Você pode modificar a cobertura usando outras frutas como pêssego, manga, maçãs, kiwi, uvas, ou o que você tiver em casa. Também pode acrescentar bananas ao creme de castanhas de caju para enriquecer o sabor e deixar o creme mais leve.
INGREDIENTES PARA A CROSTA
- 2 xícaras de amêndoas orgânicas, sem torrar
- 15 tâmaras hidratadas
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pitadinha de sal do Himalaia
PREPARO
Hidrate as tâmaras deixando de molho em água filtrada por pelo menos 2 horas em recipiente de vidro. Eu usei mais ou menos 15 tâmaras tipo medjol.
INGREDIENTES PARA O RECHEIO
- 1 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
- 1/4 xícara de maple syrup ou melado* (veja as alternativas abaixo)
- 1/4 xícara de óleo de coco (ou creme vegetal)
- 1/2 xícara de água filtrada
- sumo (caldo, suco) de meio limão
- 2 bananas bem madura
* DICAS:
➥ Se você não tiver o maple syrup que é um produto importado e talvez seja difícil encontrar, pode usar melado. O melado não é crudívoro, mas não tendo outra alternativa, é uma opção razoável embora tenha açúcar.
➥ Se não quiser usar nenhum dos dois e preferir manter a receita mais saudável na versão crudívora, aumente a quantidade de bananas bem maduras para 3 unidades.
➥ Outra opção seria fazer uma pastinha de tâmaras e misturar ao recheio para adoçar. Se quiser fazer a pastinha, coloque umas 5 unidades de tâmaras de molho por pelo menos 2 horas. Depois bata no liquidificador com o líquido do molho até formar uma pasta. Neste caso o recheio vai ficar um pouco mais escuro, mas muito mais delicioso e saudável.
➥ Se você não tiver tâmaras pode usar passas de uva branca e fazer o mesmo processo preparando uma pastinha depois de hidratar as mesmas.
PREPARO
Corte duas bananas de tamanho médio em rodelas não muito finas. Espalhe as rodelas sobre o creme pressionando levemente para que elas se acomodem bem antes de colocar a camada de morangos. Se você quiser pode colocar mais uma camada de creme sobre as bananas e depois decorar com os morangos.
Corte os morangos em fatias do tamanho e formato que desejar e decore a torta a seu gosto. Cubra com um filme plástico e leve ao freezer por 2 horas antes de servir.
RAW STRAWBERRY BANANA TART
I've always wanted to try a raw fruit tart. This is the first one I made, but more will come for sure. It was simply wonderful! Besides the amazing taste and the beautiful appearance, I have to say it was so simple and fun to make. You should try to make one, I'm sure you're going to love it.
INGREDIENTS (CRUST)
- 2 cups organic raw almonds
- 15 soaked pitted dates
- 1 tsp vanilla extract
- 1 pinch of salt
DIRECTIONS
Soak dates for 5 minutes and drain. In a food processor pulse the almonds into a coarse meal, like a thick flour. Add dates one by one and keep pulsing to combine the ingredients. Add vanilla and salt.
The crust should hold together when you press it between your thumb and fingers. If is still to dry, add a little bit of water and pulse until it reaches the desired consistency.
Place evenly in a median sized tart or a springform pan. Firmly press the mixture into the bottom and up sides of the pan. If necessary, wet your hands to make spreading the mixture easier. Cover with plastic wrap and put it into the freezer while you prepare the creamy filling.
INGREDIENTS (FILLING)
- 1 1/2 cup raw cashews
- 1/4 cup maple syrup
- 1/4 cup coconut oil
- 1/2 cup filtered water
- juice of 1/2 lemon
- 1 small very ripe banana
DIRECTIONS
In a blender crush the cashews and maple syrup into a paste while adding a little bit of water. Add frozen banana, coconut oil and lemon juice. Blend them throughly until completely smooth. If necessary add more filtered water for a very smooth creamy result. Remove the crust from the freezer and spread an even layer of the filling into the prepared crust. Set aside.
INGREDIENTS (TOPPING)
- 2 fresh sliced bananas
- 2 cups strawberries
Slice two medium bananas, but make sure is not too thin. Spread slices over the filling. Slightly press them against the cream so they fit well.
o recheio pode simplesmente um creme de bananas bem maduras com canela. e em cima para decorar: pêras e caqui.
ResponderExcluirnham!
o lindo da comida viva é a simplicidade, não precisa de adoçante algum se fizer com o creme de banana. E menos gorduroso por não usar tantas castanhas.
Ou uma com recheio de acabacaxi cortadinho misturado com maça fatiada fininha, em cima vem um creme de manga madurinha. Fica muuito doce e saboroso.
beijos e parabens pelo blog! fiz varias receitas otimas daqui =)
E dá para cortar, não gruda na forma?
ResponderExcluirOla amigos!
ResponderExcluirDa para cortar sim, nao gruda na forma. Eu coloquei no freezer por umas 4 horas antes de servir. Depois disto ficou super facil de cortar. Conservei no freezer.
Nao durou dois dias. Comemos tudo! rsrs
Com certeza o amigo (a) que me escreveu a primeira mensagem tem razao. Pode-se fazer esta mesma receita so com frutas e sem as castanhas ou com menor quantidade de castanhas. Nao fiz ainda, como falei, esta foi a minha primeira torta crudivora. Vou fazer novamente e entao vou usar mais frutas e menos ou nada de castanhas.
Estou amando a culinaria viva! Alem de saudavel e super deliciosa! Inacreditavel o sabor desta torta!
Obrigada pelos comentarios amigos (as)!
abracos
Olá!!!
ResponderExcluirAdorei a receita, estou só em duvidas enquanto as tamaras...eu posso substitui-las pelo que? Em minha cidade não as encontro.
Obrigada e parabens pelo site!
=)
sua torta de morangos é uma delicia, fiz hj. parabéns.
ResponderExcluirEu gostei demais desta receita simples e ao mesmo tempo sofisticada, parabéns Lori por seu talento culinário.
ResponderExcluirOla amiga!
ResponderExcluirRespondendo a sua pergunta, as tamaras sao usadas para adocar e dar formato a crosta da torta. Caso nao encontrares tamaras podes usar qualquer fruta seca. Pode ser passas de uva, figo seco, damascos, banana passa....
Se ainda tiver alguma duvida me escreva. Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!
volte sempre!
abracos
abracos
Obrigada ao amigo (a) que fez o comentario sobre a torta. Fico feliz que tenhas gostado.
ResponderExcluirDa proxima vez que fizeres uma receita minha caso quizer podes fotografar e compartilhar na pagina Veganana do facebook que eu posto para inspirar mais pessoas a fazer. Varias pessoas ja me mandaram fotos e comentarios sobre esta torta la.
Muito obrigada pelo recadinho e pela visita, volte sempre!
abracos
Boa noite De!
ResponderExcluirMuitissimo obrigada pelo seu comentario tao carinhoso!
Esta receita e tudo de bom. Esta combinacao e uma delicia e da um efeito lindo no visual!
grande abraco amiga, volte sempre!
Oláá!! Quanto tempo dura a torta? A coloco novamente no freezer depois de consumir uma parte? Se sim pode durar por bastante tempo! hehe Espero sua resposta!
ResponderExcluirObrigada e parabéns pelas receitas!
Ola Carolina,
ResponderExcluirA torta volta para o freezer depois que consumires uma parte. Pode ser conservada no mesmo prato em que foi feta, desde que seja bem coberta com filme plastico para nao perder o sabor e nao criar gelo em cima. Aqui em casa nao dura muito quando eu faco, mas sempre procuro cobrir bem para conservar melhor.
Tu podes colocar duas camadas de filme sobre o prato e cobrir tudo com papel aluminio para fechar bem. Eu nao deixaria a torta no freezer por mais de duas semanas. Acho que neste periodo ela ainda esta fresca e deliciosa. Se deixar muito tempo pode nao ficar tao boa considerando que e feita com frutas frescas e cruas.
Espero ter ajudado, muito obrigada pela visita!
abracos
Lori Ellis
Não encontro o extrato de baunilha puro, fará falta na receita? Pode usar nozes no lugar das amêndoas? E não tenho óleo de coco, o que substitui?
ResponderExcluirOi Patricia,
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O extrato de baunilha pode ser opcional nesta receita. pode usar a essência se ficar mais fácil para ti, ou caso quiser, não use. É apenas pelo sabor, não faz diferença no resultado final da receita. Pode usar nozes sim, da mesma forma que as amêndoas. E quanto ao óleo de coco, pode ser substituído por creme vegetal vegano sem problemas. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida estou à disposição. Se fizer a torta me conta como ficou, espero que gostes.
Um grande abraço, Feliz Ano Novo!
Lori Ellis
Olá !!! Adorei a novidade de mais receitas crudivoras! Adoro seu blog e a sua simpatia, gentileza e amorosidade! Percebemos na forma delicada como você responde às dúvidas e no amor que você transmite ao realizar essas receitas maravilhosas!
ResponderExcluirBom, tenho uma dúvida, não precisa hidratar as amêndoas?
Bjs e obrigada!
Sandra Lopes
Oi Sandra, tudo bem?
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada pelo carinho das tuas palavras. Fico feliz em saber que aprecias o meu trabalho e muito agradecida por acompanhar o blog e fazer o meu dia mais feliz com a tua mensagem.
Para esta receita não é necessário hidratar as amêndoas porque elas vão ser trituradas até virar farinha, e neste caso não precisa hidratar. Se fizeres a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!
Lori Ellis
Boa noite, directamente de Portugal!
ResponderExcluirFiz esta receita (e o queijo de castanha de caju) na celebração do Dia da Mãe (cá foi dia 7) e toda a família amou!!! Foi a primeira sobremesa totalmente unânime! (Sou a única vegana.)
Muito obrigada pela partilha!
Isabel Lopes
Boa noite Isabel, tudo bem?
ExcluirSeja muito bem vinda! Fico feliz em saber que fizeste a receita e toda a família aprovou, isto é maravilhoso, especialmente porque tu é a única vegana da família. Muito obrigada por dividir esta alegria comigo! Amei receber a tua visita, venha sempre bater papo comigo. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis