Almôndegas Crudivoras de Couve-Flor

Estou simplesmente apaixonada pela culinária crudívora! Comida viva, cheia de energia e nutrientes, e o melhor de tudo, muito saborosa! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Pensei em algo diferente para fazer com couve flor e resolvi preparar almôndegas crudívoras. Servi com macarrão de abobrinhas e um delicioso molho de tomates com tâmaras. Aprovadíssimo aqui em casa, inclusive pelo marido que não gosta muito de couve-flor. Ficou uma delicia e virou receita! prepare apenas a quantidade que vai ser consumida para manter o sabor e nutrientes.

Rende 12 unidades pequenas



INGREDIENTES PARA AS ALMÔNDEGAS

  • 1/2 xícara de nozes demolhadas
  • xícara de floretes de couve flor
  • 1 dente de alho pequeno
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1/4 de xícara de amêndoas
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Comece preparando as nozes. Enxágue rapidamente  em água corrente e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada e deixe descansar por 30 minutos.  Escorra as nozes e deixe na peneira por uns 5 minutos. 



Coloque as nozes no processador, acrescente o alho e triture um pouco apenas para misturar. Acrescente a couve-flor ( use somente as flores e guarde o caule para outras receitas), o sal e a pimenta, 1 colher de sopa de salsa e 1 colher de sopa de cebolinha, e triture até obter uma mistura homogênea.



Remova a mistura do processador e coloque em um pirex. Depois disto acrescente o restante da salsa e cebolinha, mais duas colheres de cada uma. Misture com uma espátula e reserve.




Volte ao processador. Coloque as amêndoas, o Nutritional Yeast (se for utilizar), o sal e a pimenta e processe até obter uma espécie de farinha grossa.




Não se preocupe se você não tiver nutritional yeast. Use os temperos que tiver em casa e sua receita vai ficar ótima. O nutritional yeast é usado mais como tempero pelo seu sabor acastanhado que lembra o queijo, e apenas dá um toque especial no sabor. Saiba mais ou adquira o Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI






Este é o ponto ideal da farinha de amêndoas depois de processada.




Leve a farinha de amêndoas ao pirex e misture delicadamente na massa de couve flor. Esta mistura vai ajudar a dar consistência à massa das almôndegas.


Com o auxilio de uma colher pequena e modele as bolinhas. Não modele com as mãos pois a massa é muito delicada e vai grudar nas mãos. É bem fácil modelar com a colher. Retire uma porção que caiba na colher e coloque em um prato aberto, modelando em forma de pequenas bolas.






Disponha as bolinhas em um prato mais fundo onde possa cobrir com o molho e reserve. Este tempo de pausa ajuda a incorporar os temperos, e dar mais sabor para as almôndegas. 



INGREDIENTES PARA O MOLHO DE TOMATES

  • 3 tomates bem maduros sem as sementes
  • 3 tâmaras sem caroço
  • 1 dente de alho pequeno
  • 2 talos de cebolinha verde
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • salsa e cebolinha verde picadas a vontade


PREPARO

Se for usar tomates orgânicos, você pode manter a casca removendo apenas as sementes. Caso seus tomates não forem orgânicos, remova a casca também.  

É muito importante remover as sementes dos tomates nesta receita, para evitar que formem muita agua. O ideal é um molho mais consistente.

Corte os tomates em pedaços grandes. Leve as tâmaras o alho, os talos de cebolinha verde e um dos tomates ao processador. Reserve os outros dois tomates. Processe bem até desmanchar as tâmaras e  obter uma espécie  de pasta.




Acrescente o azeite, o sal, a pimenta e leve os outros dois tomates para processar junto com a salsa e cebolinha picados. Agora é jogo rápido, processe rapidamente apenas para desmanchar os tomates, formando um molho mais consistente como mostra a foto ao lado. 




Despeje o molho sobre as almôndegas. Este processo é muito importante para que as almôndegas absorvam o sabor do molho uma vez que são cruas. Enquanto isto você prepara o macarrão com a abobrinha.


INGREDIENTES PARA O MACARRÃO

  • 1 abobrinha verde descascada (grande)
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de sumo (caldo, suco) de limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem


PREPARO






Lave bem e descasque uma abobrinha verde de tamanho médio. Corte no Spiroli ou um cortador similar, se você tiver um, ou então veja as instruções de como cortar abaixo.
Se você não tem um spiroli ou outro aparelho para cortar as abobrinhas, não se preocupe, é possível fazer o macarrão cortando com a faca. Corte a abobrinha no sentido do comprimento fazendo fatias finas (pode ou não remover as cascas) Depois disto corte estas fatias no sentido do comprimento também formando uma espécie de talharim. É muito fácil de fazer, basta seguir as instruções acima e você pode fazer um delicioso talharim de abobrinhas. Se você se interessar em adquirir o cortador Brieftons (similar ao Spiroli) visite a Loja Veganana neste link AQUI

Leve o macarrão de abobrinhas a um pirex, esprema o limão, adicione o azeite de oliva e tempere com sal e pimenta a seu gosto.  Deixe descansar por no mínimo10 minutos pelo menos antes de montar o prato e servir, para que a abobrinha pegue o gosto do tempero. 





Este período de pausa faz com que a abobrinha fique macia e com uma consistência e textura mais parecida com macarrão. Depois disto monte o prato. Disponha o macarrão em um prato, remova as almôndegas do pirex com muito cuidado usando uma colher. Decore a seu gosto e sirva em seguida. 







ESTA RECEITA FOI DESENVOLVIDA POR LORI ELLIS E PERTENCE AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR POR FAVOR LINKE PARA A PAGINA DA RECEITA NO BLOG EM RESPEITO AO MEU TRABALHO DE CRIAR, PREPARAR, EDITAR E FOTOGRAFAR AS RECEITAS. OBRIGADA!

33 comentários

  1. Esta receita está um show, amiga! Que maravilha! :)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ana Paula!
    Nutritional Yeast ou Levedura Nutricional e um fermento inativo que pode ser utilizado como suplemento alimenticio ou como tempero.

    Sao flocos de cor amarela com um sabor bem especial que lembra o queijo. Pode ser utilizado em muitas receitas quando se quer um sabor de queijo.
    Possui alta concentracao de proteinas, vitaminas do complexo B e acido folico, e baixo teor de gordura e sodio.

    Caso tiveres interesse em adquirir este produto entre em contato comigo pela minha pagina do facebook.

    Muito obrigada pela tua participacao e mensagem.
    abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameiii estou com uma.filha de.18 anos que a um ano virou vegetariana mais disse que quer ser vegana😍😍😍super apoio ela😙

      Excluir
  3. Carmem, amada!!!!
    Obrigada pela tua mensagem tao querida! Saudades de ti e louca para saber noticias!
    beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Lori querida, fizemos essa receita aqui em casa e foi um sucesso. Ficou realmente muito gostosa. Fará parte do nosso receituário fixo e quero fazer para a primeira visita que convidarei. Ah!! A tua receita de maionese já faz parte do nosso cardápio, todas as semanas fizemos e nos deliciamos!! Obrigado pela tua dedicação.

    ResponderExcluir
  5. Aonde vc comprou o seu Spiroli, estou louca num desses! :3

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de saber se dá para processar usando o liquidificador?
    Grata

    Sandra Helena

    ResponderExcluir
  7. Ola Jussara!
    Desculpe a demora em responder a tua mensagem. Recebo muitas mensagens e as vezes alguma escapa e eu acabo nao respondendo. Faco o possivel para responder todas.
    Fico imensamente feliz em saber que gostastes das receitas e que algumas ja fazem parte do teu cardapio!
    Esta receita me surpreendeu tambem. Nao apenas pelo sabor mas pelo lindo visual.
    Um grande abraco querida, obrigada por estar aqui e pelo teu lindo recadinho!
    bjssss

    ResponderExcluir
  8. Ola Kika!
    Me desculpe tambem nao ter respondido antes tua mensagem. Como falei na resposta anterior, faco o possivel para responder todas, mas as vezes acontece de eu me perder, rsrsrsr
    Entao, o Spiroli e um produto importado. E vendido nos Eua.
    Como eu moro aqui fica mais facil para mim comprar.
    Logo terei a minha lojinha virtual onde vou vender produtos veganos e inclusive o spiroli.
    Caso quizeres comprar por tua conta, basta ter cartao de credito internacional, e ir no Amazon que eles vendem e mandam para o Brasil.
    O custo em media incluindo frete fica em torno de 180 a 200 reais.
    Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreve aqui ou la na pagina do facebook.
    As vezes la e mais facil para mim receber as notificacoes e responder mais rapido.
    Abracos querida, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha q coincidência entrei aqui por acaso e vi sua resposta! Salvei essa receita pra fazer qdo eu tiver esse tal negocinho, mas por aqui encontrei um fatiador que ainda vou testar pra ver se sai o macarrãozinho, depois te conto, salvei todas as receitas crudívoras pra ir testando aos poucos, apesar de não ser 100% crudívora gosto muito da tal rawfood, vc é uma gênia com essas receitas maravilhosas! Vou fazendo com o que eu tenho, um beijo pra tiiii :) Namastê

      Excluir
    2. Kika querida,

      Já tinha publicado a tua resposta mas não tive oportunidade de responder. Pois então amiga, caso tu quiser, agora nos temos o aparelhinho portátil de fazer macarrão de legumes para vender.
      Me escreve la no facebook ou aqui mesmo que eu te passo todas as informações.
      Eu também amo comida crudivora embora também não seja 100%.
      Obrigada pelo carinho em escrever, por me visitar e deixar estes recadinhos tão fofos.
      grande beijo amiga!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Oi Sandra!
    Pode usar o liquidificador sim querida. Se caso tiveres a tecla pulsar, use aos poucos e controle o resultado. Neste caso nao tem problema porque tu vais fazer as bolinhas mesmo. So nao bata muito para nao formar uma pasta. O gostoso e ter uma leve crocancia da couve-flor.
    abracos amiga, obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Adooooooro todas suas receitas, mas como sou crudívora só experimentei as mesmas e estou me deliciandooo! Em especial essas almondegas de couve flor, incrivelmente incríveis, fica um prato PERFEITO, na quantidade perfeita e um sabor mais que perfeito! Agradeço muuuito o seu compartilhamento e estou no aguardo de novas receitas sensacionais como essas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Joana,

      Muito obrigada pelo teu comentário tao fofo!
      Bom começar o dia lendo estas palavras tao amáveis e incentivadoras!
      Fico feliz que gostaste desta receita.
      Realmente esta combinação me impressionou pelo sabor, pelo visual, e com certeza por ser uma refeição super saudável e simples demais de fazer.
      Estou em fase de reconstrução do blog e muitas mudanças virão. E um trabalho que demanda tempo, mas vale a pena. Logo vocês terão um blog moderno e cheio de receitinhas gostosas e saudáveis.

      Obrigada por estar aqui amiga!
      beijos

      Excluir
  11. Que delicia estas almondegas crudivoras. Eu também estou começando a gostar da comida crudivora. Vou fazer estas almondegas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Cristina,

      Muito obrigada pela visita minha amiga. Estes dias fui visitar teu blog e deixei um recadinho para ti na deliciosa receita de tiramisu vegano que eu ainda vou fazer. Adoro, cada vez que vejo aquela foto da vontade de comer esta delicia!

      beijos

      Excluir
  12. Estas almondegas são ótimas! Já fiz varias vezes e sempre fica a sensação de quero mais em todos aqui de casa. Da ultima vez exagerei na massa da couve flor. Aproveitei no dia seguinte recheando abobrinha, cobrindo com o molho de tomate e parmesão de castanha de cajú. Forno e delícia!! Não ficou crua mas vegana e saborosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Puxa que legal que já fizeste e todos na tua casa aprovaram. Fico muito feliz. Aqui em casa e a mesma coisa. Ate as pessoas que não gostam muito de couve flor, comem e gostam, rsrsrs
      Olha que ideia genial, adorei a tua criatividade aproveitando a couve flor para fazer recheio. imagino que deve ter ficado muito boa mesmo.

      Um grande abraço para ti. Muito obrigada pelo teu comentário tão carinhoso. Volte sempre para me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Adorei a receita. Sabe me dizer se o macarrão feito sem o SPiroli fica semelhante a quando feito com ele? Ficou idêntico a um macarrão convencional.
    Além disso, não conhecia esse Spiroli, achei muito legal, mas vi pra vender só em sites do exterior. Tu sabe de algum lugar q venda no Brasil?
    Obrigada,
    Sophie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sophie,

      Esta receita eu fiz com o spiroli convencional. Menina, fica igualzinho mesmo ao macarrão de verdade. Eu gosto porque o spiroli faz o macarrão ficar redondinho como se fosse um espaguete.
      Tem outra versão de cortador portátil que também faz macarrão, mas fica chatinho como se fosse um talharim. Os dois são muito bons, o resultado apesar de ser em formato diferente, e o mesmo, e uma delicia!

      Nos vendemos os dois aparelhos na nossa lojinha online. Vou te dar os links para que tu possas dar uma olhadinha. No momento só temos o portátil disponível. Vamos ter o spiroli grande talvez no final de fevereiro. ~

      A nossa lojinha ainda não esta pronta, esta em fase final de organização. Vou te dar o endereço apenas para que possas conhecer e ver os aparelhos. Por enquanto estamos vendendo direto na pagina do facebook.

      Caso visitares a lojinha e te interessar em adquirir alguma coisa, escreve uma mensagem na pagina da Veganana no facebook que eu te passo todas as informações. Se tiveres mais alguma duvida estou a disposição.

      Muito obrigada por escrever, volte sempre por aqui para me visitar!

      Lori Ellis

      http://loja.veganana.com.br/home/63-spiroli.html

      http://loja.veganana.com.br/utensilios-/29-cortador-de-legumes-em-espiral.html

      Excluir
  14. Este prato serve frio? pode ser aquecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga (o),

      Sim, este prato e crudivoro e servido frio. Caso quiser, pode amornar um pouquinho. Fazendo desta maneira fica muito mais saudavel porque as enzimas e vitaminas ficam intactas. As receitas crudivoras tambem podem ser amornadas em uma temperatura de no maximo 50C. Por incrivel que pareca mesmo frio, fica uma delicia!
      Caso tu preferir fazer a versao tradicional cozida, pode levar ao forno normal e deixar dourar um pouco. Neste caso a receita nao sera mais crudivora, perde um pouco dos mutrientes, mas ainda assim e saudavel e deliciosa.

      Se fizeres, me conta como ficou. Um grande abraco e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  15. Estou começando a fazer pratos mais saudáveis, sou iniciante....só não entendi, este prato serve frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga (o),

      Sim, este prato e crudivoro e servido frio. Caso quiser, pode amornar um pouquinho. Fazendo desta maneira fica muito mais saudavel porque as enzimas e vitaminas ficam intactas. As receitas crudivoras tambem podem ser amornadas em uma temperatura de no maximo 50C. Por incrivel que pareca mesmo frio, fica uma delicia!
      Caso tu preferir fazer a versao tradicional cozida, pode levar ao forno normal e deixar dourar um pouco. Neste caso a receita nao sera mais crudivora, perde um pouco dos mutrientes, mas ainda assim e saudavel e deliciosa.

      Se fizeres, me conta como ficou. Um grande abraco e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Oi gostaria de saber se a couve flor é crua, ela não cozinha com o molho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dilza,

      Seja muito bem vinda amiga!
      Esta receita é crudívora. A couve flor é crua e não vai ao fogo em momento algum. O que acontece é que ela fica coberta com o molho antes de servir para pegar bem o sabor e isto faz com que o molho penetre nas bolinhas deixando bem macias.
      Se tu preferir pode levar ao forno depois de pronto e fazer a versão cozida desta mesma receita. Várias pessoas já fizeram e aprovaram.Se quiser levar ao forno, use temperatura média e deixe por uns 15 minutos cuidando para o molho não secar. Caso fizeres a receita, escreve novamente me contando como ficou.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Lori Ellis, muito grata por essa receita! Fiz ontem, o jantar ficou maravilhoso!
    Um abraço,
    Gisele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem querida?

      Que alegria para mim saber que contribui de alguma forma para o teu jantar de Ano Novo com esta receitinha simples e muito deliciosa. Obrigada por escrever comentando. Fiquei feliz!
      Feliz Ano Novo para ti e para os teus, muito obrigada por acompanhar o blog.
      Um grande abraço!
      Lori Ellis

      Excluir
  18. Desde que vi essa receita não sosseguei até fazer!Com muito amor, fui lá e fiz e, aproveitei para servir minha família que tinha acabado de ter uma intoxicação alimentar e queriam muito comer uma comidinha mais tranquilinha...o resultado? Amaram...e olha que ninguém é vegetariano ali!Fez muito sucesso e eu fiquei realmente impressionada com a mistura desses sabores!Fiz a receita ao pé da letra e fiquei perplexa ao ver que fica maravilhoso :) Gracias pela partilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      Bom te ver aqui, acabei de responder outra mensagem tua. Obrigada pelo carinho de escrever comentando sobre a receita. Bom demais saber que fizeste e foi um sucesso. Sinto muito que as pessoas da tua família tiveram intoxicação alimentar. Que bom que conseguiste agradar a eles com esta receita.
      Como é bom quando servimos comidinha vegana para quem nem é vegetariano e eles gostam. Fiquei super feliz que vieste me visitar novamente, e agradeço muito por acompanhar o blog.

      Venha sempre me visitar, um grande abraço!
      Lori Ellis

      Excluir
  19. Olá
    É possível fazer essa receita assada no forno? À que temperatura e tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Este prato é crudívoro e foi servido frio. Se quiser manter na versão crudívora, pode até amornar um pouquinho controlando a temperatura do forno. Fazendo desta maneira fica muito mais saudável porque as enzimas e vitaminas ficam intactas. As receitas crudivoras também podem ser amornadas em uma temperatura de no máximo 50C. Por incrível que pareça mesmo frio, fica uma delicia!
      Se preferir fazer a versão tradicional cozida, pode levar ao forno normal e deixar dourar um pouco em temperatura de 160 a 180C por uns 20 minutos. Neste caso a receita não será mais crudívora, mas vai ficar deliciosa da mesma maneira, embora perca em valor nutricional. Eu nunca fiz no forno, mas acredito que para que as almôndegas fiquem firmes, é necessário acrescentar algum tipo de farinha na modelagem para evitar que as mesmas se desmanchem enquanto estiverem assando. Se fizer a receita me conta como ficou. Espero ter ajudado. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis