Scroll down for English version
Estou sempre em busca de alternativas saudáveis para substituição de produtos industrializados preparando o máximo possível de alimentos caseiros de maneira simples e econômica. Fico feliz em compartilhar o excelente resultado que tive com esta receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
SEMANA DA ALIMENTAÇÃO VIVA
(Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição)
Ketchup caseiro, crudívoro, sem açúcar, sem óleo e com tomates orgânicos. Esta é uma receita que me surpreendeu e ficou muito melhor do que eu imaginava. O sabor é incrível e não deve nada ao ketchup convencional. Rende muito e por isto é super econômico. Em poucos minutos fica pronto.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 15 min
SEMANA DA ALIMENTAÇÃO VIVA
(Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição)
INGREDIENTES
- 1 tomate orgânico grande bem maduro
- 1/2 xicara de tomates secos
- 1 dente de alho pequeno
- pimenta caiena a gosto (opcional)
- 4 tâmaras sem caroço
- suco (sumo, caldo) de 1 limão pequeno
- 1 pitada de sal
PREPARO
Lave bem o tomate, seque com papel toalha e corte em pedaços grandes. Use tomate orgânico para esta receita. Não é necessário tirar a casca e nem as sementes. Coloque o tomate no liquidificador, os tomates secos, o alho, as tâmaras e o suco de limão.
Bata bem até conseguir uma consistência pastosa como a do ketchup. Adicione sal e pimenta a seu gosto e bata ligeiramente para misturar. Se quiser um ketchup mais picante é só adicionar pimenta de sua preferência. A pimenta caiena que eu utilizei é maravilhosa e eu adoro, é bem forte e já é suficiente para que o ketchup fique um pouco picante. Você pode dosar o uso de pimenta de acordo com seu gosto.
Sirva esta delicia como preferir. O ideal é fazer apenas o que vai ser consumido na hora. Fica muito mais gostoso quando fresco. Se sobrar, guarde na geladeira em um recipiente de vidro tampado por no máximo dois dias para manter o frescor e valor nutricional.
A maior conferência online sobre Alimentação Viva da América Latina chega em sua terceira edição. Para saber mais e participar desta edição da "Semana da Alimentação Viva", basta se inscrever gratuitamente e acompanhar as novidades neste link semav.com.br/veganana
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
ORGANIC HOMEMADE KETCHUP
I’m always searching
for alternatives to substitute industrialized products and to make everything
homemade-style. I keep
everything simple, cost-effective and healthy. This recipe
really surprised me, the outcome was much better than I expected. This is a raw, sugar-free, oil-free homemade ketchup made with organic tomatoes. It has na incredible flavor, tastes exactly like the conventional one. It yelds a lot, therefore, it is cheap. It's ready in a few minutes. I'm so happy to share this with you all!
INGREDIENTS
1 large organic tomato, very ripe
1/2 cup sun dried tomatoes
1 small garlic clove
cayenne pepper, to taste (optional)
4 pitted dates
1 pinch of salt
juice of 1 lime
DIRECTIONS
Wash the tomato thoroughly, dry it with paper towel and chop it in big chunks. Use an organic tomato for this recipe. It's not necessary to peel it or remove the seeds. Put the tomato into the blender and then add the other ingredients, sun dried tomatoes, garlic and lime juice.
Blend thoroughly until the consistency is similar to ketchup. Add salt and pepper to taste and blend a little more for them to get mixed.
If you want a spicier ketchup, add more chili to taste. The cayenne pepper used is wonderful, it is very hot and it is enough to give a spicy taste to the ketchup. Blend thoroughly until the consistency is similar to ketchup. Add salt and pepper to taste and blend a little more for them to get mixed. You can use peppers or other spices as per your personal taste.
All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana Blog when you share or publish the recipes.
Obrigada pela receita, vou fazer! Como conserva e qtos dias dura em geladeira? bjs
ResponderExcluirOla Lia,
ExcluirObrigada pela mensagem, desculpe não ter respondido antes.
A melhor maneira de conservar e colocando em um recipiente de vidro hermeticamente fechado . Leve a geladeira por no máximo 5 dias.
abraços e muito obrigada pela visita e comentário!
Nunca pensaria em adicionar tâmara, mas deve fazer toda a diferença com seu sabor docinho. Vou aproveitar essa época que é mais fácil de achar e testar esse ketchup.
ResponderExcluirOi Renata,
ExcluirObrigada pelo teu recadinho. Desculpe não ter respondido antes, acabei me perdendo entre tantas mensagens e so encontrei a tua agora.
Fica delicioso mesmo amiga, vale a pena experimentar. Não sei se fizeste, mas caso voltares por aqui, me conta como ficou.
abraços e obrigada pela visita e comentário!
O suco de um limão é de um limão tahiti?
ResponderExcluirOla Eustachio,
ExcluirFoi exatamente o tipo de limão que eu utilizei. Tu podes usar qualquer limão para esta receita, desde que tome cuidado se o limão for muito grande, use menos quantidade de suco.
Obrigada pela visita e pela participação
abraços
Por favor, pode postar uma receita de tomate seco. Quero muito fazer esse ketchup.
ResponderExcluirOlá amigo (a)
ExcluirEu não tenho nenhuma receita de tomate seco convencional. Geralmente eu faço no desidratador. Mas pode deixar que vou fazer uma bem legal e posto aqui para vocês com tudo bem explicadinho.
Para esta receita caso não tiveres o tomate seco normal, pode fazer no forno. Corta os tomates pela metade (de preferencia orgânicos). Pode manter a casca e sementes. Coloca com a abertura para cima em uma assadeira, tempera com sal e rega com azeite de oliva. Leva ao forno ate secar. este e basicamente o processo de fazer tomates secos em casa.
Claro que com estes tomates secos o teu ketchup n~~ao vai mais ser crudivoro, para tanto terias que utilizar tomate seco no desidratador.
Mas vai ficar muito bom da mesma forma, pode fazer sem medo.
Espero ter ajudado, se precisares de mais alguma coisa, escreve aqui ou na pagina do facebook que eu te ajudo.
Abraços e muito obrigada pela tua participação!
Lori Ellis
Olá!! As tâmaras devem ser frescas ou secas??
ResponderExcluirBoa noite Juliane,
ExcluirAs tâmaras que eu utilizei são secas. Na realidade eu nunca nem sequer vi tâmaras frescas. Não sei se e fácil encontrar. Sei que elas são uma delicia, e espero um dia poder experimentar tâmaras frescas.
Caso fizeres esta receita, volte para me contar como ficou. E se precisar de mais alguma coisa, estou a disposição.
Seja muito bem vinda, um grande abraço!
Lori Ellis
tomate seco é crudívoro?
ResponderExcluirOlá Tai, tudo bem?
ExcluirSim, o tomate seco pode ser crudívoro se for desidratado em temperatura baixa que não atinja os 50C. Existem receitas de tomate seco feito no forno com adição de azeite e temperos. O tomate que eu usei para esta receita foi desidratado por mim, e por isto eu tenho certeza de que é crudivoro porque fiz no desidratador em temperatura baixa. Mas acredito que pode-se obter esta informação nas embalagens de tomate seco industrializado, se quiseres fazer a receita crudívora, ou então tu mesma pode fazer o tomate desidratado em casa. Fica simplesmente maravilhoso. Depois que tu faz em casa não quer mais comprar o pronto, a diferença é incrível. E nem precisa desidratador, caso não tiveres. Pode ser feito no forno também. Se quiser, dá uma olhadinha neste link onde eu ensino a fazer tomates desidratados.
http://blog.veganana.com.br/2014/08/tomates-desidratados.html#more
Muito obrigada por acompanhar o blog, espero ter ajudado. Um grande abraço,
Lori Ellis