Cultivando Cebolinhas Verdes "Para Sempre"

Eu estou encantada com o meu projeto "Hortinha dentro de casa". Não acreditei que fosse possível mas agora posso dizer a vocês com toda a certeza que é possível sim! Tão bom ver estes verdinhos todos os dias em frente a janela.  E o melhor de tudo é poder colher estas delicias para fazer comidinhas gostosas e saudáveis. As imagens abaixo mostram as cebolinhas crescendo e a minha hortinha aumentando. Salsão, cebolinhas e alho poro.



COMO FAZER

Compre um maço de cebolinhas verdes *Orgânicas de preferencia. Corte as folhas para consumo. Salve o talo com a raiz, mais ou menos dois dedos de comprimento. Coloque um pouco de água em um vidro e acrescente as cebolas como mostra a imagem abaixo.



Deixe o vidro próximo a uma janela onde tenha luz direta. Em mais ou menos dois dias as folhas começam a brotar e crescer novamente.  Na imagem abaixo vemos um vidro com as cebolinhas já crescidas e os outros iniciando o processo de crescimento.


Deixe crescer até que esteja no ponto de cortar de novo para usar. Troque a água com frequência, antes de começar a escurecer. Procure colocar água apenas o suficiente para cobrir as raízes. Na foto abaixo as cebolinhas já estão começando a crescer depois de alguns dias na água. Observe que a raiz vai crescendo também e ficando bem firme e forte.


Veja na imagem abaixo como as raízes crescem em poucos dias e se formam fortes dentro da agua. As folhinhas verdes voltam a crescer mesmo depois que foram cortadas.






Use uma tesoura para cortar os talos que vai utilizar. Observe sempre e reponha agua. Não deixe secar! água vai evaporar e precisa se manter um nível de água que mais ou menos cubra as raízes para manter a plantinha viva.


Corte as folhas salvando o talo e a raiz como da primeira vez. Mude a água e leve de volta para a janela. Dá super certo, eu já colhi muita cebolinha verde a partir de apenas um pé. Vale a pena fazer, é simples, não requer nada de especial, é super divertido ver as folhinhas crescerem novamente além de ser econômico manter esta hortinha em casa. Esta imagem mostra as cebolinhas crescendo pela segunda vez depois de terem sido cortadas.




A imagem acima mostra o crescimento quase completo a ponto de ser cortado para consumo. Este processo leva pouco mais de uma semana. A parte de baixo da planta tende a secar enquanto os brotinhos verdes voltam a aparecer mais ou menos dois dias depois de serem cortados como mostra a imagem abaixo. Depois de serem cortadas, as pontas podem ficar um pouco mais escuras.


Uma imagem de vários potinhos e vasinhos. Alho poro, cebolinha verde e salsão. Pode-se usar latas também para plantar caso preferir. Eu nunca plantei a cebolinha. Mantenho na água trocando pelo menos duas vezes por semana e cortando quando crescem.



É possível plantar em vasos e manter dentro de casa próximo a uma janela. Com certeza na terra as cebolinhas vão crescer fortes e saudáveis e produzir mais porque estarão os nutrientes do solo. Esta é uma opção, se você tiver espaço e quiser plantar, o resultado vai ser bem melhor. Espero que tenham gostado e experimentem também.

Muitas pessoas podem ter a preocupação de que este projeto possa criar mosquitinhos dentro de casa. Sim, isto é possível, e para evitar que aconteça , o ideal é sempre ter cuidado de trocar a agua com frequência e observar para que quando a raiz da cebolinha estiver escurecendo, seja descartada. Isto se a planta estiver na agua. Uma vez que foi plantada na terra, não existe preocupação com água parada que possa criar mosquitinhos.

Quando você perceber que a raiz começar a escurecer, descarte a planta ou então coloque na terra. O tempo de vida da cebolinha na água é limitado. Não deixe chegar ao ponto de começar a cheirar mal. Use o bom senso, você vai saber quando esta na hora de descartar.
FONTE  de inspiração!


TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

24 comentários

  1. São lindas suas plantas. Depois que você cuida delas e parece, muito bem, aliás, tem coragem de cortá-las?

    Abraços e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga Elaine!!!
    Obrigada pela visita!
    As plantinhas ficam lindas mesmo, da pena de cortar mas e preciso. Se eu deixar crescer muito elas comecam a secar nas pontas e os
    galhos ficar tao grandes que acabam se quebrando. Infelizmente elas tem um curto periodo de duracao, mas e incrivel, quando tu corta, em mais ou menos dois dias os brotinhos comecam a surgir de novo!
    beijos e um otimo domingo querida amiga!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amada, eu simplesmente adorei a idéia. Vc é um gênio Lori!
    Eu ja tentei tannnntas vezes cultivar cebolinhas e temperos aqui em casa, mas sempre no jardim, e elas sempre morrem, seja pelo vento, seja pela maresia daqui.
    A inteligente aqui nunca pensou em plantar na agua!
    Santa Lori e seu blog, rsrsrs.
    À algum tempo estou tentando enraizar hortelã com potinhos de agua, como vc fez com as cebolinhas e o hortelã esta nascendo as raizes. Sim, seria muito mais fácil ir em algum mercado e comprar tudo plantadinho, mas vc sabe que não seria tão divertido e não nos sentiríamos tão felizes como fazendo isso em casa. Vendo tudo brotar e germinar, vendo a vida crescer!
    A felicidade esta nas pequenas coisas minha amiga.
    Obrigada pela luz, vou lá correndo tentar dar vida a minhas quase falecidas cebolinhas rsrs.
    Milhões de beijos, com carinho,
    Jana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lori!Que linda a tua hortinha! No verão também tive uma aqui na minha varanda. Ainda tenho hortelã e alecrim. Mas a minha mãe tem uma horta(aliás um campo enorme) onde cultiva muita coisa e quase todos os produtos frescos que consumo são de lá,por isso não me incentivo muito a plantar...Mas adorei ver a tua hortinha e o modo como crias as cebolinhas, muito original!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Lori, querida,

    Minhas cebolinhas já estão nos seus vidrinhos, e ....brotando...estou encantada!!

    Quero fazer também o alho poró, vou tirar fotinhos e depois te mostro...

    Tenha uma linda semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥ˆ◡ˆ♥

    ResponderExcluir
  6. Janinha querida!
    Obrigada pela tua mensagem tao gentil e carinhosa como sempre!
    Que bom que tu gostastes da ideia e vais colocar em pratica!
    Da super certo amiga, agora mesmo vou postar mais fotos dos brotinhos de alho poro crescendo e quase prontos para colher!
    Adoro estes projetos onde se pode reaproveitar, economizar e ver os galhinhos crescerem e bom demais!
    Volta depois pra nos contar como estao os teus!
    Agora que esta chegando o inverno eu vou tentar outras ervas aromaticas tambem. Quem sabe da certo?
    beijos amiga querida!

    ResponderExcluir
  7. Lina querida!!!
    Bom que tu podes ter uma hortinha na varanda! Como nos temos um longo inverno com muita neve eu tentei encontrar uma alternativa para poder cultivar plantinhas dentro de casa. Desta maneira eu posso ter sempre meus temperinhos frescos. No verao plantamos tomates! Adoro colher tomates verdes para fritar!
    Imagino que lindo que deve ser o campo verde que tua mae tem com plantinhas e que coisa mais boa que tu podes ter sempre coisas frescas da horta! Coisa mais boa do mundo poder estar em contato com a natureza e desfrutar das delicias que ela nos oferece!
    beijos amiga querida!

    ResponderExcluir
  8. Ligia querida!!!!
    que bom saber que gostastes da ideia e estas comecando o teu proprio projeto amiga!
    Adorei e estou esperando poder ver as fotos das plantinhas lindas que tu vais cultivar!
    Mande a foto para mim por email que eu posto no blog com o teu nome ou entao se postares no teu blog eu compartilho na minha pagina!
    Um otimo final de semana para ti e tua turminha!
    beijos amiga querida!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica!Mudei de casa e sinto falta de ter plantinhas. Estou com planos de fazer uma hortinha vertical na parede do quintal, aproveitando garrafas pet. Com certeza vou plantar as cebolinhas. Será que dá certo com salsinhas também?
    Muito obrigada por compartilhar com a gente.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Vivi!!!
    Obrigada pela visita amiga!
    Acho super legal estas hortinhas verticais! Alem de aproveitar espaco fica lindo demais ver os verdinhos crescendo e tomando conta de tudo! Eu adoro!
    Tenho certeza que tu vais amar cultivar as tuas cebolinhas! E muito legal mesmo, da sempre certo e tu nao fica mais sem cebolinhas! Elas voltam a brotar depois que cortas! E bom demais! Eu vou postar uma foto nova das cebolinhas hoje.
    Pensei na salsinha mas ainda nao tive a oportunidade de fazer.
    Eu acho que da certo sim, a unica coisa que tu precisas e da raiz para poder colocar na agua.
    Quero experimentar tambem!
    Sei da que da certo com agriao mas nunca fiz.
    Quando fizeres o teu projeto na parede nos conta como ficou!
    um grande beijo querida e um otimo final de semana para ti!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! E se plantar a cebola na terra ou na água tbm não dará certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcia,

      Se tu estás falando da cebola em cabeça, eu já não saberia te dizer. Acho que plantar na terra dá certo sim, mas na água não sei se a cebola não vai apodrecer e ficar com cheiro ruim. Caso fizeres desta maneira, volta aqui para me contar como foi.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Oi Lori,
    Linda suas plantinhas. Hj vou colocar a cebolinha na água como vc ensinou e depois tbm quero fazer teste com coentro e salsinha. Ou qq outra q tiver raiz...será q dá certo? :)
    Parabéns pelo seu blog q é lindo demais e com conteúdo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris,

      Obrigada pela mensagem e elogios, fico feliz que estás aqui acompanhando o meu trabalho. Acredito que tudo o que tu conseguir com raiz, funciona sim. Quero experimentar outras plantinhas também e depois conto para vocês como foi.

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Simplesmente maravilhoso!!!!
    Fiz do jeitinho q ensinou e deu td certo....
    Parabéns por dividir td isso com nós.
    Suas receitas tbm são deliciosas.
    Estou montando tbm um blog e coloquei essa experiência lá com link do seu blog pras pessoas conhecerem.
    Dê uma olhadinha lá depois, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris,

      Muito obrigada pelo recadinho, adorei saber que gostaste e que já estás fazendo também. Bom demais mesmo saber que as coisas que eu compartilho aqui são apreciadas pelas pessoas e de certa forma ajudam.
      Fico feliz que estás com um blog também. Muito sucesso para ti, volte sempre aqui para me contar as novidades.

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Amei! Eu tb tô em um projeto desses...rs Mas por enquanto eu só tenho manjericão. A salsinha, cheiro verde e o espinafre ainda estão crescendo... Acho que vou cultivar o alho poró tb! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Amei! Tô entrando em um projeto desse... rs Por enquanto eu só tenho manjericão, mas já estão plantados (e brotando) salsinha, cebolinha e espinafre!

    ResponderExcluir
  16. Amei! Eu tb tô em um projeto desses...rs Mas por enquanto eu só tenho manjericão. A salsinha, cheiro verde e o espinafre ainda estão crescendo... Acho que vou cultivar o alho poró tb! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever! Que bom que tu já estás com estes projetos em andamento. Tudo de bom mesmo. Eu sempre tenho pelo menos as cebolinhas crescendo dentro de casa. Adoro! Nunca fiz espinafre, vou experimentar.

      Volte para me contar como estão os projetos!

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  17. Adorei as dicas!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho. Que bom que tu gostou, se fizeres volta para me contar.

      um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Olá aqui não vende a cebolinha com a raiz , se eu colocar elas dentro da água as raízes brotam de novo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Salinete, tudo bem?

      Eu não saberia te dizer se a raiz pode brotar apenas botando na água. Sempre compro com raiz para fazer estes projetos. A única maneira de saber é experimentando, e se fizer isto, me conta se deu certo.

      Um grande abraço, obrigada pela visitam volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis