Ricota Crua de Macadâmia

Esta receita é maravilhosa! Além de ser fácil de preparar, rende muito e fica uma delicia para servir com legumes frescos, torradinhas, crackers ou recheio de sanduíches.A mesma receita pode ser feita com castanhas de caju seguindo o mesmo processo de preparo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Esta ricota fica bem cremosa. O sabor é suave e delicado. Perfeita para utilizar em canapês, para servir com legumes frescos, torradinhas, crackers, para recheio de sanduíches, lasanhas, macarrão crudívoro ou convencional e outras receitas onde se possa utilizar a ricota. Por ser uma receita crudívora e não levar ágar ágar, esta ricota não pode ser cortada em fatias porque não tem consistência suficientemente firme para isto, mas pode ser perfeitamente modelada.



INGREDIENTES


  • xícaras de macadâmias cruas
  • água filtrada o suficiente para demolhar as macadâmias
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1/2 xícara de água filtrada para preparar a ricota
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • sal a gosto


PREPARO

Lave e escorra as macadâmias. Coloque de molho em um recipiente de vidro, tampe e leve a geladeira por pelo menos 2 horas. As macadâmias após duas horas de molho, estarão bem hidratadas para utilizar. 



Escorra a água e leve as macadâmias ao processador e coloque o dentinho de alho. Processe um pouco e comece a acrescentar a água a medida que vai processando.




Coloque o sal a seu gosto. Se você quiser pode temperar a ricota com ervas secas ou qualquer tempero que desejar.






O Nutritional Yeast para esta receita é um ingrediente opcional. Se você não tiver, não se preocupe, a sua receita vai ficar boa da mesma forma. A única diferença vai ser no sabor porque o nutritional yeast tem um sabor acastanhado que lembra o queijo e fica muito bom mesmo. Se você quiser experimentar visite a Loja Veganana clicando aqui

Acrescente o Nutritional Yeast se for utilizar. Processe mais ate terminar de colocar a meia xícara xícara de água. Se for necessário desligue o processador e use uma espátula para empurrar a massa processada para baixo e poder processar novamente. 




A massa processada da ricota vai ficar bem branquinha. Continue processando até ficar cremosa e desmanchar bem todos os pedaços de macadâmia.




Para modelar use um recipiente do tamanho e formato que preferir ( de preferencia não use plástico pois o mesmo libera substâncias nocivas à saúde, coloque um fiozinho de azeite de oliva e espalhe com um pedaço de papel toalha. Coloque então a ricota, aperte bem com a colher e leve a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Na hora de servir coloque a ponta de uma faca em um cantinho do recipiente e remova com cuidado a "bolinha" de ricota no prato onde vai servir. Você poderá ajustar com a colher e modelar para que fique bem direitinho. Sirva gelada acompanhando legumes frescos ou como preferir. Conserve na geladeira em recipiente de vidro fechado por no máximo 3 dias.


Saiba mais ou compre Nutritional Yeast visitando a Loja Veganana. Clique aqui

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Olá, Lori,

    Mas, que bela foto.

    Eu não sei onde encontrar macadâmia...

    Nunca vi nos mercados por aqui...

    Querida, tenha um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:)

    ResponderExcluir
  2. Ligia minha amada!
    Desculpe nao ter respondido tua mensagem. Nao recebi notificacao amiga e somente agora eu vi que me escreveste.
    Como tu esta amiga? espero que tudo esteja bem contigo.
    Obrigada pela visita e pelo comentario tao carinhoso como sempre!
    Eu acho que a macadamia e facil de encontrar em mercados publicos em bancas de produtos importados ou especiarias.
    Tambem tem a possibilidade de comprar online. Muita gente compra online por ser mais facil de encontrar certos itens que nao estao disponiveis nas lojas.
    Tambem e possivel encontrar em lojas de produtos naturais.
    Esta mesma receita pode ser feita com castanhas de caju. E so seguir as instrucoes e tu consegues um otimo resultado mesmo nao encontrando a macadamia.
    Um grande beijo para ti e tua turminha! Volte sempre amiga!

    ResponderExcluir
  3. Sobre a conservação, quanto tempo dura em geladeira?
    Obrigado!
    André

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Andre!
    Esta receita assim como qualquer queijo vegetal pode ser conservada na geladeira de 3 a 4 dias. De preferencia coloque em um pirex ou pratinho de vidro com tampa para manter o frescor.
    Aqui em casa quando eu faco nao dura mais de 3 dias nunca!
    Obrigada pela visita e participacao!

    abracos

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis