobrir, ainda assim é um prato light porque foi feita com pão integral caseiro, maionese de castanhas de caju também caseira com pouquíssimo óleo, e legumes cozidos. Você pode rechear com qualquer tipo de legumes, usar ervas frescas para temperar e decorar. Esta torta é chamada de "Torta Fria" porque deve ser servida gelada. É assim que chamamos no sul, e esta receita é muito utilizada em festas e existem diferentes maneiras de preparo. Fica lindo, delicioso e todo mundo gosta. Experimente!

Comece preparando a maionese para poder gelar antes de usar, ou deixe pronta de véspera.



INGREDIENTES PARA A MAIONESE 

  • 1/2 xícara de castanhas de caju  de molho por uns 30 minutos
  • água filtrada o suficiente para bater ate obter um creme
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • caldo (suco, sumo)  de limão a seu gosto
  • 1 pitadinha de mostarda em pó  (opcional)
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal a gosto


PREPARO

Escorra bem a água das castanhas e leve ao liquidificador junto com o dente de alho. Coloque um pouco de água filtrada o suficiente para poder bater. Eu sugiro adicionar a água aos poucos e batendo sempre para não correr o risco de colocar mais água do que o necessário. Acrescente o azeite aos poucos batendo sempre. Adicione o suco de limão e o sal. 

A quantidade dos ingredientes pode variar em relação ao tamanho da torta que você quiser fazer. Eu não contei fatias e nem medi quantidades, fui colocando até encher o refratário. Você pode usar pão fatiado industrial caso ficar mais conveniente. Basta tirar as cascas. E no caso da maionese também, caso você não conseguir fazer em casa e ficar mais fácil comprar uma maionese vegana industrial, use o que lhe for mais conveniente. Para rechear eu usei os legumes que tinha na geladeira. Use a sua imaginação e aproveite o que tiver na geladeira também. Cenouras ficam sempre deliciosas em torta-fria. Azeitonas, cebolinha verde, pimentões coloridos.... tudo o que você imaginar e quiser.
 
Eu sempre recomendo o uso de produtos caseiros ao invés de industriais. Mas nem sempre se tem tempo para preparar tudo em casa, portanto não se preocupe caso você não conseguir fazer o pão como eu fiz, ou a maionese. Use o que você puder, o que quiser, e inspire-se para fazer este delicioso prato.



INGREDIENTES PARA A TORTA 

  • fatias finas de pão integral sem casca (eu usei pão integral caseiro)
  • maionese de castanhas de caju caseira (veja a receita aqui )
  • cenouras e vagens cozidas al dente
  • salsa e cebolinhas picadas
  • salsão (opcional)
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sal e pimenta a seu gosto
  • legumes para decorar


PREPARO

Comece preparando os legumes. Coloque as vagens para cozinhar primeiro em água e sal. Quando levantar fervura coloque as cenouras. Tampe a panela e controle até que levante fervura novamente. Vai ser muito rápido, não cozinhe demais os legumes. As vagens demoram mais para cozinhar, por isto devem ser cozidas antes, e as cenouras al dente dão uma crocância deliciosa na torta. Desligue o fogo e escorra os legumes colocando embaixo da água bem fria para cessar o cozimento. Deixe esfriar em uma travessa grande.

Enquanto isto corte os temperos que vai utilizar tipo salsa, cebolinha, salsão ou outras ervas frescas. Quando os legumes estiverem frios corte em cubinhos. Tempere com o azeite de oliva e vinagre de maçã. Verifique o sal. Se quiser pode colocar um pouco de pimenta moída ou outros temperos secos de sua preferencia. Reserve.



MONTAGEM DA TORTA

Em um prato retangular coloque uma camada da maionese vegana forrando bem o fundo do prato. Acomode as fatias do pão integral apertando um pouco para preencher bem o fundo do prato. Cubra as fatias de pão com uma camada fina de maionese e acrescente a primeira camada de legumes.


A seguir faça mais uma camada de pão cobrindo com a maionese e outra camada dos legumes.  Siga alternando as camadas ate terminar os ingredientes.


Como eu fiz com pão caseiro integral, as fatias não eram exatamente finas como as do pão industrial que se compra especialmente para fazer este tipo de torta. Cortei as fatias o mais fino possível e removi as cascas. Ficou uma delicia, mas não consegui fazer muitas camadas como costumava fazer quando usava pão industrial com fatias bem finas.



Na ultima camada depois das cenouras eu esfarelei um pedacinho do pão e misturei com um pouco de maionese e espalhei sobre os legumes para o acabamento final. Deu um efeito bem legal e ficou muito gostoso. Decore a seu gosto. Eu usei rodelas de rabanete, raminhos de salsa e tirinhas de cebola verde.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E  QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Olá, adoro seu blog! Dá pra fazer a maionese com amendoins, ao invés de castanha? Abs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kiria,

      Seja muito bem vinda, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Eu nunca fiz maionese de amendoins. Não saberia te dizer se fica boa, mas acredito que sim. A única coisa que eu recomendo e que tu uses amendoins crus sem casca e de preferencia orgânicos.
      Talvez a maionese não fique tão clarinha como a de castanhas, mas com certeza vai ficar deliciosa.
      Caso fizeres, volte aqui para me contar como ficou e se gostaste.
      Fiquei curiosa quanto a maionese com amendoins. Ainda vou experimentar se fica boa.
      Um grande abraço e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Ficou clarinha tb, e uma delícia! Parecendo homus de grão de bico, com um gostinho de amendoim no final. Show! Obrigada a vc, por sempre compartilhar conosco as suas receitas. Grande abraço!

      Excluir
    3. Oi Kiria,

      Que legal amiga, fico muito feliz que a maionese de amendoim ficou legal. Vou ter que experimentar, fiquei curiosa. Adoro amendoim.
      Muito obrigada por voltar para me contar como ficou. um grande abraço para ti, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Qual é a quantidade ideal da maionese para metade de um pão de forma?
    Fiz segundo sua receita e rendeu muito pouco. Só pude usar 5 fatias de pão integral.
    Depois lhe envio a foto...Ficou um prati muito bonito e saudável.
    Os comentários da familia só amanhã.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,

      Esta quantidade para mim foi suficiente. Eu nao usei muito pao e os legumes refogados ajudaram a umedecer o pao. Na realidade como eu usei uma travessa retangular nao consegui fazer mais de uma camada de pao. O pao que usei foi feito em casa. Bem diferente do que se compra que as fatias sao mais finas.
      Tudo vai depender da quantidade que queres fazer. Pode fazer mais maionese e deixar a torta bem molhadinha que com certeza fica muito mais gostoso.
      Sinto se a quantidade indicada nao foi suficiente para a tua torta. Espero que tenha ficado gostosa mesmo assim e que a tua familia tenha aprovado. Da proxima vez prepara mais maionese.
      Vou adorar receber a tua foto amiga.
      Um grande abraco, obrigada pelo comentario.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Excelente receita. Saudável e bonito prato.
    Minha maionese ficou muito pouca.
    Poderia ser uma xícara de castanha de caju?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentario. Pode aumentar a quantidade de maionese sim, dependendo do quanto vais utilizar de pao.
      Nesta receita eu fiz menos quantidade porque nao quiz colocar muito pao. E como usei pao integral caseiro tive mais dificuldade de fatiar fino e acabei colocando apenas uma camada e mais legumes.
      Na cobertura eu nem usei muita maionese. Fiz uma camada fininha e coloquei um pouco do pao esfarelado porque nao tinha como fazer outra camada de pao, Ficou legal, mas poderia ter ficado melhor se eu tivesse utilizado pao normal de sanduiche ou ate mesmo o pao de torta fria.

      Caso fizeres, usa uma xicara de castanhas de caju que vai render bastante maionese, o suficiente para que tu possas fazer uma torta bem legal. Depois volta aqui para me contar como ficou.

      Um grande abraco e obrigada pela visita

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis