INGREDIENTES
- 1 1/2 xicaras de arroz arbóreo
- 1 cebola media picada
- 1 abobrinha verde cortada em cubinhos
- 1 xicara de cogumelos frescos fatiados
- salsa e cebolinha a vontade
- sal e pimenta a gosto
- 4 colheres de sopa de óleo vegetal
PREPARO
Coloque o arroz para cozinhar como costuma fazer normalmente. Enquanto isto prepare os outros ingredientes.
Em uma frigideira grande coloque 1 colher de óleo e deixe aquecer bem. Adicione as abobrinhas, abaixe o fogo e deixe refogar por uns 2 minutos mexendo sempre. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Não deixe cozinhar demais, o ponto ideal e "al dente". Desligue o fogo e remova as abobrinhas refogadas colocando em uma travessa e mantenha em lugar aquecido.
Na mesma frigideira coloque mais 2 colheres de óleo e refogue a cebola picada, tempere com um pouco de sal e deixe apurar ate que as cebolas fiquem transparentes comecando a ficar com uma cor dourada. Cuidado para nao deixar queimar.
(O segredo é aquecer bem o óleo (sem deixar queimar), jogar as cebolas no óleo quente e imediatamente abaixar o fogo deixando dourar até conseguir o ponto desejado).
Acrescente então a salsa e cebolinha picadas e deixe apurar mais um minutinho. Quando estiver pronto coloque no mesmo prato em que estão as abobrinhas e reserve em local aquecido.
Na mesma frigideira, coloque mais uma colher de óleo para refogar os cogumelos. Faca o mesmo processo anterior. Aqueça bem o óleo e jogue os cogumelos fatiados para saltear. Abaixe o fogo e deixe dourar até que evapore o liquido que vai sair dos cogumelos durante o cozimento.
Tempere com uma pitadinha de sal. Quando estiverem douradinhos e secos, desligue o fogo traga a abobrinha e a cebola refogada para a frigideira misturando tudo delicadamente.
(Importante, faça isto com o fogo apagado. Não é necessário ligar novamente o fogo para não perder o ponto dos refogados).
A estas alturas o arroz devera deve estar cozido. Misture delicadamente os refogados ao arroz. Verifique o sal e sirva imediatamente acompanhado de salada de legumes e verduras de sua preferencia.
O processo de preparo deste arroz permite inúmeras variações. Com a mesma receita pode-se fazer muitos pratos deliciosos variando os ingredientes dos refogados, temperando com ervas secas ou frescas, combinando ingredientes para testar novos sabores e usando o que você tem na geladeira. É garantia de sucesso sempre e não tem erro porque uma vez acertado o ponto dos refogados e ajustados os temperos, basta misturar ao arroz e estará pronto para servir.
Nenhum comentário
Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis