- 1/4 de xícara de tomates secos
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher de sopa de salsinha fresca picada
- 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
- 1 colher de sopa de salsão picado
- 1 xícara de castanhas de caju demolhadas
- 1 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de sopa de caldo (suco, sumo) de limão
- sal e pimenta a gosto
PREPARO
Comece hidratando as castanhas de caju. Lave bem e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água. Tampe e leve a geladeira enquanto prepara o restante da receita.
Agora hidrate os tomates secos. Lave e escorra. Coloque em uma vasilha de vidro, tampe e leve a geladeira. Deixe as castanhas e os tomates secos por uns 20 minutos na geladeira. Enquanto isto siga com a receita. Pique a salsa, o alho e a cebolinha. Corte o salsão em pedacinhos pequenos e separe o restante dos ingredientes que vai utilizar.
Escorra as castanhas hidratadas e coloque no liquidificador. Adicione a metade dos tomates secos também previamente hidratados. Reserve o restante. Coloque o alho, um pedaço do salsão, sal e pimenta a seu gosto e adicione um pouquinho de água filtrada apenas para poder começar a bater. Acrescente o azeite de oliva e o limão. Acrescente água filtrada aos poucos e continue batendo para dar o ponto. Cuidado para não colocar muita água e perder a consistência que deve ser bem cremosa como mostra a foto. Bata até obter um creme firme e lisinho.
Despeje o conteúdo do liquidificador em uma tigela removendo os cantos com uma espátula. Adicione a salsa e cebolinha picados e o restante do salsão picado bem miudinho. Seque os tomate seco que foram hidratados com um papel toalha e corte em pedacinhos a seu gosto. Misture delicadamente.Verifique o sal e adicione pimenta preta moída na hora. Tampe e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir. Sirva com torradinhas, crackers, legumes frescos ou use como recheio de sanduíches. Fica uma delicia. Você pode usar os temperos que mais gosta modificando a receita a seu gosto.
Eu aconselho a não usar muito alho de inicio. Coloque um pedacinho e experimente. Se quiser aumentar a quantidade de alho, aumente aos poucos após experimentar e ver que não esta muito forte. O alho cru tem um sabor forte e pode ate estragar uma receita se for usado mais do que o necessário.
ResponderExcluirOtima receitinha. Vou guardar no meu arquivo.
Beijos.
Obrigada pelo comentário e visita minha querida amiga!
Excluirbeijossss
Ola Ciby,
ResponderExcluirObrigada por escrever. Eu recomendo que esta pasta e qualquer outra não seja armazenada por mais de 5 dias para não perder o frescor e os nutrientes.
Estou trabalhando em varias opções para substituir manteiga e margarina. Vou postando a medida que surja uma ideia diferente e legal que eu possa compartilhar com vocês.
Se precisares falar comigo escreva na pagina Veganana do Facebook. La eu recebo as mensagens diariamente e fica mais fácil responder.
Desculpe a demora em responder a tua pergunta.
um grande abraço, volte sempre e muito obrigada por curtir Veganana.
Boa noite Lori, gostaria de saber se a castanha de caju precisa ser crua. Parabéns pelo blog. Abraços!
ResponderExcluirOlá Glória, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu fiz esta pastinha com a castanha sem torrar e ficou bem cremosa. Se quiser usar a castanha torrada, caso não conseguires a outra, pode usar. A única coisa que eu recomendo é que tome cuidado com a quantidade de sal adicionada à receita, porque a castanha torrada geralmente tem adição de sal. Ou seja pode usar qualquer uma das duas. Com a castanha sem torrar vai ficar bem mais cremosa e clarinha, e com a torrada fica mais escura, mas igualmente gostosa. Se fizer a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada pela visita, volte sempre!
Lori Ellis