Projeto Alho Poró

Eu simplesmente adoro alho poro! Como já tenho dois projetos que deram certo resolvi tentar mais este. Deu super certo e agora eu tenho vários vidrinhos e vasinhos com "plantação" de alho poro que uso quando necessito. E o mais interessante e que volta a brotar em poucos dias. Bom demais não é mesmo?
Por Lori Ellis /Veganana

COMO FAZER
Corte o talo de alho poro e reserve a parte da raiz com um tamanho de mais ou menos 5 cm (3 dedos). Como mostra a foto acima, espete com dois palitos e coloque em um vidrinho pequeno com água que molhe a base. Deixe em um lugar próximo a luz natural. Perto de uma janela é o ideal. A água evapora, então tome cuidado para repor sempre que necessário. Troque a água a cada dois dias para evitar que a água parada fique com mau cheiro.

  
Em poucos dias o alho começa a brotar e crescer. Note que esta criando raiz dentro da água e a base da planta começa a secar ao mesmo tempo que os brotinhos verdes crescem.


Em mais ou menos uma semana esta na hora de plantar. Como a imagem acima mostra, coloque terra em um vaso de tamanho médio, plante o alho poro, firme bem a terra e molhe bem.
  

Coloque em frente a uma janela para que receba luz natural. Mantenha a terra úmida, mas não coloque muita água.
  

Em mais ou menos duas semanas ja está pronto para "colher". Depois que cortar, em dois dias começa a brotar novamente. Realmente funciona, eu sempre recorro a minha "hortinha" quando necessito de ervas frescas. Experimente! Alem de ser super econômico, e muito bom ter um projeto verde em casa. É lindo de ver. Verde faz bem para a alma!


A imagem acima mostra o crescimento do alho poro em pouco mais de uma semana. Estou mantendo dentro da água em função da temperatura que agora esta muito baixa e necessitamos aquecimento dentro de casa. Percebi que eles desenvolvem mais na água do que na terra nesta época do ano.

29 comentários

  1. Mais uma ideia original!Gostei de ver as fases do alho. Gosto também de fazer isso com batatas doces para decorar, tem uma folha linda!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Lina querida!!!
    Acabei de postar uma foto do alho poro em crescimento apos pouco mais de uma semana. Da uma conferida amiga!
    Legal a ideia da batata doce! Eu lembro que ha muitos anos eu fiz uma linda planta com a batata doce brotada! Fica muito linda mesmo e lembro que cresce rapidamente!
    Um otimo final de semana amiga!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. O mesmo processo também funciona bem com cebolinha. Quando for comprar cebolinha, opte por aquelas com muitas raízes. Em sua casa, dê uma hidratada na planta, deixando-a na água por pelo menos 2h. Depois disso, você pode cortar os talos, deixando uns 5 a 7 cm da parte verdinha, e usar o resto para cozinhar. A parte reservada, de uns 7 cm de talo mais raízes, você já pode plantar na terra, num vaso médio. Após plantar, regue abundantemente e deixe num lugar com bastante sol. A cebolinha adora sol, mas precisa ser molhada diariamente, 1x ao dia, sem encharcar. Prefira o horário das 10h ou após às 16h. Molhar entre às 11h e 15h faz as gotículas de água funcionarem como verdadeiras lentes de aumento e, sob o sol, queimam a planta. Outra dica sustentável é molhar as plantas à noitinha, pois nesse horário, a evaporação é bem menor e a planta fica mais hidratada. :0)

    ResponderExcluir
  4. Ola Ricardo!
    Obrigada pela visita!
    Eu tenho um post onde mostro o cultivo de cebolinhas na agua.
    Tambem faco a mesma coisa, salvo um pedaco com a raiz e simplesmente coloco na agua dentro de um recipiente de vidro e vou trocando e repondo a agua. Em poucos dias tenho cebolinhas para consumo.
    Deixo minhas plantinhas sempre em frente a uma janela.
    E uma alternativa para sempre ter cebolinhas frescas dentro de casa.
    Para mim e otimo porque onde moro o inverno e muito longo e frio o que torna impossivel plantar no patio.
    Este processo que tu relatas no teu comentario e para manter dentro de casa tambem? Eu ja plantei no verao, mas no inverno eu tenho melhor resultado apenas colocando na agua.
    Obrigada pelo comentario e pelas dicas tao importantes.
    Volte sempre!
    abracos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Gostei de ver o alho-poró "plantado" na água pq é exatamente o que está acontecendo aqui em casa. Viajei e deixei o talo dentro da geladeira. Ao voltar, uma grata surpresa: o talo tinha brotado e estava tão bonito que o coloquei dentro d'água num vaso e está semelhante à sua última foto postada. E agora, o que faço? Tenho que plantar na terra? Posso pegar estas folhas já brotadas e consumi-las normalmente? Desde já agradeço as orientações. Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcia,

      Nossa que legal encontrar o alho poro brotado dentro da geladeira, esta é inédita mesmo! O ideal é plantar para que fique forte e absorva os nutrientes do solo. Um vaso de tamanho médio é suficiente . Planta e se puder colocar ao ar livre melhor, senão deixa perto de uma janela. Quando crescer o suficiente tu pode começar a consumir os deliciosos talinhos.

      abraços, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Eu amoooo seu blog e essa dica é muito legal, aqui tem salsinha e uma dúvida, será que dá pra fazer com cebolinha? Eu fiz igualzinho que você fotografou aí (belo tutorial!) e depois vou plantar, rs.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fofurosa,

      Pode fazer com cebolinha. Eu sempre faço, aliás é o que eu mais faço aqui em casa. Sempre tenho cebolinhas brotando. Uso as raízes e faço plantinhas para aproveitar o máximo que posso.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. E na hora da colheita, tiro pela raiz???? O processo de replantio é o mesmo do plantio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica,

      Na hora de colher corte apenas os galhos e deixe a raiz plantada ou na água que cresce novamente. O ideal mesmo é plantar na terra se tu conseguires. No caso deste processo, não tem replantio, porque uma vez plantado tu tens sempre brotinhos novos nascendo.
      Eu sempre uso a raiz que corto dos legumes orgânicos que compro para fazer as mudinhas que germinam na água e crescem.

      abraços e muito obrigada pela visita

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Pessoal, plantei um canteiro de alho roxo, há aproximadamente 45 dias e até agora não brotou. Plantei a 10 cm de profundidade com distância de 20cm de cada um, plantei com a ponta mais fina para cima. Aguei regularmente, entretanto, até hoje, 45 dias após não brotou? Onde foi que eu errei? Ontem tirei um alho plantado para ver e ele está bonzinho, ou seja, não apodreceu. Mas nem sinal de broto. O quê fazer? (Jairo / Betim/MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Jairo eu fiz o mesmo procedimento do alho poró e deu certo tenho colhido e estão lindos. Tente fazer assim: Deixar em um recipiente, trocando a água de 2 em 2 dias e quando estiverem com raiz, você planta. Em lugar úmido, mas não tão encharcado e que bata sol. Espero ter ajudado. Boa sorte

      Excluir
    2. Boa noite Jairo,

      Eu nunca plantei alho roxo, infelizmente não tenho a experiência para poder te ajudar. Muito obrigada ao amigo (a) que respondeu a pergunta, valeu mesmo pela ajuda.

      Um grande abraço aos dois, voltem sempre para me visitar e contar as suas experiências com as plantinhas.

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá, adorei a ideia, muito obrigado! Como faço para plantar na água e conservar ela lá até colher? Preciso/posso colocar um pouco de biofertilizante que eu produzo na minha residência no copo que estará o alho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo,

      Seja bem vindo e muito obrigada por escrever. É muito simples, basta deixar na água até que comecem a surgir as lindas folhas do alho poro e se quiser pode plantar em um vaso e deixar dentro de casa mesmo. O ideal é plantar e deixar ao ar livre, mas se isto não for possível, ele cresce muito bem dentro de casa desde que fique perto de uma janela onde pegue luz e claridade. Para conservar basta repor a água mantendo sempre com uma pequena quantidade de água na base. Quando estiver grande corte com uma tesoura para utilizar na cozinha.
      Eu nunca utilizei nenhum biofertilizante, mas se produzes em casa com certeza vai ser ótimo para as plantinhas. Nós fazemos a composteira onde colocamos os resíduos orgânicos da cozinha e a terra fica muito rica em nutrientes. utilizamos esta terra para colocar nos vasos e caixas que temos na nossa hortinha orgânica.

      Espero ter esclarecido as tuas dúvidas, se precisar de mais alguma coisa que eu possa ajudar, escreve novamente. Se fizer o cultivo de alho poro em casa, me conta como ficou, e se estás tendo sucesso. Espero que gostes da experiência.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Olá, fiz exatamente como vc orientou e deu super certo. Agora tenho duas mudas de alho poró. Já passei pro solo e elas estão lindas. Pegaram numa boa. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique,

      Que bom saber que deu certo e que agora tu tens alho poro. Tudo de bom ver as plantinhas crescendo, especialmente quando são recicladas como esta. Fiquei feliz que gostaste e agradeço por escrever comentando o resultado.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Oi! Plantei duas mudas de alho poró há cerca de duas semanas, seguindo praticamente o mesmo procedimento que você ensina aqui. Elas já estão na terra há cerca de dez dias, mas como a parte que fica visível (fora da terra) é a verde, das folhas, estou com uma dúvida: vou conseguir colher também aquele talo comprido e branco ou só as folhas mesmo? Lindo trabalho o seu... Obrigada, Abraços! Elena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elena, tudo bem?

      Que legal, fico muito feliz em saber que o teu alho poró já está na terra. Eles crescem bastante especialmente quando plantados na terra, e eu acredito que vais colher as folhas e o talo também. Quando eu planto na terra eles crescem lindos. Depois me conta o que aconteceu com os teus, espero que consigas colher bastante alho poró e fazer receitas deliciosas com eles.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Boa Tarde!!!

    Achei ótima a idéia. Vou tentar, depois falo do resultado.
    Grata,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?

      Que bom que gostaste da ideia e vais experimentar. Volta depois para nos contar como ficou, espero que consigas colher muito alho poró. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  13. eu nao entendi quando vc diz que corta e nasce novamente. Vc come somente as folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu consumo o talo e corto na base deixando um pedaço para que brote novamente. Dependendo do tamanho que estão, eu sempre cuido para deixar o suficiente para que a planta volte. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Olá, sou cozinheira de alimentação saudável e amo plantas, compro muiiiita é plantei mais ou menos uns 30 vasinhos de cebolinha uns 10 de alho poró, coentro entre outros. estão indo super bem,tudo brotando ,mas sou de Santos o calor é intenso e em 1 dia prolifera larvas e mosquitinhos, estou preocupada de estar sendo criadora de Dengue,rsrs tem algum produto que possa usar sem afetar a qualidade da planta para me sugerir? sei lá, o que vc acha do sal
    grosso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Que bom que plantaste bastante temperos. É bom demais ver eles brotando e crescendo. Tu tem tudo no pátio ou dentro de casa? Tu tem como plantar na terra, mesmo que seja em vasos? Eu acredito que depois de um certo tempo, mesmo que tu troque constantemente a água, os mosquitinhos vem mesmo, e na dúvida é melhor sempre prevenir por causa dos problemas que podem surgir com mosquitos e doenças.
      Eu não tenho como te indicar nenhum tipo de produto para evitar mosquitos porque nunca utilizei nenhum, e como eu não moro no Brasil fica muito difícil para mim indicar algo que eu desconheço. Quanto ao sal grosso eu também não sei te dizer nada em relação a eficiência ou não do uso dele.
      O que tu podes fazer para ficar mais seguro é pesquisar no Google, e quem sabe tu encontras uma boa resposta para as tuas dúvidas.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Fiz o teste. Coloquei apenas a parte branca numa vasilha com água. Minha esposa riu a beça, duvidou. 1 semana depois, está como a segunda foto ! Ainda sem raízes, imagino que leve mais uma semana. Vai dar certo...Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronei, tudo bem?

      Espero que tenha dado certo a tua plantinha e que tu já esteja colhendo alho poró. Escreve novamente e me conta como foi a experiência. Um grande abraço para ti e tua esposa e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Deu muito certo ! Minha esposa nem acreditou ! Será que funciona com rúcula ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronei, tudo bem?

      Que bom saber que deu certo, obrigada por escrever comentando. Fico feliz que tenhas tido um bom resultado e acho que podes fazer o mesmo processo com qualquer legume que tenha raiz. Eu já fiz com alface e deu super certo. Imagino que com rúcula também vai dar certo. Experimenta e me conta como foi. Eu acho o máximo a gente poder reaproveitar e com isto economizar bastante. Um grande abraço para vocês dois, obrigada pela visita e um ótimo domingo!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis