Tofu ao Alho e Óleo com Cogumelos

Tofu ao alho e óleo com iscas de cebola e cogumelos frescos, deliciosamente temperado com muita cebolinha verde. Ficou bom demais. Servi esta delicia com arroz e salada. Eu usei cogumelos frescos porque onde moro (Eua), os cogumelos são muito baratos e a variedade é muito grande. Na realidade eu comprei estes cogumelos pretos pela primeira vez. Já tinha experimentado e adorei o sabor. Mas esta foi a primeira vez que eu preparei em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Se você tiver dificuldade em encontrar cogumelos frescos, use desidratados. Se não tiver estes também, prepare o tofu ao alho e óleo com os outros ingredientes, sem cogumelos. Se for utilizar cogumelos desidratados, não esqueça de colocar de molho em água quente para hidratar antes de começar a preparar a receita.

 Serve duas pessoas


INGREDIENTES

  • 1 tofu de 200g
  • 1 cebola media cortada em iscas grandes
  • 1/2 xícara de cogumelos frescos do tipo que preferir
  • 1/2 xícara de ervilhas tortas (opcional)
  • 4 dentes de alho grandes cortados em pedaços
  • molho shoyo ou tamari
  • 3 colheres de sopa óleo vegetal
  • azeite de oliva para marinar o tofu
  • cebolinha verde fresca picada
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Corte o tofu em pedaços de tamanho médio, coloque em um prato, tempere com sal e pimenta, regue com um pouco de azeite de oliva e molho shoyo. Deixe descansar enquanto prepara os outros ingredientes. Corte a cebola em iscas grandes, lave as ervilhas e remova os cabinhos. Lave os cogumelos e seque com papel toalha. Reserve.

Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres de sopa de óleo e coloque o alho para dourar. Assim que colocar o alho abaixe o fogo. Tome cuidado para não queimar. Assim que começar a dourar, desligue o fogo e retire o alho da frigideira colocando em uma vasilha separada. Reserve.

Na mesma frigideira frite os pedaços de tofu no óleo em que fritou o alho. Coloque um pouco de shoyo a medida que o tofu vai refogando.  Deixe dourar mexendo com cuidado para não desmanchar. Devolva o alho frito a frigideira misturando delicadamente ao tofu. Transfira o tofu refogado para um prato refratário. Reserve.

Volte para a frigideira e coloque 1 colher de sopa de óleo, aqueça bem coloque as ervilhas para fritar temperando com uma pitadinha de sal. Abaixe o fogo e deixe a ervilha cozinhar por uns 3 minutos. Deixe fritar bem em fogo médio mexendo delicadamente. Acrescente as iscas de cebola e os cogumelos e deixe fritar junto com as ervilhas. Ajuste o tempero e deixe por mais uns 3 minutos até dourar bem.

Adicione o tofu que ficou reservado, misture delicadamente, abaixe o fogo e deixe por mais 1 minuto para reaquecer agregar os temperos. Desligue o fogo. Na hora de servir adicione cebolinha verde fresca picada. Sirva com arroz de sua preferencia e uma salada fresca bem colorida. Também fica uma delicia com macarrão ou batatas ao vapor.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.

    ResponderExcluir
  2. Hi there! I am glad I could help you with your college assignment! Please send me your email adress and I will translate this recipie for you. I would be please to help you.
    best regards
    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis