Seitan é uma deliciosa alternativa de proteína vegetal. Muito versátil permitindo varias possibilidades de receitas. Apesar de ser uma receita um pouco mais elaborada ainda assim e super fácil de preparar. Vale a pena fazer e com certeza compensa porque rende muito e tudo o que se faz em casa e muito mais saudável e natural. O seitan não pode ser consumido por portadores de doença celíaca e mesmo para quem não tem este problema, deve ser consumido com moderação.
INGREDIENTES PARA O SEITAN
2 xicaras de farinha de glúten
1 1/2 xicaras de agua (temperatura ambiente)
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em pó
3 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari
1 colher de sopa de óleo de gergelim (opcional)
1 colher de chá de salsinha desidratada (opcional)
PREPARO
Misture os ingredientes secos e vá adicionando a agua aos poucos batendo na batedeira ou processador ate que conseguir uma massa uniforme com aparência esponjosa. Corte esta massa em pedaços de tamanho médio para cozinhar. A massa cresce muito depois de cozida. Prepare então o caldo para o cozimento.
INGREDIENTES PARA O CALDO DE COZIMENTO
6 xicaras de agua
2 dentes de alho cortados ao meio
1 cebola cortada em pedaços grandes
2 colheres de sopa de melado
1/4 de xicara de chá de shoyo ou tamari
qualquer outro tempero ou erva de sua preferencia
sal e pimenta a gosto
PREPARO
Coloque os pedaços do seitan no caldo para o cozimento, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora com a panela tampada.
Você vai perceber que a medida que cozinham, os pedaços de seitan crescem muito de tamanho e ficam com uma aparência meio esponjosa, assustadoramente parecidos com carne...
Depois de cozidos retire os pedaços de seitan e utilize para fazer a receita de sua preferencia. Coloque em um prato e deixe esfriar para fatiar ou cortar. Sinceramente quando eu tirei estes pedaços de seitan da panela achei muito estranho porque a aparência e muito igual a carne, na realidade a aparência não e boa não, mas com certeza o sabor é maravilhoso depois de preparado.
ATENÇÃO! Seitan NÃO pode ser consumido por portadores de doença celiaca que é uma séria alergia a proteina do trigo.
Tem uma ótima sugestão do site Chubby Vegan que eu fiz e simplesmente adorei. Depois de cozido o seitan corte em fatias e faça o processo de "caramelização" fritando em óleo quente até dourar. Ela sugere azeite de oliva. Eu usei óleo de coco de sabor neutro e ficou maravilhoso, mas isto fica a critério de cada um. O que importa é a dica que é muito boa e vale a pena experimentar.
DICA ESPECIAL: O seitan pode ser congelado depois de cozido. Eu já congelei com um pouco do caldo do cozimento. Ficou excelente quando descongelei para usar. Eu percebi que o sabor se acentuou bastante com o congelamento.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CREDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Fiquei com agua na boca! Vou tentar fazer
ResponderExcluirOla amigo (a),
ExcluirTu vai adorar, isto e tudooo de bom!
Obrigada pela visita e participação, um grande abraço, volte sempre!
Lori Ellis
Oi, Lori!
ResponderExcluirAcabei de fazer o seitan e FINALMENTE deu certo!
Amanhã vou preparar uma receita com ele para por no blog e te conto como ficou.
Adoro seu blog
Beijão
Eu estranhei o modo de fazer, pois a bola de farinha + agua deve ser deixada de molho na geladeira por 1 dia e depois lavada.
ResponderExcluirOi Silvia, tudo bem?
ExcluirNão conheço esta forma de fazer da qual estás falando. Eu não usei farinha normal, usei o glúten puro, e talvez por isto seja diferente do que conheces. Aprendi a fazer assim como postei nesta receita e dá super certo. Deixo o seitan no molho depois de cozido para pegar bem o tempero. abraços,
Lori Ellis