Barrinhas Energéticas de Banana com Quinoa

Esta é a minha primeira experiência com barrinhas de cereal. Estava em busca de uma combinação saudável de ingredientes, sem açúcar, saborosa e nutritiva. O resultado foi muito melhor do que eu esperava. Vou testar outras receitas de barrinha de cereal sem glúten em seguida. É muito simples de fazer e você pode inventar muitas receitas diferentes a partir desta sugestão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Rende de 12 a 15 barrinhas médias  


INGREDIENTES

  • 1 xícara de aveia em flocos grandes
  • 1/4 de xícara de quinoa branca crua lavada e escorrida
  • 1/4 de xícara de ameixas pretas
  • 1/3 de xícara de passas de uva preta
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 2 bananas bem maduras amassadas com o garfo


PREPARO

Comece lavando a quinoa. Use um coador fino para escorrer. Coloque a aveia e a quinoa no processador e bata bem ate misturar e quebrar um pouco os grãos. Acrescente as ameixas uma a uma e continue batendo. A esta altura a massa já vai começando a se compactar. Adicione a metade das passas de uva e a metade das nozes e bata novamente.

(reserve uma parte das passas de uva e das nozes para colocar sobre a massa antes de assar, veja a foto abaixo). 

Por ultimo adicione  as bananas amassadas e bata ate a massa ficar bem homogênea. Forre uma forma retangular com papel vegetal. Coloque a massa e distribua de forma a fazer um retângulo. Acrescente a metade das nozes e das passas de uva a massa. Dê uma leve pressionada para acomodar bem os pedaços e decorar a parte superior das barrinhas. Eu usei uma espátula de plástico para modelar a massa.


Leve ao forno pré-aquecido em temperatura media por mais ou menos 25 minutos. Deixe esfriar completamente para cortar. Rende uma media de 12 a 15 barrinhas dependendo do tamanho que cortar. Guarde as barrinhas em recipiente bem fechado. Conserve em refrigerador por até 1 semana. Podem ser congeladas por 1 mês, desde que perfeitamente embaladas.



São uma excelente opção para repor energia com saúde. Possui alto teor de proteína, vitaminas, baixo teor de gordura e não tem açúcar a não ser o açúcar natural dos ingredientes utilizados. Caso preferir uma barrinha mais crocante modele com uma espessura mais fina.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

25 comentários

  1. Pode ser no liquidificador? ;-)
    Grata por tantas receitas.
    Abraço,
    Bia.

    ResponderExcluir
  2. Ola Bia!!!
    Seja bem vinda querida!
    Que bom que gostaste das receitas!
    Eu acredito que tu pode fazer no liquidificador sim sem problemas.
    Controle a quantidade de ingredientes que vais colocar e a velocidade de acordo com a potencia do teu liquidificador.
    Esta receita em especial usa graos pequenos que podem ser triturados no liquidificador, e super facil de fazer. Caso fizeres me da um retorno se gostaste!
    grande abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a forma de armazenamento e por quanto tempo dura? Adoro suas receitas viu!?

      Excluir
    2. Olá amigo (a), tudo bem?

      As barrinhas duram frescas por no máximo 5 dias na geladeira em recipiente fechado, se quiser pode embrulhar em papel vegetal. Retire da geladeira antes de utilizar e deixe por alguns minutos em temperatura ambiente para que a consistência fique mais natural. Espero ter ajudado, se fizeres as barrinhas volte aqui para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá, Lori! Adorei estas barrinhas! O teu blogue é uma caixa de surpresas deliciosa, recheado de coisas boas e saudáveis!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lina minha querida amiga!
    Adorei receber tua visita e teus comentarios sempre tao gentis e carinhosos!
    grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua receita, mas queria tirar uma dúvida: se eu não colocr a quinoa, será que da certo?
    Abraços
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Ola Isabel!
    Da certo sim amiga. O importante nesta receita e tu utilizares uma fruta fresca, no caso a banana, as frutas secas e os graos e oleaginosas. Pode usar o que tiveres em casa e seguir as quantidades indicadas na receita que nao tem erro. E so cuidar para que a massa tenha a liga suficiente para formar as barrinhas.
    Que bom que gostaste da receita!
    Se fizeres volta aqui para me contar como ficou!
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    abracos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adoro tuas receitas!
    Será que posso adicionar linhaça moída?

    ResponderExcluir
  8. Oi Berenice!
    Pode usar linhaca moida sim.
    Nao faz diferenca porque tu vais usar outros ingredientes que vao dar a crocancia necessaria para a barrinha ficar gostosa.

    Muito obrigada pela visita amiga, volte sempre!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá td bem?

    Posso colocar Chia no lugar de Quinoa?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Ola Gustavo!
    Tudo bem, e tu?

    Pode colocar chia sim, sem problema. Fica muito bom e da um toque especial na aparencia das barrinhas por causa dos graos escuros da chia.
    Eu recomendo que tu hidrate a chia na hora de misturar ao restante dos ingredientes. Simplesmente coloque um pouco de agua e mexa rapidamente e misture tudo.
    Se fizeres depois me conta como ficou!
    abracos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  11. entao a banana que vai dar a liga que falou aguardo sua resposta , na forma nutricional qual melhor desta sque falaram chia , linhaça , quinoa , qual seria desta que e mais nutritiva , e nesse ssario colocar a ameixas preta , n so passas daria , aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,

      A banana da a liga na massa sim, e ajuda a adoçar também. Quanto ao que vais adicionar nas barrinhas, fica ao teu critério. Todos estes ingredientes como linhaça, chia, quinoa são altamente proteicos e nutritivos. Tu podes escolher um destes grãos e combinar com sementes que também fica maravilhoso. Pode usar semente de girassol ou abobora.

      Pode usar apenas um tipo de fruta seca como ameixas, tâmaras, passas de uva, damascos, figo, etc. Escolha um deles e use combinandp com os outros ingredientes.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreve aqui ou na pagina do facebook.

      abraços e muito obrigada pela tua participação.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Ola Grata 2000,

      Eu usei aveia sem glúten para fazer estas barrinhas, portanto estas não tem glúten. Não é fácil encontrar aveia sem glúten, mas caso quiser fazer a receita sem glúten podes usar farinha de amêndoas ou de arroz.

      Abraços e obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Ola!
    Uma pergunta: depois de prontas, as barrinhas duram quanto tempo/dias?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camivalladao,

      As barrinhas duram frescas por no máximo 5 dias. Este é o máximo de tempo que eu consegui guardar aqui em casa. Não dura muito aqui, o pessoal come tudo rapidinho.
      Tu podes conservar na geladeira em recipiente fechado, se quiser pode embrulhar em papel vegetal. Tire da geladeira antes de utilizar para que a consistência fique mais natural.

      Espero ter ajudado, se fizeres as barrinhas volte aqui para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Olá
    Obrigada pela receita que pretendo experimentar em breve...será que posso usar mel ao invés da banana para unir, pois uma das milhas filhas não gosta muito de banana?
    Obrigada
    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Se quiser pode colocar outra fruta como maçã picadinha. E se quiseres manter a receita vegana pode acrescentar um pouco de melado para dar a liga, caso contrário se achar que fica bom, acrescente o mel a teu gosto tendo o cuidado de não deixar doce demais. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Teu blog é o melhor que acompanho, sério. És muito inspiradora. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem?

      Nossa, fiquei muito feliz com a tua mensagem, agradeço de coração pelo carinho das tuas palavras. Imagino que tu és gaúcha assim como eu, hehehehe
      Muito me honra saber que tens o meu blog em alta cotação, ganhei o dia com este recadinho tão fofo que escreveste para mim. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Muito legal a sua receita. Só tenho uma observação a fazer: cuidado ao dizer que ela não contem gluten, pois, ela contem aveia e a grande maioria das aveias disponiveis no mercado, possuem gluten

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Eu acredito que deve haver um mal entendido porque em nenhum momento eu menciono que esta receita é sem glúten. Se ler com atenção, vais ver que a única ocasião em que eu menciono a palavra "glúten", é quando digo que pretendo testar barrinhas sem glúten no futuro.
      Sei que no Brasil não é fácil encontrar aveia confiável sem glúten, assim como também sei da seriedade deste assunto em relação a doença celíaca, e por este motivo todas as minhas receitas com aveia não possuem a tag "glúten-free", embora a aveia que eu utilize seja sem glúten porque tenho facilidade de encontrar aqui nos Eua.

      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis