Hambúrguer de Arroz e Cenoura sem Glúten

Essa receita é uma deliciosa sugestão para aproveitamento de sobras de arroz ou risoto. Muito simples de preparar, você pode usar os ingredientes que tiver em casa, aproveitando sobras de verduras, legumes e ervas frescas para criar um delicioso hambúrguer. Eu fiz assado, mas se você quiser pode dar uma grelhada rápida na frigideira depois que retirar do forno para uma crosta mais crocante, ou fritar se preferir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de arroz cozido ou sobras de risoto
  • 1 xícara de cenoura ralada bem fina (pode ser processada)
  • 1 cebola pequena (eu usei roxa porque era o que tinha)
  • 1/4 xícara de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de molho shoyo (opcional)
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada ou orégano
  • 1/4 de xícara de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
  • óleo vegetal para untar a assadeira
  • sal e pimenta a seu gosto


PREPARO


Em uma vasilha misture os ingredientes e coloque por ultimo a farinha. Pode usar qualquer tipo de farinha sem glúten. Eu usei de grão de bico porque era o que tinha em casa. Caso você preferir pode usar farinha de trigo integral ou branca na mesma quantidade indicada na receita. O ponto ideal para modelar os hambúrgueres é quando não grudar mais na mão. Caso seja necessário coloque um pouco mais de farinha para conseguir modelar mais facilmente.



Faça bolas do tamanho que desejar e modele os hambúrgueres com a mão. Coloque em uma assadeira untada com óleo. 



Leve ao forno pré-aquecido para assar em uma temperatura de 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourado. Na metade do processo, vire os hambúrgueres com o auxilio de uma espátula para que fique assado por igual dos dois lados.



Pronto, e só servir esta delicia como preferir. Eu servi com um pratão de salada.  Se quiser montar o seu hambúrguer com pão, alface, tomate e cebola roxa em rodelas, pepino, abacate, maionese, ketchup.... Fica simplesmente maravilhoso.





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

22 comentários

  1. Boa noite

    Você fala em muitas receitas desse ingrediente: Nutritional Yeast, aonde encontrou para venda?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Livia!
    Este produto nao se encontra a venda no Brasil. Somente online em sites dos Eua.
    Eu vendo este produto e ainda tenho alguns em estoque ai no Brasil. Caso estiveres interessada posso te passar as informacoes de como adquirir.
    Se quizeres pode escrever uma mensagem inbox na minha pagina no facebook.
    Abracos e muito obrigada pela tua visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Linda!
    Ai q delícia de hamburguinho, amanha vou fazer pra almoçar....hummm!!!
    Viu tbm quero q vc me conte como posso adquirir aquele Nutritional.
    Será q o levedo substitui ele?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris,

      Obrigada pelo recadinho querida!
      Me mande uma mensagem na pagina Veganana que eu te passo todas as informações de como adquirir o Nutritional Yeast.

      Caso quiser pode comprar conosco ou então comprar direto em sites americanos como o Iherb ou Amazon.

      Espero ter ajudado, me escreva lá na pagina que e mais fácil para mim responder por lá. Aqui eu recebo muitas mensagens que vão direto para as receitas e muitas vezes algumas acabam se perdendo, como foi o caso da tua que eu somente vi agora... desculpe a demora, espero que voltes aqui para ler a resposta.

      abraços e muito obrigada por estar aqui, volte sempre!

      Excluir
  4. Nutritional yeast é lêvedo de cerveja encontrado nas lojas de produtos naturais ai no Brazil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Audrey,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário.
      O nutritional yeast possui as mesmas propriedades nutricionais do levedo de cerveja encontrado no Brasil, mas é um produto completamente diferente no sabor.
      O levedo de cerveja deve ser usado com parcimônia nas receitas pelo sabor amargo que tem. Ao passo que o nutritional yeast tem um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo e é muito utilizado em receitas veganas exatamente por isto.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Esta Receita e Boa demais parabens pelas suas Receitas e uma Melhor que a outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanizinha querida,

      Esta receita é ótima para aproveitar sobras de arroz. Fica uma delícia mesmo amiga.
      Obrigada pelo teu carinho em escrever e principalmente obrigada por acompanhar o meu trabalho e estar sempre presente.

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Fiz exatamente como na receita, mas não deu liga... até consegui moldar os hambúrgueres e por para assar, mas na hora de virar eles desmantelaram 😦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Laine,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Sinto muito que não deu certo para ti, talvez tenha sido necessário colocar um pouco mais de farinha como eu comento na receita, talvez a massa que fizeste tenha ficado muito mole, e mesmo que tenhas conseguido modelar os hambúrgueres, na hora de assar eles se desmancharam porque a massa não estava suficientemente firme.
      Da próxima vez que fizeres tenta colocar um pouco mais de farinha para deixar a massa mais firme. Espero que dê certo e que tu gostes. Se fizeres novamente, escreve para me contar como ficou. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, escreve de novo.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Respostas
    1. Boa noite Carol,

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Amei! Ótimo para adolescentes que torcem o nariz para tudo o que é saudável. Convencê-Los de mudar pra melhor é uma missão "quase" impossível...quase porque sou a Tom Cruise deste filme!!!! Kkk
    Obrigada!!! E se for possível, mais, mais,mais, delicinhas assim <3

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, tudo bem?

    Fico muito feliz que gostaste da receita. É uma deliciosa alternativa para quem gosta de hambúrguer, e com certeza adolescentes gostam. A melhor maneira de "convencê-los" é fazer comidinha gostosa para eles. Tem muitas coisas gostosas aqui no blog que podem agradar adolescentes. Dá uma pesquisada, são muitas receitas e lanches deliciosos e fáceis de fazer. procura nas tags que tu encontra os grupos de receitas. Outra sugestão é que acompanhes a página do blog no Facebook onde diariamente são postadas receitas bem variadas e casualmente ontem eu postei um álbum de lanches.
    Confere lá que tu encontra tudo. https://www.facebook.com/VegananaOficial/

    Um grande abraço, obrigada pelo carinho de escrever e continue acompanhando o blog que sempre tem novidades para vocês.

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  10. ola, gostaria de congelar, mas nao tenho ideia de como fazer, alguem pode me ajudar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Para congelar basta modelar os hambúrgueres, colocar em uma travessa grande lado a lado e levar ao congelador para pré-congelar até endurecer o suficiente para que possam ser embalados. Depois disto tu podes usar uma caixa de plástico própria para congelamento e forrar com papel vegetal e dispor os hambúrgueres pré-congelados em camadas alternando com um pedaço de papel vegetal a cada camada de hambúrguer. Tampa o recipiente e leva ao freezer. outra opção é embalar um por um em papel vegetal. Se fizeres assim podes colocar depois de embalados em um saco plástico e levar ao freezer. Se quiser usar papel alumínio para embrulhar. Eu pessoalmente não gosto de colocar o papel alumínio direto nos alimentos. O que eu faço é pré embalar no papel vegetal e depois no alumínio. Para manter o frescor eu recomendo deixar no freezer por no máximo 1 mês. Espero ter ajudado. Se fizer a receita me conta como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Oi Lori Ellis, eu fiz hoje mas ficou tipo um bolinho, menos com jeito de hambúrguer, sabe? É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, tudo bem?

      Na realidade é a mesma ideia de fazer o famoso bolinho de arroz. O que faz com que fique parecido com hambúrguer é o formato com que foi modelado e o sabor final da combinação de temperos. É assim mesmo, o importante é que tenha ficado gostoso, e se não ficou parecido com hambúrguer, quando fizeres novamente podes modelar de forma a ficar mais semelhante ao hambúrguer. O sabor fica por conta dos temperos que utilizares, e isto é muito pessoal e pode variar nesta receita que é super versátil. Espero ter ajudado, e agradeço muito por acompanhar o blog e escrever comentando a tua experiência com a receita.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Obrigada Lori por compartilhar e nos incentivar com suas
    receitas. Cássia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz que as minhas receitinhas inspiram as pessoas e incentivam a cozinhar. Agradeço muito por acompanhares o blog e vir me visitar. Adorei, volte sempre!

      abraços
      Lori ellis

      Excluir
  13. Olá Veganana, muito boa, rápida e econômica esta receita assada, eu já a fazia mas frito, vou experimentar o assado também. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Fico feliz que tenhas gostado da receita e agradeço muito pelo comentário. Assado fica muito gostoso também e sem dúvida mais saudável. Me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis