Por Lori Ellis /Veganana
COMECE PREPARANDO O RECHEIO
INGREDIENTES
- 1 cebola media picada
- 1 talo de alho poro picado
- 200 gr. de cogumelos frescos cortados em quadradinhos
- palmitos picados (eu usei um vidro médio)
- 1/4 de xicara de azeitonas verdes fatiadas
- 1/4 de xicara de tomates cereja fatiados
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
PREPARO
Em uma frigideira grande aqueça o óleo. Doure a cebola e o alho poro.
Tempere com sal e pimenta e acrescente os cogumelos.
Mexa delicadamente, abaixe o fogo e deixe apurar por uns 3 minutos. Desligue a o fogo, acrescente os palmitos, as azeitonas e os tomates. Misture bem, verifique o sal e reserve enquanto prepara a massa.
INGREDIENTES PARA A MASSA
- 1 e 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 cebola pequena
- 2 xícaras de farinha de trigo comum
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos, tipo Royal)
PREPARO
Coloque os ingredientes ( menos o fermento) no liquidificador na ordem indicada acima. Bata bem ate formar uma mistura bem lisa e homogênea.
Coloque então o fermento e misture sem bater. Pode ligar o liquidificador rapidamente apenas para misturar, o fermento, o ideal e não bater depois de acrescentar o fermento na massa.
INGREDIENTES PARA FINALIZAR A TORTA
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de molho shoyo
MONTAGEM DA TORTA
Unte um refratário retangular e coloque a metade da massa e cubra tudo com o recheio e coloque o restante da massa espalhando bem para cobrir uniformemente. Na imagem abaixo você pode ver o ponto da massa e recheio.
Esta torta pode ser feita com recheios e formatos diferentes. Fica linda assada na forma redonda. A receita e apenas uma sugestão e inspiração. Prepare a sua torta conforme o seu gosto.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
Olá, Lori, querida,
ResponderExcluirEu simplesmente adoro essa torta. No almoço, no lanche da tarde...super rápida e deliciosa.
Aqui em casa, ela é top.
Citei sua sugestão de flor de laranja na minha última postagem.
Quando você tiver tempinho, dá uma espiadinha no meu blog.
Tenha um ótimo final de semana,
beijinhos,
Lígia e turminha
:))
Bom dia minha querida amiga Ligia!!!
ResponderExcluirQue delicia receber tua visita e comentarios!
Esta torta realmente e um curinga na cozinha e eu adoro tambem!
Vou la te visitar agora amiga!!!
quero ver teu post!
Um otimo final de semana para ti e tua linda turminha!
beijos amada!
Oi minha linda!!! Tem uns dias que nao tenho entrado aqui, mas e' pq nao tenho cozinhado.. Hoje estou na cozinha e como sempre visito sua blog pois vc sempre tem receitas geniais e saborosas! E tudo livre de crueldade! Te amo adoro amiga! Mas olha.... as fotos dessas comidas que voce posta deixa o Ryan e eu babando que nem caozinho com fome.. hahahaha
ResponderExcluirBjs Viviane Vegana
Viviane querida do meu coração!
ExcluirObrigada pela visita e pelo teu carinho de sempre.
Também te adoro amiga e nunca esqueci que tu foste uma grande inspiração para mim, me encorajando a comecar este blog, lembra?
Beijos amiguinha linda!
Lori Ellis
Olá, Lori!Acabei de fazer esta torta para levar para a festinha da escola da minha filha. Com a pressa esqueci-me de pincelar com o azeite de oliva e molho de soja no final:(Polvilhei a torta com manjericão seco. Ficou bonita, agora provar só na festa. Quando pedem salgados para as festas da escola costumo levar algo vegetariano, assim também posso comer algo. Acabo comprando o que eu própria levei! Só assim, senão passo fome...
ResponderExcluirDepois que provar venho aqui contar!
Beijinho
Lori, uma pergunta que talvez seja boba...eu nunca cozinhei com alho poro, acabei de comprar 3 talos. Quando vc cozinha com talo poro, vc usa a parte verde, a branca ou as 2?
ResponderExcluirObrigada...
Ola amiga Taina!!!!
ResponderExcluirBom, eu adoro alho poro e uso tudo! a parte mais clara e a mais escura. Fica excelente para fazer refogados, para sopas, enfim.... e bom demais!
Uma das coisas que eu adoro e simplesmente refogar um monte de alho poro picado em oleo e temperar o macarrao com isto!
Outra dica, da uma olhadinha nos meus projetos e quando fores cortar o alho poro tu poder usar a rais para cultivar de novo na agua. Funciona mesmo, eu sempre tenho minhas plantinhas na agua.
Espero ter ajudado querida, obrigada pela visita e volte sempre!
bjs
Uma dica para as folhas do alho poró: use na sopa de batata. Refogue cebola em rodelas, o talo em rodelas e um dente de alho espremido, acresceste um litro de água.Cozinhe em fogo baixo e amasse as batatas, quando cozidas acrescente as folhas do alho poró e ferva por alguns minutos. Delícia!
ResponderExcluirObrigada pela excelente receita.
ResponderExcluirJá fiz em casa duas vezes. Neste fim de semana, fui ao aniversário da minha sobrinha e minha irmã fez a torta para mim, Uma delícia! :)
Bia Petri
Olá Bia,
ExcluirFico muito feliz que tu ja fizeste a torta e que foi aprovada.
Que amor a tua irmã fez a torta para ti, muito querida ela!
Obrigada pela tua visita e pelo retorno da receita.
Volte sempre querida, abraços
Lori Ellis
Viviane querida do meu coracao!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo teu carinho de sempre!
tambem te adoro amiga e nunca esqueci que tu foste uma grande inspiracao para mim, lembra? Tu me encorajou a comecar este blog!
Beijos amiguinha linda!
Lina amada!
ResponderExcluirQue bom que tu fizeste a torta para a festa. Deve ter ficado deliciosa com manjericao em cima!
Esta torta realmente e uma delicia e muito facil de fazer!
Um grande beijo amiga querida, volte sempre para me visitar!
Gilda que delicia de sugestao!
ResponderExcluirDeu agua na boca! Se tem duas coisas que eu adoro e batata e alho poro. E uma combinacao perfeita! Vou fazer esta sopa de batatas com certeza!
Muito obrigada pela visita e pela dica.
beijos
Ola Bia!
ResponderExcluirFico muito feliz que tu ja fizeste a torta e que foi aprovada!
Que amor a tua irma fez a torta para ti!
Obrigada pela tua visita e pelo retorno da receita!
Volte sempre querida!
a palavra "excessão" está errada.
ResponderExcluirOla Silvia!
ResponderExcluirEm primeiro lugar obrigada pela visita ao meu blog. Agradeco a correcao. Vou verificar a grafia correta e vou corrigir.
Moro ha muitos anos fora do Brasil, as vezes me "passo" no portugues.
Ainda bem que aparecem pessoas como tu que me ajudam a corrigir meus erros de portugues.
Agradeco a gentileza.
abracos
Pronto, o erro ja esta corrigido Silvia. Tive que mudar a palavra, mas nao perdi o sentido.
ResponderExcluirMeu teclado nao tem os acentos da lingua portuguesa. Fica dificil escrever palavras com "c cedilha". Mas vamos levando assim mesmo tentando melhorar sempre.
Falhas a parte o importante e a mensagem que se passa, e isto eu tenho certeza que mesmo sem acentos ou com erros de portugues eu consigo passar.
Um grande abraco e obrigada pelo toque!
Oi Lori, adorei seu site, sempre me inspiro por aqui para cozinhar, e ontem foi a vez desta torta, que receita boa! Facinho e deliciosa! Troquei uma xícara de farinha comum por integral e acrescentei milho verde fresco e cenoura crua ralada ao recheio, ficou uma delícia e o marido adorou, nem percebeu que era vegana. Parabéns pelo seu trabalho e por lutar por este ideal, um grande abraço!
ResponderExcluirOlá Edilene,
ExcluirSeja muito bem vinda amiga. Fico muito feliz que gostaste da receita e que fizeste uma versão deliciosa e saudável. Nossa, que legal que teu marido gostou sem saber que a torta era vegana. Isto é maravilhoso! Tão bom quando a gente consegue fazer uma comidinha vegana deliciosa que agrada a todos, veganos e não veganos, e principalmente quando eles comem sem saber que é vegano. Isto sempre acontece comigo, já recebi pessoas para jantar aqui em casa que amaram a comida e começaram a pensar de maneira diferente sobre o veganismo. Continue fazendo receitinhas gostosas para o teu marido, e muito obrigada por estares fazendo a tua parte e contribuindo para um mundo melhor.
Um grande abraço para ti. Venha sempre me visitar e se precisar de alguma coisa que eu puder ajudar, estou a disposição.
bjs
Lori Ellis
Olá, estou a tempos procurando uma receita de torta que desse certo e que não ficasse empapada por dentro. Esta ficou boa, então já entrou para o caderninho das oficiais rsrs.
ResponderExcluirUma dúvida: qual a temperatura do forno? Assei a 190ºC. Ficou boa, sequinha, mas BEM fininha, quase não cresceu. É isso mesmo?
Boa noite Adriano,
ExcluirSeja bem vindo amigo. Obrigada pelo recadinho. Fico feliz que tenhas gostado da receita. A massa fica realmente fininha, não e uma torta muito alta, mas isto também pode depender do tamanho da assadeira que utilizares. Caso quiseres uma torta mais alta, use uma assadeira menor, ou aumente a receita dobrando a quantidade dos ingredientes.
Quanto a temperatura do forno, o ideal e de 180C a 200C dependendo do forno. Que bom que a tua torta ficou boa e apesar de fininha ficou gostosa.
Muito obrigada pela visita e comentário, volte sempre!
abraços
Lori Ellis
olá. Eu posso substituir a farinha de trigo por outra á minha escolha?
ResponderExcluirBoa noite Ana Sofia,
ExcluirSeja bem vinda amiga. Muito obrigada pela visita. Podes mudar a farinha a teu gosto sem problema. Se quiser fazer a versão sem glúten use farinhas como a de arroz, de grão de bico ou outra que preferir. Se fizer, me conta como ficou.
Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
Lori Ellis
Oii. Fiz esta torta e amei. Será que posso fazer numa forma de alumínio, pois adoro o crocante que fica ao redor das pizzas?? Abraço
ResponderExcluirBoa noite Amhijste,
ExcluirPode usar a forma de alumínio sem problema. Também gosto do crocante que fica ao redor das pizzas e com certeza a forma de alumínio vai deixar bem como gostas.
Que bom que fizeste a torta e ficou legal. Obrigada por escrever comentando, fiquei feliz em saber que a receita foi aprovada por ti.
Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
Lori Ellis
GrSó uma palavra: gratidão! Grata de coração pela receita!
ResponderExcluirAcabei de fazer e acrescentei uma colher rasa de farinha de maracujá (altamente saudável e não alterou o sabor)! Ficou ótima!
Beijos no coração!
Olá amiga,
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada pelo comentário tão carinhoso! É muito gratificante para mim receber este feed back dos meus amados leitores. Fiquei muito feliz que gostaste da receita, e adorei a tua ideia de acrescentar farinha de maracujá. Deve ter ficado realmente muito boa!
Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar! Adorei te receber aqui, volte sempre!
abraços
Lori Ellis
São 11 xícaras d água?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirÉ uma xícara e meia de água, não poderia ser 11 xícaras em nenhum tipo de receita. Eu modifiquei a escrita para 1 e 1/2 xícaras na receita para não haver mais dúvidas.
abraços
Lori Ellis
Obrigada, querida!!
ExcluirOi amiga,
ExcluirEu é que agradeço pela visita e pela gentileza de escrever comentando a tua dúvida que poderia ser a dúvida de muitas pessoas. Obrigada pela visita, volte mais vezes por aqui!
Lori Ellis
acabei de testar a massa, e todos adoraram :) o recheio foi diferente (pimentão, abobrinha, brócolis, tofu amassadinho com um garfo e milho). fiz numa forma menor, então ficou mais alta do que nas fotos. vai pras receitas favoritas! mais uma vez, grata pela receita!
ResponderExcluirOi Maria Clara,
ExcluirQue legal, fico muito feliz em saber que fizeste a receita e foi aprovada por todos! Coisa boa quando a gente faz alguma coisa que a família aprecia, bom demais mesmo! Obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
Lori Ellis
Lori querida!! Só eu não consigo acertar esta torta? Ela fica abatumada, como se estivesse crua e o sabor também. Assei em forno elétrico a 200°. Queria levar para uma oficina vegana com alunos mas não vai dar :( Que faço eu de errado?
ResponderExcluirBeijão querida
Oi amiga, tudo bem?
ExcluirPuxa, sinto muito que não deu certo para ti esta receita. Realmente como podes ver nos comentários, muita gente experimentou e gostou. Eu sempre asso no forno elétrico também, acho super conveniente. Não saberia te dizer o que pode ter dado errado na tua torta amiga. Muitas coisas podem ter acontecido. A primeira coisa a ser avaliada seriam os ingredientes, especialmente o fermento. O sucesso de uma receita depende muito dos ingredientes que se usa. E quando fica abatumada, pode ser por causa do fermento utilizado. Outro problema pode ser o forno. Pelo que eu entendi, tu fizeste mais de uma vez a não deu certo, sempre fica abatumada. Tenta fazer de novo amiga, troca os ingredientes. Se quiser me dar mais informações, para que eu possa te ajudar a entender o que aconteceu, escreve novamente. Vou ficar feliz se conseguir te ajudar de alguma forma.
Um beijo amiga, fico no aguardo da tua resposta!
Lori Ellis
Adoro essa torta porém nunca consegui pincelar a mistura de shoyu.. como você faz? eu misturo shoyu com azeite mas eles não se misturam.. fica muito ruim de pincelar.
ResponderExcluirOi Nathalia, tudo bem?
ExcluirNa realidade eles não se misturam, mas um ajuda o outro na hora de pincelar. Se achares mais fácil usa somente o shoyo e se quiser pode diluir com um pouco de água para não ficar com um sabor muito acentuado. Não se preocupe em pincelar com perfeição, faz como der, tenho certeza que vai ficar bom. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes e me conte como ficou quando fizer a torta novamente.
Lori Ellis
Olá! Eu fiz essa receita mas a massa ficou muito fofa.. A torta se desmanchava quando tentava tirar um pedaço da travessa, tive que pegar com colher.. :( sabe o que pode ter causado isso? Quase sempre meus bolos veganos ficam fofos demais, se desmanchando quando tento cortar
ResponderExcluirOi Juliane, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Não sei te dizer o que pode ter causado o fato de a tua torta ter ficado fofa como falas. Se seguiste a receita não deveria ter acontecido isto. Da próxima vez que fizeres tenta colocar um pouco mais de farinha na massa, quem sabe ajuda. Outra coisa, verifique os ingredientes que utilizaste. A farinha e o fermento são ingredientes super importantes em qualquer receita de bolo ou torta, e se não estiverem novinhos pode dar problema. Mas no teu caso eu acredito que pode ter sido um problema de consistência da massa que tenha ficado muito mole e por isto não ficou boa no final. Espero ter ajudado, se fizer de novo me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis