Bolo de Abacate e Limão ~ Avocado Lime Cake

(Scroll down for English version)
Estava sem ideias e queria fazer um bolo diferente. Encontrei uns abacates maduros na geladeira, limão, e pronto, estava decidida a receita. Gente o bolo ficou a coisa mais gostosa do mundo com um gostinho suave de limão e com uma maciez incrível por causa do abacate. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Fiquei realmente impressionada com o resultado. Inicialmente achei que o abacate deixaria um gosto forte no bolo. Mas não, ao contrario, o sabor ficou delicado e muito especial.Confira esta sugestão deliciosa e muito fácil de fazer. Veja como a massa ficou macia e fofinha, e o sabor realmente ficou incrível.


  
INGREDIENTES
  • 2 e  1/4 xícaras de farinha de trigo 
  • xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • xícara de água na temperatura ambiente
  • 1/3 xícara de polpa de abacate bem maduro
  • caldo de 1/2 limão pequeno
  • 1 pitada de sal


PREPARO

Comece preparando o abacate. Retire a polpa e esmague com um garfo adicionando o caldo do limão. Reserve.  Não é necessário bater. Faça este bolo a mão. Misture  bem a farinha com o açúcar e o bicarbonato. Acrescente a água aos poucos alternando com o óleo. Adicione o vinagre e a baunilha.  Depois acrescente o abacate preparado antes e misture delicadamente. Por ultimo adicione o fermento misturando delicadamente sem bater. Unte uma forma com furo no meio, ou no formato que preferir, coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura media de 180C ou 365F por 30 a 40 minutos ou até que esteja dourado.


Se você quiser pode fazer o teste com um palito para ver se a massa esta bem assada. Deixe o bolo esfriar na forma por pelo menos uns 15 minutos antes de desenformar. O ideal é colocar a forma em cima de uma grade para ventilar e esfriar mais rápido.



Desenforme o bolo depois de frio virando em um prato. Prepare um chá ou café e saboreie uma fatia deste delicioso bolo.


Eu não fiz cobertura para este bolo, mas caso você quiser pode fazer uma cobertura tipo glacê de limão que vai ficar maravilhoso. Além de dar um toque super especial no visual, vai enriquecer o sabor. Veja como fazer a cobertura...

Eu não uso nenhum produto refinado, muito menos açúcar. Para esta receita eu fui obrigada a usar a imaginação e "inventar" um açúcar de confeiteiro em casa. Simplesmente peguei o açúcar cristal orgânico que uso para as minhas receitas e bati no liquidificador em potencia máxima até virar um "falso açúcar de confeiteiro". Deu bem certinho para fazer o glacê de limão. Adorei o resultado.


GLACÊ DE LIMÃO


  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro feito em casa *
  • 1 colher de sopa de caldo de limão  
  • gotinhas de essência de baunilha (opcional)


PREPARO

Misture os dois ingredientes batendo um pouco até conseguir uma consistência mais firme. Se achar que ficou muito duro coloque um pouco mais do caldo de limão e caso a consistência não for suficientemente firme coloque mais açúcar. Misture algumas gotinhas de essência de baunilha se gostar. Aplique sobre o bolo e deixe escorrer nas laterais. Esta cobertura fica bem firme depois de secar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO.OBRIGADA! 



AVOCADO LIME CAKE




Avocado is a very versatile fruit that you can use it in many ways. It taste great at breakfast, lunch, dinner or as a snack anytime of the day. It lends a rich, creamy texture to any recipe. I love avocado simply as it is. I thought about trying to bake a cake totally diferent that I ever did. So I decided to give it a try baking an avocado lime cake.



I ended up with a very rich moist cake with a mild flavor and a lively scent of lime zest. It has a lightly green color as a bonus. You can make a glaze to cover the cake or simply sprinkle powdered sugar and lime zest on top. To make the glaze, combine fine powdered sugar and lime juice adding lime zest and combining until smooth. It is delicious and very easy to make.



INGREDIENTS

  • 2 cups of all purpose flour
  • 1 1/4 cup of sugar
  • 1/2 cup of vegetable oil
  • 1 tbsp Vanilla essence
  • 1 tbsp white vinegar
  • 1 tsp of baking soda
  • 2 tsp baking powder
  • 1 cup water at room temperature
  • 1/3 cup mashed ripe avocado
  • 1 tbsp lime zest
  • 2 tbsp fresh lime juice
  • 1 pinch of salt


DIRECTIONS


Preheat oven to 360 degrees and prepare an angel food cake pan by coating with oil. Puree the avocado in a bowl or blender. Then mix in the oil, lime juice, vinager,vanilla and set aside. In a small bowl, rub the lime zest into the sugar until evenly distribuited. Transfer avocado mixture to a large bowl and add the sugar mixture while gently stirring. Add dry ingredients by mixing together just until incorporated. Do not overwork the batter.
Transfer the cake batter into the prepared pan and smooth out the top with a spatula. Bake for about 30 to 40 minutes on a preheated oven until toothpick inserted comes out clean. 



Let the cake cool on a rack in the pan for about 15 minutes before invert onto a plate.  



Slice the cake after completely cool. Apply glaze if desired, or simply sprinkle lime zest and sugar over the cake.



All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana's Blog when you share or publish the recipes.

54 comentários

  1. Oi! o que é o caldo de limão??

    Obrigada!

    Catarina

    ResponderExcluir
  2. Ola Catarina!

    Caldo de limao e a mesma coisa que suco, sumo de limao.
    Para tanto basta espremer o limao.

    O motivo que coloquei caldo e porque havia colocado suco em outras receitas e algumas pessoas ficaram confusas achando que deveriam fazer suco de limao diluido em agua.

    Neste caso da receita o que tu vais usar e o liquido que sai do limao apos espremer.

    Espero ter ajudado!
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Se fizeres esta receita me conta como ficou e se gostaste!

    abracos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Por via das dúvidas usei só a raspa do limão, mas agora já sei, obrigada!

    Experimentei e o que me aconteceu é que o bolo fica com um travo amargo na codea, deve ser alguma reação do abacate ao calor, não sei, é que já não é a 1ª vez que isto me acontece!

    Beijinhos e obrigada,

    Catarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Catarina!
      Tu nao chegaste a usar o caldo do limao na tua receita entao? foi so a raspa? Eu não usei raspa para esta receita, somente o caldo.
      Na realidade a combinacao de limão com abacate é muito deliciosa e eu não entendi como o teu bolo ficou meio amargo. Deve ter acontecido alguma coisa que causou esta reação.
      Talvez tu tenhas colocado muita quantidade de raspa.
      Obrigada por me retornar, sinto muito que teu bolo não tenha ficado como esperavas amiga.
      Mas nao desiste, da proxima vez faz com o caldo do limão.

      beijos e um otimo final de semana pra ti!

      Excluir
  4. Oi Lori! Fiz esse bolo e ficou sensacional, perfeito! fofinho e o sabor é maravilhoso. obrigada pela receita, com certeza vou fazer mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca!!!! que legal que tu fizeste o bolo e ficou bom!
      Fico feliz em saber que a receita foi aprovada!
      Eu particularmente adoro este bolo porque a massa fica muito fofinha e o abacate da um sabor muito delicado misturado com o limao!

      Muito obrigada pela tua participacao e pelo feed back.
      Um grande abraço pra ti e um otimo final de semana!
      Volte sempre

      Excluir
  5. Ola Catarina!
    Tu nao chegaste a usar o caldo do limao na tua receita entao? foi so a raspa?
    Na realidade a combinacao de limao com abacate e muito deliciosa e eu nao entendi como o teu ficou meio amargo. Deve ter acontecido alguma coisa que causou esta reacao.
    Talvez tu tenhas colocado muita quantidade de raspa.
    Obrigada por me retornar, sinto muito que teu bolo nao tneha ficado como esperavas amiga.
    Mas nao dsiste, da proxima vez faz com o caldo do limao!

    beijos e um otimo final de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  6. Bianca!!!! que legal que tu fizeste o bolo e ficou bom!
    Fico feliz em saber que a receita foi aprovada!
    Eu particularmente adoro este bolo porque a massa fica muito fofinha e o abacate da um sabor muito delicado misturado com o limao!

    Muito obrigada pela tua participacao e pelo feed back!
    Um grande abraco pra ti e um otimo final de semana!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Olá! :-)
    Faz alguma diferença usar a forma com furo no meio, ou usar uma forma redonda s/furo?
    Obrigado
    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcio,

      Não faz diferença não, esta massa é super versatil e tu podes usar o tipo de forma que tiver disponivel. Eu ja fiz a mesma receita em forma de buraco no meio, ja fiz em forma redonda, retangular. Sempre fica legal.

      Abraços e obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  8. Boa noite Marcelo!
    Nao faz diferenca nao, esta massa e super versatil e tu podes usar o tipo de forma que tiver disponivel. Eu ja fiz a mesma receita em forma de buraco no meio, ja fiz em forma redonda, retangular. Sempre fica legal.
    Abracos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Ok, fiz a receita com o maior amor hoje e a massa crua era de lamber os dedos! Uma delícia e muito diferente! Agora, preciso de ajuda pra entender porque depois de cozido o bolo ficou intragavel. Juro que não estou exagerando. Deu um amargo tão forte que cheguei quase a vomitar. Eu segui tudo certinho, comprei o material específico e coei o limão como dito para não amargar. Tudo feito na hora, na ordem e bam... horrível. Alguém sabe dizer por que amargou? Alguém fez diferente? Penso em tentar a receita, mas sem o limão... me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nāo sei se foi o teu caso, mas se uma semente/pevide de limāo for triturada na massa vai ficar mesmo muito amargo!

      Excluir
    2. Olá Lia,

      Realmente fica difícil entender o porque teu bolo ficou tão intragável como falas amiga. Esta difícil entender porque não foi apenas tu que tiveste problema, outras pessoas também relatam a mesma situação e por outro lado muitas pessoas fizeram esta receita e adoraram.

      Eu já fiz varias vezes e nunca tive problema de o bolo ficar amargo.
      Gostaria de poder te dar uma resposta bem clara e objetiva sobre isto Lia, mas fica difícil para mim analisar e entender esta situação.

      A única coisa que pode mesmo amargar e a parte branca do limão e a semente como a Ana Costa menciona no comentário acima.

      Mas como disseste ter coado, a semente não deve ter sido o problema.
      Só nos resta pensar no abacate. Eu usei um abacate bem maduro.

      Sinto muito querida se o teu bolo não ficou legal, gostaria que tivesses ficado feliz fazendo esta receita.... Caso fizeres sem o limão me escreva contando como ficou.

      abraços e obrigada por participar


      Excluir
  10. Ola Lia!
    Nossa fiquei impressionada com a tua descricao do resultado do bolo... nao sei o que dizer. Ja aconteceu de pessoas reclamarem do sabor um pouco amargo dos bolos de limao. Eu ate entendo porque como a quantidade de acucar que eu uso nas receitas e menor do que as receitas convencionais, isto pode ser um motivo que o limao se sobressaia mais.
    Mas a grande maioria das pessoas que fez este bolo de abacate com limao me escreve e comenta que gostaram muito, que ficou bom.
    Tem um comentario acima de outra leitora que disse que o sabor ficou meio amargo.

    Eu pessoalmente ja fiz esta receita varias vezes e fica muito bom! Uma massa fofinha e muito macia em funcao da gordura do abacate. Tu nao e a primeira pessoa que comenta isto, e eu fico realmente frustrada porque nao tem nada que eu possa te dizer alem do que eu ja disse.

    Acho que o tipo de limao usado nao faz nenhuma diferenca quando se trata de uma receita desta porque a quantidade e muito pequena em relacao aos outros ingredientes.

    Minha sugestao para ti e fazer a mesma receita e nao usar o limao, ou entao usar so uma colher de cha apenas para dar o toque levemente citrico.

    Sinto muito que teu bolo nao ficou legal amiga. Espero que tentes novamente se tiveres paciencia para tirar esta duvida.

    Um grande abraco e espero ter te ajudado. Obrigada pelo comentario, volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. No preparo você diz pra misturar o vinagre e o azeite mas não se pede azeite nos ingredientes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruno!
      Obrigada pela tua visita e comentario.
      Na realidade nao e azeite, eu me refiro ao oleo vegetal que cito na receita.
      Vou corrigir.
      Obrigada por me chamar atencao para este detalhe.
      abraços

      Excluir
  12. O bolo vegano de abacate e limão da Lori Ellis é um dos melhores e mais surpreendentes que já comi. Finalmente o preparei, depois de um namoro de dar água na boca. O namoro virou amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Luiz Henrique,

      Este bolo sempre me faz lembrar de ti, e acho que vou mudar o nome do bolo, vou ter que colocar o teu nome, hehehe

      Ninguém nunca descreveu um bolo de maneira tão poética como tu o fez.
      Adorei e me sinto muito lisonjeada com estas palavras tão lindas!

      Amei a visita, volte sempre para comer bolo aqui!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Talvez esse sabor amargo que algumas pessoas sentiram venha do abacate, se este não estiver maduro. Pode também ser uma combinação do amargo do limão e do abacate. Digo isso porque um dia fiz uma vitamina com um abacate meio verde e tive essa mesma sensação de vômito, pelo amargo extremo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo,

      Muito obrigada pelo teu comentário. Pode ser, não tinha pensado nesta possibilidade. O abacate tem que realmente estar bem maduro para que esta receita fique legal. Faz sentido porque eu já comi abacate que não estava tão maduro e não gostei não. Como fatiado na salada. Ficou faltando aquela cremosidade gostosa do abacate que mesmo tendo um sabor neutro, para ser gostoso tem que ser maduro mesmo.

      abraços, obrigada por colaborar com a tua experiência

      volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Fiz duas vezes a receita sem colocar limão, e mesmo assim amargou, como li em alguns comentários, colocando ou não o caldo do limão, e mesmo assim amargar. Fiz com abacate meio verde e outra receita com abacate mais maduro mas mesmo assim apresentou o amargor no bolo.... Se alguém souber como retirar o amargo compartilha aqui, gostaria de sentir o sabor do abacate no bolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Pois eu acho que tentaste de todas as maneiras pelo que descreves e ainda assim ficou amargo.... não consigo entender porque se usaste o abacate maduro deveria ter ficado bom.

      Eu nunca fiz esta receita sem limão. E nunca aconteceu de amargar. Este mistério realmente esta me intrigando. Como pode tanta gente fazer e não amargar e outras terem esta desagradável experiência que tu tiveste....

      Sinto muito que não ficou legal e que tu não ficou feliz com o bolo...

      Obrigada por compartilhar a tua experiência conosco.

      abraços e volte sempre para me visitar

      Lori Ellis

      Excluir
  15. Querida Estrela Paulinha,

    Muito obrigada pelo teu comentário e ajuda. Realmente a parte branca tanto do limão como da laranja são amargas e podem estragar a receita.
    Esta receita não usa raspas de limão, apenas o suco ou caldo.
    Ou seja, espreme o limão e usa o liquido.

    Não consigo entender como tanta gente teve problema com o limão nesta receita. Eu usei o limão verde que chamamos de galego que e bem mais forte do que os outros, e ficou bom demais.

    Beijos querida, volte sempre por aqui para me visitar e mais uma vez obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostaria de confirmar a quantidade de fermento pois na receita está 21 colheres. Um abraço e parabéns pelo site. Amo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Priya,

      Muitissimo obrigada por escrever comentando sobre o fermento. Eu fiz uma revisão nesta receita ontem porque meu teclado não tem acentos da língua portuguesa, e eu consegui configurar, mas tive que digitar tudo de novo para poder fazer as correções.
      Foi um erro de digitação, e olha que eu conferi varias vezes, rsrsrsrs

      Ainda bem que ficou tão absurdo que ninguém colocaria 21 colheres de fermento com certeza!

      Obrigada mesmo por me apontar este probleminha que eu acabei de resolver. Levei um susto quando vi, rsrsrs

      um grande abraço, volte sempre para me visitar e obrigada por seguir a minha Veganana!

      Excluir
  17. Olá, sei que essa receita e os comentários são do ano passado, mas descobri seu blog agora e estou dando uma espiadinha em suas receitas. Gostei dessa - amo abacate e limão! - mas ainda não tentei fazer, não. Li os comentários e fiquei pensando se não ocorreu uma reação entre o vinagre e algum outro ingrediente - com bicarbonato, ou mesmo o limão? Não sei, é só um palpite. E aproveito para tirar uma dúvida sobre o vinagre.. é o de vinho branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo (a),

      Obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Pode se que tenha fundamento o que estas falando, deve realmente ter acontecido alguma reação entre os ingredientes. O mais estranho é que isto não aconteceu comigo, o meu bolo ficou super delicioso. Eu usei vinagre branco, geralmente uso vinagre de macã, mas para esta receita usei o de vinho branco.
      Se fizeres o bolo volta para me contar como ficou, espero que tu gostes e que não fique amargo...

      um grande abraço, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Olá Lori, boa tarde! segui a receita ao pé da letra, mas meu bolo ficou amargando muito, não entendi... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elbania,

      Seja bem vinda e muito obrigada por comentar sobre a receita. Sinto muito que o teu bolo ficou amargo. Se chegaste a ler os comentários anteriores vais ver que muitas pessoas fizeram e adoraram e para algumas assim como o teu caso, o bolo ficou amargo. Eu não consigo entender que química é esta que acontece com este bolo, gostaria de te dizer alguma coisa que ajudasse mas não sei nem o que dizer. Eu fiz várias vezes e sempre fica bom, nunca ficou amargo para mim, muito pelo contrário. Mais uma vez sinto pela experiência negativa que tiveste com a receita...

      Obrigada pela visita, volte sempre para me visitar e espero que da próxima vez que fizeres um bolo daqui fique do teu agrado.


      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  19. Ola,
    Se eu nao colocar o vinagre branco e a essencia de baunilha sera que da certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kira, tudo bem?

      Pode fazer sem o vinagre que não tem problema. Quanto a baunilha é apenas uma questão de sabor, não vai fazer diferença no resultado do bolo a não ser no gosto.
      Se fizeres me conta como ficou. Espero que gostes da receita. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog, volte sempre para me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  20. Qual a quantidade de açúcar cristal e farinha de trigo ?não consegui entender por causa da formatação q saiu errada. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Esta é a lista de ingredientes para a massa do bolo. Espero que consigas ver tudo direitinho. Copiei tudo aqui para que possas ver. Se tiveres mais alguma dúvida é só escrever.

      INGREDIENTES

      2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
      1 xícara de açúcar cristal
      1/2 xícara de óleo vegetal
      1 colher de sopa de essência de baunilha
      1 colher de sopa de vinagre branco
      1 colher de café de bicarbonato de sódio
      1 colher de sopa de fermento em pó
      1 xícara de água na temperatura ambiente
      1/3 xícara de polpa de abacate bem maduro
      caldo de 1/2 limão pequeno
      1 pitada de sal


      Muito obrigada por acompanhar o blog, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  21. Acabei de fazer, ficou um gostinho amargo no fundo mas até deixou o bolo mais gostoso do que se fosse tão doce.
    Só acho que errei na quantidade de abacate porque ficou muito úmido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo Henrique, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando a tua experiência com este bolo tão polêmico. Muitas pessoas referem que o bolo fica com um gosto amargo no fundo,assim como no teu caso. Se leres os comentários acima vais ver que existe uma divisão nas opiniões de quem fez esta receita. Uns amam de paixão o gosto e outros comentam que ficou amargo, sendo que tem pessoas que simplesmente não gostaram mesmo. O abacate deixa realmente o bolo úmido e bem macio, mas não saberia dizer se erraste na quantidade de abacate, colocaste mais do que o listado na receita? Bom, mas de qualquer maneira fico feliz em saber que apesar do gosto amargo no fundo o bolo ficou bom. Eu pessoalmente gosto de doce não muito doce, rsrsrs
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  22. Talvez o amargo q esteja ocorrendo nos bolos por ai seja pot conta do bicarbonato(?)
    Ja fiz uma outra receita q usei o bicarbonato e aconteceu o msm.
    No caso dessa receita, qual a necessidade do bicarbonato nela?
    Estou doida p fazer o bolo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gregory, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre o famoso "mistério" do gosto amargo deste bolo. A quantidade de bicarbonato é mínima, 1 colher de cafézinho. Eu acho esta coisa de usar bicarbonato nas receitas de bolo um tanto controversa. Já fiz receitas que ficaram maravilhosas sem usar bicarbonato.Quando comecei a fazer bolos veganos usava sempre bicarbonato porque parecia que ficavam mais fofos, mais leves. mas depois experimentei fazer sem e ficou bom também.
      Tu podes ter razão de que o bicarbonato pode deixar a receita amarga. Talvez a combinação do bicarbonato com o limão tenha este efeito. Quero refazer esta receita para ver como vai ficar. Realmente ficou uma delícia, e não ficou amargo. mas lendo os comentários podes ver quantas pessoas fizeram e o resultado foi um bolo amargo.
      Se fizeres esta receita por favor volta aqui para comentar a tua experiência. Espero que fique bom. Eu vou fazer sem bicarbonato para experimentar se fica bom. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  23. Todas as receitas que testei usando abacate (bolos, quiches...) amargaram depois de assadas. O problema é o abacate. Ainda não descobri o porque dele amargar assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eneida & Alex, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e comentar sobre a receita. Também fico intrigada com tanto comentário falando sobre o amargo do abacate. Deve ter alguma reação química que provoca isto, e eu também ainda não descobri do que se trata. O curioso é que amargou para alguns e não amargou para outros, inclusive para mim. O meu bolo ficou simplesmente maravilhoso, deliciosamente macio e fofinho. Não dá pra entender mesmo...

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  24. Boa tarde Lori.
    eu fiz o bolo de abacate somente com fermento, sem vinagre, sem bicarbonato, sem essência de baunilha, sem caldo do limão e ficou amargo após cozinhar ? A pergunta fica no ar .Como retirar o amargo do abacate. Eu fiz com banana nota 10 , com cenoura nota 10. Com abacate BEM MADURO, esse gosto de amargo como muitos neste blog estão reclamando. Pergunta : pode ser o tipo de abacate? Porque aqui temos uma variedade de abacate do cremoso gostosíssimo com cor amarelo casca de banana ate o amargo com o sabor que varie na mesma proporção. Tudo isso tem a ver com o tempo que ficou amadurecendo na arvore. Pessoalmente eu gosta daquele que fica com a casca um pouco amarelo ou do abacate pequeninho.Que consegui a fazer a receita sem amargor, favor repassar se tem a ver a minha observação?Muito Obridado Gerard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gerard, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por colaborar conosco com a tua opinião sobre a polêmica do bolo que amarga para uns e não amarga para outros. Muito bem colocado que talvez possa ser o tipo de abacate. Não tinha pensado nisto, mas agora que tu mencionou, pode fazer sentido. Eu usei aquele abacate pequeno, tipo avocado. Muito difícil encontrar abacate maior aqui nos Eua onde eu moro, e eu acabo comprando o pequeno mesmo, e usando bem maduro.
      Realmente o abacate tem que ser bem maduro para esta receita, e eu acho que se não estiver bem maduro pode dar o gosto amargo no final. Que bom que conseguiste fazer a receita e não ficou amargo. Obrigada por comentar, e assim ajudar a muitas pessoas que querem experimentar esta receita, mas podem ficar com receio que não fique bom. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  25. Eu dei uma modificada e fiz c farelo de aveia e mais abacate - e não é que o trem ficou danado de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helen, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei feliz em saber que o teu bolo ficou danado de bom! Muito interessante a modificação que fizeste acrescentando farelo de aveia. Além de enriquecer o valor nutricional da receita, com certeza deixa mais saboroso. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  26. Não fiz o bolo ainda, e nem sei se vou arriscar, pois na cozinha sou um desastre!
    Mas ouvi falar que o abacate fica amargo quando aquecido, porque oxida.Por isso, toda receita com abacate recomenda usar limão ou outro ácido.
    E "Caldo de 1/2 limão" não ficou muito específico para mim. Quanto dá em colheres de sopa ou chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. pode ser que tu tenhas matado a charada. Não li a respeito, mas vou pesquisar. Faz sentido o que falaste, mas o que eu nunca entendi é como amarga para uns e não amarga para outros. E a receita usa abacate e limão, que pelo que estás falando, o ácido do limão ajudaria ao abacate não oxidar. Na realidade este é um procedimento comum quando se usa abacate que oxida muito rapidamente depois de aberto, mesmo que não seja aquecido.
      O caldo de meio limão pode ser 1 colher de sopa. Eu usei limão tipo galego, pequeno. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Se fizer o bolo, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  27. Demaisssss....quando se tem abacateiros precisa-se receitas p um uso racional, além de distribuir pros vizinhos.....gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, tudo bem?

      Que maravilha ter abacates em abundância em casa e poder até distribuir para os vizinhos. Eu amo abacate e aqui onde moro (Usa), os abacates são caríssimos, e nem sempre se encontra coisa boa. É difícil encontrar abacate, e eu acabo comprando o avocado que é menor, mas muito gostoso. Vem do México, e custa uma média de 2 dólares a unidade. Tenho várias receitas com abacate no blog, desde sobremesas, saladas e muitas coisas deliciosas. Me conta como ficou quando fizeres receitas com os abacates. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  28. Ola, fiz o bolo mas aumentei a quantidade de abacate. Acabou ficando cru e azedo no meio. Mas nas partes que assou bem ficou mto bom. Gostei da receita e tentarei de novo. Abraço, obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Obrigada por escrever comentando sobre a receita. Talvez pelo fato de teres aumentado a quantidade de abacate a massa ficou mais pesada e por isto não cresceu e assou bem no meio. Não posso garantir nada, mas como o abacate é gorduroso pode ser que isto tenha alterado a receita. Quanto ao fato de ter ficado amargo no meio e não nas laterais, eu acredito que é porque a massa não assou mesmo, e não pelo mesmo problema que as outras pessoas comentam sobre o bolo ficar amargo. Me conta como ficou quando fizeres de novo, espero que dê certo e o teu bolo fique tão gostoso quanto o meu ficou.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  29. Fiz a receita, tal como ela indica, e ficou extremamente amargo :( Vi outra receita que recomendava colocar AVOCADO porque o abacate não daria certo de jeito nenhum. Talvez a receita dá Lori tenha dado certo porque ela utilizou avocado e não abacate, como a maioria que relatou que ficou amargo. Acho interessante pesquisar isso melhor e ver quais as diferenças entre os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lala, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por ajudar na tentativa de esclarecer este mistério do bolo de abacate. Tu podes estar muito certa sim, eu não sei exatamente a diferença entre um e outro, sei que gosto muito do avocado e aqui nos EUA onde eu moro é difícil encontrar abacate como os que temos no Brasil. Pode ser que seja exatamente isto. Vou pesquisar sim, e se encontrar o abacate grande como do Brasil eu vou tentar fazer a receita. Deve ter alguma coisa, acho que finalmente alguém conseguiu uma resposta para todas as nossas dúvidas. Obrigada por colaborar com esta preciosa informação, sinto muito que teu bolo tenha ficado amargo... Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  30. Bom dia! Pode ser feito com a farinha de trigo c fermento? Agradeço pelo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode usar a farinha de trigo com fermento sim. Basta usar a mesma quantidade indicada na receita e não usar a quantidade de fermento listada, porque a farinha já tem fermento. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis