Petiscos de Grão de Bico

Receitinha deliciosa e muito nutritiva. Petiscos de grão de bico temperados e assados. A inspiração veio de uma pagina do facebook que sigo há muito tempo e adoro, Veganurth. Fica bom demais, e simples e rápido de preparar. Eu fiz ao meu modo, modifiquei os temperos e adorei o resultado. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Esta receita é apenas uma inspiração. Você pode usar ervas e temperos de sua preferencia e inventar o sabor que mais lhe agrada. O uso do zaatar é opcional e a falta dele não altera em nada o resultado da receita, portanto não se preocupe caso você não tiver, use os temperos que você tiver em casa e prepare em poucos minutos este saboroso petisco para a sua família.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 40min



INGREDIENTES


  • 2 xícaras de grão de bico cozidos "al dente" em água sem sal
  • 2 colheres de sopa de Zaatar * (opcional)
  • sumo (suco, caldo) de meio limão
  • temperos e ervas de sua preferencia
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva


PREPARO

Em uma vasilha coloque o grão de bico previamente cozido e bem escorrido. Tempere com os ingredientes acima citados e deixe descansar por uns 15 minutos antes de levar ao forno. Coloque então em uma travessa ou forma grande, espalhe bem e leve ao forno pré-aquecido a 160C para assar por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem dourados. Mexa de vez em quando para que fiquem dourados por igual e bem sequinhos. Veja abaixo como cozinhar o grão de bico. 



COZINHANDO O GRÃO DE BICO

Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a receita com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho. Evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas. O ideal sempre que possível é preparar os alimentos em casa. A sua saúde agradece!
Lave bem o grão de bico em água corrente pelo menos duas ou 3 vezes. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Deixe esfriar os grãos para preparar a receita. Depois disto tempere e siga as instruções acima.


ATENÇÃO!

Zaatar nesta receita, é um ingrediente OPCIONAL como está listado acima. Eu usei porque tinha curiosidade de experimentar. Você pode usar os temperos de sua preferência, o que tiver em casa sem nenhum prejuízo ao resultado final da receita. Portanto NÃO se preocupe caso não tiver ou não encontrar para vender. Uma dica legal de substituição, são ervas secas como orégano, manjericão, ou o que você tiver em casa. Caso queira experimentar o Zaatar, você pode procurar em mercados de especiarias ou lojas de produtos importados. Clique aqui para pesquisa de compra online.


SAIBA MAIS SOBRE O ZAATAR

* Zaatar é um tempero da culinária Síria, Árabe e Libanesa. Uma mistura de folhas verdes de tomilho (secas e moídas ), com sementes de gergelim e summac. E bom demais, e se você ainda não conhece esta delicia, vale a pena experimentar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Oi Lori!

    Sumi porque estou viajando, mas sempre venho dar uma espiadinha nas suas delícias.
    Me interessei muito pelo zaatar, vou ver se acho por aqui, fiquei com vontade de experimentar.
    Eu ganhei lemon pepper da minha vovó, estou amando usá-lo nas receitas.
    Adorei sua visitinha.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi querida,

      Bom demais sempre receber a tua visita aqui na minha casinha amiga!
      Caso não encontrares o zaatar me avise que eu mando pra ti daqui.
      Também gosto muito do lemon pepper. E muito especial.

      beijos querida, volte sempre e se precisar de alguma coisa me escreva la no facebook.

      Excluir
  2. Olá, parabéns pelo blog! vinha perguntar o que é sumac, aquilo que se mistura c/ o gergelim e as folhas de tomilho. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,

      Eu coloquei uma explicação sobre o sumac na receita. Vou colar aqui para que tu possas ver também.

      *Sumac é um tempero produzido do fruto de um arbusto que cresce em todo o Oriente Médio e o Mediterrâneo. Seus frutos e sementes variam de cor entre vermelho tijolo e púrpura escuro.
      Os frutos são colhidos pouco antes de amadurecerem e são deixados para secar ao sol. Depois são normalmente triturados e vendidos em pó. O tempero adiciona um sabor ácido (azedo), mas muito especial, diferente do que pode ser obtido com o limão.

      Muito usado na cozinha turca como tempero para salada, e o sabor natural de limão combina com qualquer tipo de salada. Os turcos cortam cebolas bem finas e misturam ao sumac,dando um sabor ácido especial a cebola, que pode ser também adicionada em sanduíches ou mesmo a comida. *

      Caso quiseres ver fotoda planta, e so procurar no google. Eu não publiquei foto aqui porque não posso publicar fotos que não me pertencem.

      Obrigada pela visita,

      abraços



      Excluir
  3. Boa noite! Qual a quantidade de sumac? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelop,

      Nesta receita eu utlizei o zaatar que é um tempero feito com uma mistura de folhas verdes de tomilho com sementes de gergelim e sumac.

      Não usei o sumac separado, por isto não listei nos ingredientes.

      Qualquer um dos temperos utilizados nas receitas é opcional, e pode ser substituído por qualquer outro tempero que preferires.

      Portanto não se preocupe com o sumac nesta receita, o que eu usei foi uma mistura de sumac com outras ervas que se chama zaatar.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida por favor escreva.

      abraços e muito obrigada pela participação.

      Excluir
  4. Gostaria de saber quanto tempo aproximado o grão de bico deve ser levado ao forno para dourar? E o forno em que temperatura? Obrigada e parabéns pelas receitas de tanto sucesso! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo recadinho tão carinhoso. O tempo de forno é de mais ou menos 30 minutos a uma temperatura média de 160C. Neste tempo de forno mexa os grãos de vez em quando para que eles fiquem dourados por igual e bem sequinhos. Se fizeres a receita volta aqui para me contar como ficou, e se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente.

      um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis