Por Lori Ellis /Veganana
Leia tudo com muita atenção antes de começar. Se preferir, pode substituir as avelãs por nozes ou amêndoas, e o cacau por alfarroba. Basta seguir as instruções da receita e quantidades indicadas. Veja abaixo as imagens ilustrando o passo a passo da receita. É bem mais fácil do que você imagina.
- 1 abacate maduro de tamanho médio
- 1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar
- 1/4 xícara de agave néctar ou melado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
PREPARO DO RECHEIO
👉 Leve os ingredientes listados ao liquidificador e bata até conseguir um creme bem lisinho e homogêneo. Coloque em um pote de vidro, tampe e leve ao refrigerador enquanto prepara a massa.
- 2 xícaras de avelãs cruas
- 1 xícara de tâmaras sem caroço
- 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
- 1/2 xícara de agave néctar ou melado
👉 Comece pelas avelãs. Lave bem e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente água. Deixe de molho por pelo menos 2 horas. Após o tempo de molho, escorra bem a água das avelãs com o auxilio de uma peneira. Deixe por alguns minutos escorrendo para eliminar o máximo possível a água.
👉 Leve as avelãs ao processador e processe até que fiquem como mostra a foto abaixo. Depois acrescente as tâmaras uma a uma e continue processando. Acrescente o cacau e o agave néctar ou melado. Continue processando até obter uma massa bem consistente que possa ser modelada.
👉 Dobre o papel sobre a massa como mostra a foto abaixo e pressione com as mãos para espalhar a massa aumentando de tamanho e diminuindo a espessura.
👉 Coloque a massa no centro do papel para que você possa trabalhar bem a modelagem do retângulo. Eu pensei em usar o rolo de macarrão para modelar esta massa, mas achei mais seguro fazer com as mãos mesmo. A massa é bem fácil de trabalhar e eu não tive problemas. Usando as mãos é possível controlar melhor a espessura desejada.
👉 Continue pressionando a massa com as mãos procurando sempre manter o formato de retângulo e ajeitando nos cantinhos com a ponta dos dedos. Abra o papel e se for necessário, retoque o retângulo com a faca ou espátula para poder cortar as fatias também retangulares e montar o bolo.
👉 Separe as fatias e espalhe sobre o papel vegetal deixando uma pequena distancia entre elas. Esta quantidade de massa rendeu 14 fatias e ainda sobraram as bordas que cortei e fiz mais um retângulo recheado.
👉 Espalhe uma camada da cobertura sobre a segunda fatia. Depois de preparar todas as fatias com o recheio e cobertura, fatie algumas avelãs cruas para decorar.
ResponderExcluirOi Lori,
Mas que bolo, heim? Pura
tentação. (rsrs)
Beijos.
Obrigada pela visita e pelo comentario querida Maria Cristina!!!
ExcluirEu agora estou tentando uma linha mais saudavel e estou eliminando o acucar totalmente da minha dieta.
Vou postar algumas receitas que ainda tenho em rascunho, mas de agora em diante somente farei receitas sem açúcar e sem glúten!
Um grande beijo para ti minha amiga!
Nossa Lori...deu vontade de sair do sofá e fazer agora...mas nao tenho abacate e nem agave ou melado, mas ja ta na lista de compras e vou fazer de certeza... lindo como tudo q tu faz...bjinhox
ResponderExcluirObrigada querida Luciana Ferro!!!
ExcluirEste bolo realmente me surpreendeu. O sabor e incrivel amiga, e facil de fazer e super saudavel.
Faz e depois me conta como ficou!
Obrigada pela visita e pelo teu carinho!
bjsssss
Opaaa, sem glúten tbm ;)
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentario querida Maria Cristina!!!
ResponderExcluirEu agora estou tentando uma linha mais saudavel e estou eliminando o acucar totalmente da minha dieta.
Vou postar algumas receitas que ainda tenho em rascunho, mas de agora em diante somente farei receitas sem acucar e sem gluten!
Um grande beijo para ti minha amiga!
Ganhou uma seguidora pois também estou eliminando o açúcar da dieta juntamente com o leite.
ExcluirObrigada querida Luciana Ferro!!!
ResponderExcluirEste bolo realmente me surpreendeu. O sabor e incrivel amiga, e facil de fazer e super saudavel.
Faz e depois me conta como ficou!
Obrigada pela visita e pelo teu carinho!
bjsssss
Gostei da receita, Luciana, Parabéns. Vou experimentar. Uma dúvida: como leva abacate no recheio, a torta tem que ser consumida no dia ou pode ser guardada na geladeira ou freezer?
ResponderExcluirOla Nadir!!!!
ExcluirObrigada pela visita!!!
Tenho certeza de que vais gostar muito desta receita!
Este bolo tem que ser conservado em geladeira e fica fresquinho por 3 dias. Nao sei quanto a congelar porque nunca o fiz, mas acho que nao deve ficar legal porque tem o acabate. O melhor sempre e consumir fresco.
Um grande abraco para ti querida, volte sempre!!!!
Lori Ellis
Deve estar uma delícia! Deu água na boca! Vi no facebook e precisei vir aqui ler a receita... hummmm =9
ResponderExcluirOla querida Raquel!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pela mensagem!
A pagina do face e ligada ao blog, todas as receitas estao aqui no blog com links postados na pagina que e apenas para promover o blog!
grande beijo e volte sempre!!!!
Ola Nadir!!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita!!!
Tenho certeza de que vais gostar muito desta receita!
Este bolo tem que ser conservado em geladeira e fica fresquinho por 3 dias. Nao sei quanto a congelar porque nunca o fiz, mas acho que nao deve ficar legal porque tem o acabate. O melhor sempre e consumir fresco.
Um grande abraco para ti querida, volte sempre!!!!
Lori Ellis
Boa noite,
ResponderExcluirObrigada por compartilhar essa maravilha! Um beijo.
Boa noite Luiza!!!
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita e pelo comentario tao gentil!
Fico feliz que tenhas gostado da receita! Aguarde que logo vou postar mais receitinhas deliciosas e saudaveis como esta!
grande abraco e volte sempre!
Ola! Eu ja nao gosto muito de abacate, gostaria de saber se fica um gosto acentuado de abacate ou se na mistura nao da pra sintir muito.
ResponderExcluirOla!!!
ResponderExcluirPode fazer sem medo, mesmo que nao gostes de abacate porque NAO da para sentir gosto nenhum de abacate por incrivel que pareca.
O creme e de um sabor muito suave e o cacau mais o melado ou agave que e usado anula completamente o sabor do abacate.
Caso fizeres por favor volte aqui para comentar como ficou e se realmente gostaste.
Oi! Eu gostaria de saber se é possível substituir as avelãs por amendoas. obrigada
ResponderExcluirGeeente, que bolo é esse ??!?! :) amei esse blog, parabéns!
ResponderExcluirOi Lori!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que eu visito seu blog e adoreei as receitinhas, uma mais gostosa que a outra! Sou ovo-lacto e estou no processo de me tornar vegana, e eis que nesse meio termo eu me deparo com essa delícia de bolo! Quero muito fazer. Achei super bacana por que ele nem vai ao forno e parece que fica muito gostoso! Obrigada pela receita viu? Sucesso no blog!
Beijinho
Ola amigo(a) que perguntou sobre a substituicao por amendoas.
ResponderExcluirEu acredito que pode ser feito sim, nunca fiz, mas acho que deve ficar bem gostoso. Se caso fores fazer com amendoas inteiras eu sugiro que deixe de molho por 2 horas e depois remova as cascas. Escorra bem as amendoas antes de processar.
Caso fizeres com amendoas fatiadas, deixe de molho por mais ou menos 1 hora e tambem escorra bem a agua antes de processar.
Estes cuidados ajudariam a manter a consistencia da massa.
Caso fizeres com amendoas volte aqui para nos dizer como ficou!
abracos e um otimo final de semana
Nathy querida!!!!!
ResponderExcluirObrigada pelo teu carinho!
Ja fui visitar o teu blog e assinei! Estou vendo tuas receitinhas, adorei!
Obrigada pela visita, obrigada pelo teu carinho!
Volte sempre amiga!
Bom dia Juliana!!!
ResponderExcluirMuito obrigada pela tua visita e pelo teu recadinho tao carinhoso!
Este bolo e realmente maravilhoso amiga, muito facil de fazer e o resultado surpreende mesmo.
Fico feliz que tenhas gostado do blog, estou na torcida pelo sucesso na tua transicao para o veganismo. Conte comigo, se precisares de alguma dica, receita, enfim.... e so escrever!
Muito sucesso para ti amiga!
bjsss
Não encontro tamara na minha cidade, me falaram que tem um epoca certa, mas gostaria tanto de fazer, tem outra que da para substituir?
ResponderExcluirOlá, o bolo é maravilhoso, mas não consegui obter a massa como a sua. eu não achei tâmara in natura, só seca. mas eu acho que não consegui processar a massa o suficiente, meu aparelho está mais pra lá do que pra cá! Mas ficou maravilhoso, mesmo assim. Ah fiz com amêndoas. Ficou ótimo! bj
ResponderExcluirJá fiz 3 vezes e é sempre um sucesso. Hoje foi minha esposa que resolveu fazer mas como ela tem alergia a avelãs, usou nozes e pra mim ficou muito melhor. Ela ficou tão empolgada que já quer testar outras variações como usar ameixas secas no lugar das tâmaras e etc...
ResponderExcluirOutra coisa é que não faço em vários pedaços como mostrado na receita mas em 3 camadas e cubro ele todo com o recheio.
Parabéns pelo Blog... virei fã.
Ola amigo que perguntou sobre as tamaras. Caso nao encontrares pode fazer com passas de uva ou ameixas secas. Da certo tambem. Nao vai ficar tao doce como com as tamaras, mas fica muito bom.
ResponderExcluirUse da mesma forma que eu indiquei para usar as tamaras e vai dar bem certinho.
Outra possibilidade e comprar as tamaras online. Tem varios sites no Brasil que vendem este tipo de produto online.
Obrigada pela visita e participacao.
abracos e volte sempre!
Ola Erica!
ResponderExcluirEu nao usei tamaras in natura. As que usei sao secas, desidratadas. Alias, nunca vi tamara in natura amiga. Tu adiciona agua nas tamaras para hidratar. Fica muito bom. Pens que a massa nao ficou como tu queria amiga, mas o importante e o sabor. Se ficou gostoso e o mais importante.
Beijos querida, obrigada pelo comentario e visita.
Volte sempre!
Ola amigo Clauzemberg!
ResponderExcluirMuito obrigada pelo comentario.
Que bom que voces gostaram e estao experimentando variacoes que tambem sao super gostosas e saudaveis.
Imagino a delicia que deve ter ficado com nozes! Otima ideia!
Esta receita permite muitas variacoes de ingredientes.
Quando fizeres de novo fz uma foto e posta na pagina Veganana para que eu possa compartilhar com o pessoal!
Muito obrigada pela participacao. Abracos para ti e tua esposa.
Voltem sempre!
Lori Ellis
Ei... Que delícia de tentação! Obrigado por postar. Guardei e vou fazer assim que puder.
ResponderExcluirQual a marca do processador que voce usa? Ele pica bem pequeninho? Estou procurando um bom para fazer o arroz crudivoro de couve flor e receitas como essa.
Vinicius.
Adorei a receita, mas dá pra substituir o abacate? não gostamos aqui em casa.
ResponderExcluirLori, estou testando mil receitas para o aniversário da minha filha, e resolvi testar esta sua. Como não tinha tâmaras, usei ameixa seca, e como só tinha 1 xícara de avelãs, fiz meia receita.
ResponderExcluirNa hora da montagem, resolvi fazer outra coisa: em vez de formato de bolo, enrolei usando uma colher de sobremesa como medida, em formato de brigadeiro mesmo. Meia receita rendeu 37 bolinhas (fora o "desperdício" de comer um pouquinho ali e outro pouquinho aqui enquanto estava fazendo). Tanto eu quanto minha filha de 1a10m adoramos. Congelei as bolinhas e vou fazer um teste daqui a uns dias para ver se descongelam bem, aí eu faço com antecedência.
Ah, nem cheguei a fazer a cobertura...
Super obrigada por compartilhar esta receita tão prática!!
Ola Vinicius!
ResponderExcluirObrigada pelo comentario amigo, e muito obrigada por acompanhar o blog!
Esta receita e deliciosa demais! Vale super a pena fazer. Tu vais te surpreender com o resultado.
Quanto ao processador, o meu e um Kitchen Aid. Nao e dos mais potentes mas da pro gasto.
Eu moro nos Eua. Nao tenho muita informacao sobre os processadores a venda no Brasil, mas posso te garantir que um processador de medio porte da conta do recado.
Nao e necessario um super processador nao.
Qualquer coisa que fores fazer, comeca processando pequenas quantidades e vai acrescentando aos poucos para nao sobrecarregar o processador caso ele nao tenha muita potencia. Especialmente no caso de ingredientes mais duros como no caso das avelas.
Se fizeres qualquer uma das receitas, por favor volte para me contar como ficou!
Qualquer duvida me escreve, ok?
abracos
Ola amigo (a) que perguntou sobre substituir o abacate.
ResponderExcluirPode sim, se tu nao gostas de abacate pode fazer um creme bem consistente com castanhas de caju demolhadas e vespera.
Super simples, faz o mesmo procedimento do creme de abacate. Bate no liquidificador as castanhas com um pouquinho de agua para dar o ponto de cremosidade e depois acrescenta o cacau em po, o agave, melado ou mesmo tamaras para adocar. Pode colocar um pouco de essencia ou extrato de baunilha. Fica super gostoso, cremoso e com uma consistencia muito boa.
Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me porgunte.
abracos e obrigada pela visita
Marilia querida!
ResponderExcluirQue ideia genial! Nossa, imaginei so a delicia que deve ter ficado a tua invencao em cima desta receita!
Eu posso te adiantar que congelei este bolo e ficou otimo quando descongelei. Nao sei como vai ficar no teu caso, mas imagino que vai dar certo sim!
Me conta depois como ficou, se puder faz fotos e me manda!
Um grande abraco, obrigada pelo comentario e visita!
Volte sempre!
Lori!! Passando aqui só para te atualizar. Já faz tempo que o aniversário da minha filha passou (foi em janeiro), mas as bolinhas fizeram o maior sucesso. Fiz com um mês de antecedência, congelei, e elas descongelaram super bem em pouco tempo. Só deixei disponível para as crianças (mesa dos pequeninos, que não tinha nada com açúcar), mas de vez em quando via alguns marmanjos roubando umas. hahaha
ExcluirMuito obrigada!!
Marilia, que delícia, imagino como deve ter sido legal poder servir doces saudáveis para as crianças e o melhor de tudo, ver que elas gostaram. Tudo de bom amiga, fiquei super feliz pelo teu retorno.
ExcluirMuito boa a idéia de congelar porque assim tu pode fazer com antecedência e ficou bem prático para ti depois só descongelar e servir.
Um grande beijo querida, volte sempre para me visitar!
Lori Ellis
Dá pra fazer usando liquidificador em vez de processador??
ResponderExcluirOla Larissa!
ResponderExcluirPode sim, mas tenha o cuidado de acrescentar os ingredients e bater aos poucos para nao danificar o motor do teu liquidificador. Dependendo da potencia fica mais facil, mas se o teu nao for muito potente eu sugiro que tu liquidifique pequenas porcoes de cada vez. Pode demorar um pouco mais, mas funciona.
Um grande abraco, obrigada pela visita e Feliz Natal!
Boa tarde,
ResponderExcluirAlguém já fez usando mel em vez do melado? A proporção é a mesma?
Ola Robson,
ExcluirEu não uso mel, e não saberia te dizer se fica bom. O problema do mel e que tem um sabor muito forte e pode alterar a receita. Alem do que se usares mel esta receita não sera mais vegana.
Se isto não e problema para ti, podes usar sim, mas eu aconselharia usar em menor quantidade para não ficar muito forte.
Outra sugestão seria aumentar a quantidade de tâmaras e não usar melado ou mel.
Como esta massa e crudivora, e fácil corrigir a consistência quando esta processando.
O importante que o resultado final seja uma massa que possa ser modelada como eu mostro nas fotos.
Isto quer dizer que se fores usar as tâmaras, tu podes aumentar na mesma proporção do melado, e se fores usar mel, diminua um pouco a quantidade.
Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida e so escrever.
abraços e obrigada por visitar o blog.
Oi Lori!!!
ResponderExcluirSou vegetariana há mais de 15 anos e estou amando seu blog!! O mais difícil pra mim era justamente conciliar sabor com praticidade e suas receitas são PERFEITAS!!! Obrigada por compartilhar e pode continuar testando coisas aí!!! kkkk
Mas minha dúvida nessa receita é q onde moro é difícil encontrar avelãs, amêndoas, nozes e tâmaras... Dá pra substituir por castanha do pará ou de caju? E as tâmaras por ameixas secas?
Mt obrigada!!
Daniely
Ola Daniely,
ResponderExcluirQue delicia ler a tua mensagem!
Obrigada pelo teu carinho em me escrever e elogiar o meu trabalho. Estou sempre testando novidades, e sempre em busca de soluções praticas e saudáveis para vocês.
Bom, tu podes usar castanhas no lugar de avelas, sem problema. Fica bom demais, e tu não precisa mudar nada na receita, so muda os ingredientes e da o ponto da massa no processador conforme as instruções da receita.
As tâmaras também podem ser substuidas por ameixas, passas de uva ou então banana passa. Qualquer fruta seca que tu encontrares pode ser utilizada sem problema.
Se tiveres mais alguma duvida me escreve aqui ou na pagina do facebook.
um grande abraco e muito obrigada pela tua visita e mensagem tao carinhosa!
Volte sempre!
oi querida, aqui as castanhas são caríssimas! Avelãs também. Tâmaras R$ 40,00 kg R$ 60,00 nozes.
ResponderExcluirJá fizeste com amendoim? Eu sei que não é o melhor para isto mas é o mais acessível. E o melado é raw?
Adoro todas as tuas receitas, algumas já incorporei. Beijão
Ola K DM,
ExcluirInfelizmente tudo o que e bom e mais caro do que a gente gostaria de pagar... aqui onde moro também são caríssimas.
Mas a gente pode buscar alternativas como a tua sugestão maravilhosa de usar o amendoim.
Pode usar sim, eu nunca experimentei, mas fiquei curiosa e vou fazer uma receita parecida com esta usando amendoim que com certeza e bem mais acessível.
O melado não e raw porque passa por processo de aquecimento durante a fabricação. Eu coloquei como alternativa porque muitas pessoas não tem como comprar o agave néctar e o melado mesmo não sendo raw e uma excelente alternativa vegana para esta receita.
Claro que se usar melado não vai ser mais raw, mas paciência, a gente faz o que pode, como pode e dentro das condições que se tem não e mesmo?
Obrigada pelo recadinho tão simpático, pela visita e pela prosa, volte sempre! abraços
Obrigada por compartilhar esta receita maravilhosa! Posso fazer este bolo na véspera?
ResponderExcluirOla Rosana,
ExcluirPode sim, não tem problema nenhum. Conserve na geladeira em recipiente fechado, de preferencia de vidro ou louça. Dura mais tempo se usares este tipo de material.
Me conta como ficou se fizeres amiga.
Obrigada pela visita e por acompanhar o meu trabalho
abraços e Feliz Pascoa!
Ah Lori, mil vezes obrigada por essa receita! Fiz pro aniversário do meu namorado e foi um sucesso absoluto, e mesmo pra mim que sou formiga descontrolada e assumida um pedaço foi mais que suficiente. Postei no blog com os devidos e merecidos créditos :D Também fiz as trufas de nozes, e o molho de tomate que aidna não postei mas postarei em breve, mesmo não tendo nenhuma restrição alimentar estou amando seu blog e as receitas! Parabéns por ser tão criativa nas suas preparações.
ResponderExcluirBeijão,
Victoria.
Que recadinho mais fofo Victoria!
ExcluirQue bom que voces gostaram, que o namorado aprovou e que foi sucesso no aniversario dele. Obrigada pelo retorno da receita e tambem por compartilhar.
Vou visitor o teu blog e com certeza serei tua seguidora.
Um grande beijo querida, adorei a tua visita e vou retribuir em seguida.
Volte sempre!
Mais uma delicia.
ResponderExcluirObrigada pelo recadinho Paula!
ExcluirAdorei a tua visita e comentário, volte sempre amiga!
abraços
Sera o bolo do meu nivet. Vou fazer e depois te conto.
ResponderExcluirOla amigo (a),
ExcluirLegal que escolheste este bolo para comemorar teu aniversario.
Quero saber como ficou, me conta se gostaste.
Se tiveres alguma duvida me escreva que eu te ajudo.
abraços e muito obrigada pela visita
Sou ovolactovegetariano há 3 meses e posso dizer que essa é a primeira receita que tem ingredientes com certa facilidade de se achar, pode ter várias substituições e EU ENTENDI TUDO ahjahhaha
ResponderExcluirTambém quero virar vegano mas parece tão difícil mas não vou desistir!
Ola Felipe,
ExcluirParabéns pelas tuas escolhas, mesmo que ainda não sejas vegano, estas com um pe na estrada vegana. As mudanças tem que ser conscientes sempre respeitando os nossos limites e vontade.
Já acho maravilhoso que es lacto-vegetariano, já e meio caminho andado, pode ter certeza!
Que bom que gostaste da receitinha. procurei explicar muito bem para que não fiquem duvidas já que e uma receita um pouco mais elaborada.
Com certeza podes fazer varias substituições. O importante e acertar a consistência tanto da massa do bolo como do recheio e cobertura.
Se tiveres alguma duvida me escreve que eu te ajudo.
Não desista não, continue na tua caminhada, quando tu menos esperar já seras mais um vegano neste mundo!
um grande abraço, volte sempre e me conte se fizer alguma receita
Bah, não consigo abrir mão do chocolate ainda, mas essa receita, bem como o blog me motivaram ! Meu filho vai completar 1 ano e não quero que ele se alimente de nenhum deridavo de leite, estamos banindo os pouco a pouco aquu em casa e tuas receitas vão ajudar muito.. obrigada por se dedicar a compartilhar essas delícias !
ResponderExcluirMas bahhhh Amanda!!!
ExcluirQue bom que tu estas criando o teu filho sem leite. Com certeza esta e a melhor decisão, oferecer ao teu filho alternativas saudáveis de alimentação sem produtos de origem animal que são nocivos a saúde de todos, especialmente de crianças.
Parabéns pela decisão de banir estes alimentos da vida de vocês. Fico muito feliz que de alguma forma as minhas receitas contribuem para isto.
Tem muitas alternativas de receitas veganas deliciosas e fáceis de fazer que com certeza tu vais gostar.
Se precisar de alguma dica ou ajuda, escreve que eu terei o maior prazer em te ajudar.
mazaaaa guria, pelo teu "bah" eu imagino que tu es gaúcha assim como eu, hehehehe
beijos
Lori Ellis
Acredita que hoje que ouvi falar em bolo cru!! Vou tentar fazer sua receita com os ingrediente que tenho. VC tem Instagran? Gostaria de te marcar lá, se não tiver coloco o link do seu blog mesmo!
ResponderExcluirBoa noite Mary,
ExcluirQue legal tê-la aqui! fico feliz que gostaste da receita e vai tentar fazer. Pode substituir os ingredientes sem problema, e se precisar de alguma ajuda me escreve lá na pagina do facebook que fica mais fácil.
Sim, eu tenho instagram http://instagram.com/blogveganana, pode me marcar que a gente se encontra por lá também.
Tu vai amar as receitas de sobremesas crudivoras!
beijos querida, obrigada pela visita e comentário
Lori Ellis
Olá! Vou tentar fazer este bolo! Mas gostaria de saber se é possível trocar a avelã por castanha do Pará, por exemplo. Tenho alergia à avelã e à nozes =(
ResponderExcluirObrigada!
Olá amiga,
ExcluirPode sim, eu usei avelãs porque por incrível que pareça são mais baratas do que as castanhas do Para onde eu moro. (Eua).
Na realidade a castanha do Para aqui em casa e usada apenas como complemento nutricional. Não costumo usar em receitas porque como são importadas do Brasil são caríssimas para nos.
Também e possível fazer com amêndoas se tu preferir.
Se fizeres esta receita, volte aqui para me contar como ficou. Caso precisar de mais alguma informação ou dica, estou a disposição.
abraços
Lori Ellis
Este Bolo faz. Inha boca silivar você e Demais com Suas Receitas
ResponderExcluirObrigada pelo carinho de escrever Vani querida!
ExcluirTão bom te encontrar por aqui entre uma receitinha e outra.
Um grande beijo amiga, volte sempre para me visitar
Lori Ellis
Pode usar o damasco no lugar da tâmara?
ResponderExcluirOla FyNanda,
ExcluirSeja bem vinda! pode sim, a unica coisa é que o damasco não é tão doce quanto a tâmara. Mas vai ficar muito bom também. Talvez tu tenhas que aumentar um pouco a quantidade de melado ou agave para ficar mais docinho, caso desejares.
Se fizer, volta aqui para me contar como ficou.
abraços
Lori Ellis
De olhar parece bom vou tentar fazer também... E parabéns pelas explicações bem fáceis e praticas.
ResponderExcluirOI Raquel,
ExcluirObrigada pela visita e comentário. Quando fizeres me conta como ficou. É bem fácil de fazer, e realmente fica uma delícia. Espero que gostes!
Adorei que tu veio me visitar, volte mais vezes!
abraços
Lori Ellis
Nossa, desejei muito esse bolo! kkkk Já fiz uma listinha com as coisas pra comprar no supermercado. Ansiosa para fazer!
ResponderExcluirPs.: Estou amando ter conhecido seu blog. Parabéns e continua com ele sempre!
Beijos
Oi Juliana, tudo bem?
ExcluirObrigada pela visita e comentário e espero que tenhas gostado do bolo se fizeste. Se ler esta mensagem, escreve me contando como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
Volte sempre!
Lori Ellis
Adoro suas receitas! Muito obrigada por dividi-las conosco!
ResponderExcluirAbraços
Luciana
Oi Luciana, tudo bem?
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada pelo carinho de escrever. Fico feliz que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhares o blog.
Um grande abraço
Lori Ellis
Olá Lori! Eu tb quero agradecer por seu lindo trabalho. Por dividir conosco essas maravilhosas receitas! Adoro seu blog! Mandei um mail pra vc com fotos do leite condensado de aveia e o brigadeiro que fiz, espero que tenhas recebido! Novamente muito obrigada por tudo!
ResponderExcluirAbraço
Luciana
Oi Luciana,
ExcluirQuerida, eu vi o teu email sim e já vou responder. Fiquei super feliz que fizeste os brigadeiros e agradeço pelas fotos. Vou postar, adorei! Se tu puder posta na página da Veganana que eu compartilho lá também. Muitas pessoas perguntam sobre a possibilidade de fazer brigadeiros. Eu nunca fiz, mas tem muitas pessoas que fizeram e escreveram comentando que ficou muito bom. Preciso experimentar também. Não sou muito fã de brigadeiros, mas vou fazer mesmo assim, hehehe
Muito obrigada pelo teu carinho de escrever esta mensagem tão fofa e mais uma vez obrigada por compartilhar a tua experiência com a receita e nos enviar fotos. Um grande abraço, venha mais vezes para me visitar!
Lori Ellis
E se fizer com o liquidificador? Dá o mesmo resultado?
ResponderExcluirBeijos <3
Oi Milly, tudo bem?
ExcluirO creme de recheio e cobertura foi feito no liquidificador, e a massa eu fiz no processador porque achei que ia ficar mais fácil. Se quiser pode fazer a massa no liquidificador, mas se o teu liquidificador não for muito potente tenha cuidado para não danificar o motor. Eu sugiro que se fizer no liquidificador use pouca quantidade de cada vez e adicione mais aos poucos. basta ter um pouco de paciência que dá certo sim. O motivo pelo qual eu recomendo cuidado é porque as avelãs são grandes e mesmo tendo sido deixadas um pouco de molho são duras e um pouco difíceis de processar.
Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou.
Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
olA!!! QUE TENTAÇÃO ESSA TORTA!!!! DA PARA FAZER COM CASTANHA DO PARÁ? VOU FAZER NA FESTA DA MINHA FILHA ESTOU SELECIONANDO TAMBEM ALGUMAS RECEITAS
ResponderExcluirOi Marilia, tudo bem?
ExcluirSeja muito bem vinda amiga! obrigada por escrever este recadinho tão simpático. Tu podes usar castanha do pará sim, siga as quantidades indicadas e as instruções de preparo são as mesmas. A castanha do pará é deliciosa e muito nutritiva, e com certeza vai resultar em um bolo lindo e muito especial para a festa da tua filha. Se fizeres, me conta como ficou, espero que gostes e desde já desejo que a tua festa seja um sucesso e mando um grande abraço para ti e a tua filha. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
Lori Ellis
Que beleza de receita, Lori! Parabéns.
ResponderExcluirFiquei com algumas dúvidas: o agave, tenho algumas informações de que não é saudável, então eu não consumo (você pode ler mais sobre isso nesse link se quiser: https://www.docelimao.com.br/site/doce-sabedoria/2056-denuncia-xarope-de-agave-desmascarado.html)
Já o melado, acredito não ser crudívoro, já que passa por processos de alta temperatura.
Então me veio a dúvida: o que será que eu posso usar para adoçar, que seja crúdivoro mesmo, no lugar desses dois? Eu não consumo mel.
Você teria alguma outra sugestão?
Acho que esse será meu primeiro bolo crudívoro de aniversário, então, MUITO OBRIGADO por compartilhar! Mesmo! ;)
Oi Tarso, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Que bom que gostaste e queres experimentar. Depois que eu fiz esta receita recebi mensagens de pessoas falando sobre o agave. Tu tens toda a razão, o agave não é uma opção saudável, e eu já não uso há muitos anos. Eu tenho usado como substituto, o xarope de maple (maple syrup), que é muito comum e barato aqui nos Eua. Até vou colocar como alternativa para quem quiser manter a receita crudívora, sem usar o melado, que não é crudívoro. O grande problema do maple syrup, é o preço no Brasil, e infelizmente não tem nada que se possa fazer. mas esta é uma opção, e outra seria fazer um caramelo de tâmaras, que é bem mais saudável. Para fazer o caramelo de tâmaras, basta deixar um punhado de molho com água no dobro da quantidade de tâmaras, em recipiente de vidro tampado na geladeira de um dia para o outro. No outro dia é só bater no liquidificador as tâmaras e o líquido, acrescentando água até conseguir a consistência desejada, que no cado desta receita seria de um xarope, mais líquido do que cremoso. Espero ter ajudado, e se fizer a receita volta para me contar como ficou. Se tiver mais alguma dúvida que eu possa ajudar, escreve novamente.
abraços
Lori Ellis
mas que lindeza!!! muito agradeço pela dica!! so uma coisa: como substituir as tamaras? aqui nao ha!!! beijos!!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita. As tâmaras podem ser substituídas por passas de uva tanto brancas como pretas. As brancas são um pouco mais mocinhas do que as pretas, e eu acho que ficariam perfeitas para a receita. Se quiser pode misturar as duas ou então usar ameixas pretas que também fica bom. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis