Banana Passa Desidratada

Deliciosa e saudável alternativa para saciar aquela vontade de comer doce sem consumir açúcar. Neste caso a banana passa é crudívora porque foi desidratada em baixa temperatura, mas você pode optar pela versão assada no forno caso preferir. O processo de desidratação pode ser feito no forno convencional se você não tiver um desidratador. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A banana é uma fruta de alto valor nutritivo que contem vitaminas A,B e C, minerais como potássio, ferro, magnésio, fosforo e zinco. O processo de desidratação preserva todas estas vitaminas e nutrientes que são destruídos com o cozimento em temperaturas elevadas. Leia com atenção as instruções antes de começar a receita.

  


INGREDIENTES

  • bananas maduras na quantidade que desejar
  • suco de limão o quanto baste



PREPARO


Você vai precisar de bananas de preferencia orgânicas, de qualquer tipo na quantidade que desejar. O ideal é usar a banana nanica, mas caso não tiver, use a que tiver disponível. Eu não consigo banana nanica onde moro, uso a que tiver e fica muito bom. O ponto ideal da banana para fazer é quando está bem madura começando a apresentar manchas escuras na casca.


Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento e corte em dois ou 3 pedaços a seu gosto. Se quiser as passas maiores simplesmente corte a banana em 2 pedaços depois de ter cortado ao meio. Claro que isto vai depender do tipo de banana que vais utilizar e do tamanho das mesmas. Mas isto é apenas um detalhe que com certeza não vai alterar o resultado final da receita. O importante é procurar cortar as fatias de tamanho mais ou menos uniforme para ficar mais bonitinhas depois de prontas. A medida que for cortando as bananas disponha em uma travessa grande e pincele com o limão. Siga então as instruções abaixo de acordo com o processo que vai utilizar para desidratar as bananas.





USANDO O DESIDRATADOR CONVENCIONAL


Se você tem um desidratador fica mais fácil caso queira fazer a receita crudívora. Disponha as fatias de bananas em uma única camada alinhando-as uniformemente nas bandejas. Cuidado para não sobrepor as fatias porque o ar precisa circular livremente entre as fatias.  

Siga as instruções do aparelho deixando desidratar pelo tempo indicado. Quando as fatias estiverem prontas a aparência fica como da foto abaixo. No caso do desidratador que eu uso (Excalibur) , as bananas ficam prontas em uma media de  12 a  24 horas. O ponto ideal é quando elas estão secas e naturalmente adocicadas. Caso você preferir mais sequinhas, deixe mais tempo desidratando.





DESIDRATADOR SOLAR

Se você  não tiver desidratador convencional existe a possibilidade de improvisar um  desidratador solar. Se onde você mora tem sol em abundancia fica bem fácil usar este método.  Com um pouco de tempo, boa vontade e habilidade você pode construir o seu próprio desidratador solar. Existem alguns sites na net que ensinam como fazer estes  desidratadores caseiros . É  mais simples do que você imagina. Para quem mora em lugares quentes e tem um pequeno espaço no pátio esta é a opção ideal.



DESIDRATANDO NO FOGÃO

Caso você não tenha desidratador e não queira ou não possa fazer um em casa, é possível também desidratar alimentos no forno do fogão em temperatura de no máximo 50C. Certifique-se de que o seu forno convencional atinge este nível de temperatura baixa.  Prepare as frutas conforme as indicações acima. Disponha em uma travessa refrataria de preferencia de vidro. Caso não usar vidro é aconselhável que você use papel vegetal forrando a forma de metal. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50C. Desligue o forno, leve a travessa com as frutas e mantenha a porta do forno aberta para que a água das frutas evapore.

O ideal é colocar um ventilador perto do forno para permitir a circulação de ar e o controle da temperatura. É necessário manter a temperatura baixa para o processo de desidratação. Desta maneira você estará mantendo a integridade nutricional do alimento. A desidratação conserva as enzimas vivas mantendo as vitaminas. O tempo médio para desidratação no forno convencional em baixa temperatura é em media de 20 horas. Você poderá testar a textura das fatias de banana para ver se estão prontas.

Remova então as fatias do forno ou desidratador e coloque em uma travessa grande o suficiente procurando espalhar bem, Deixe "esfriar" por uns 3 minutos antes de guardar. Conserve em recipiente de vidro fechado fora da geladeira por até 1 semana. Caso quiser pode colocar em vidros fechados a vácuo o que vai fazer com que durem mais. Se fizer grande quantidade, pode conservar na geladeira. É uma delicia para comer a qualquer hora. Ideal para carregar por onde você for para ter uma snack saudável e delicioso. 


ASSANDO AS BANANAS NO FORNO

Caso você não queira desidratar ainda existe a possibilidade de assar no forno convencional do fogão. Neste caso você vai seguir as mesmas instruções acima para preparar as bananas porem pode adicionar um pouco de açúcar mascavo e canela se quiser. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 160/180C dispondo as fatias de banana em uma assadeira retangular bem grande tendo o cuidado de espalhar bem deixando as fatias separadas umas das outras. Deixe assar por mais ou menos 20 minutos. Conserve em geladeira em recipiente de vidro tampado.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

32 comentários

  1. Não sou vegetariano mas essa banana é bom demais... alias a comida vegetariana é muito boa e saborosa, da um trabalhinho para fazer.. rs.. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denison,

      Obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que gostaste. Realmente esta é uma ótima opção de lanche saudável. mesmo que seja um pouco mais trabalhosa, vale a pena porque rende muito e pode ser armazenada.

      A comida vegetariana e vegana é maravilhosa. Quando as pessoas começam a descobrir as possibilidades e sabores, realmente se surpreendem. Isto é maravilhoso. O grande objetivo do meu blog é inspirar as pessoas a se alimentar de forma consciente com comidinhas deliciosas, nutritivas e simples de fazer.

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Sera q dura quanto tempo fora da geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Geralmente eu deixo fora da geladeira por no máximo 1 semana. Sempre coloco na geladeira porque conserva melhor, e fica uma delícia geladinha.
      Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Eu faço banana passa dispondo em uma assadeira e levo à geladeira e deixo lá por uns dias. Elas secam e fica uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita, comentário e dica. Adorei e vou experimentar fazer assim também. Achei uma ótima ideia, deve ficar muito bom.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. A banana assada fica parecida em gosto e textura com a desidratada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      A textura fica um pouco diferente. A banana desidratada fica mais sequinha e a assada no forno fica mais macia e caramelizada. O sabor é mais ou menos o mesmo, bem docinho em ambos os casos, sendo que a feita no fogão eu acho que fica um pouco mais doce. Em relação ao valor nutricional, a desidratada mantém intactas as enzimas e vitaminas sendo portanto mais saudável. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida estou à disposição. Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Não sou vegano, muito longe disso, mas acho bananas desidratadas uma delícia. Só que se os veganos acham que consumir isso ajuda o meio ambiente em alguma coisa estão bem enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CSREIS, tudo bem?

      Não entendi a tua colocação, e não tem nada que eu possa comentar ou acrescentar acerca do que falaste. Fora o fato de gostares de banana desidratada, eu não entendi exatamente do que estás falando. De qualquer maneira agradeço por acompanhar o blog e vir me visitar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Tbm não entendi! Mas enfim. Muito obrigada pela receita. Vou testar hoje mesmo, espero que fique bom!

      Excluir
    3. Oi Carolina, tudo bem?

      Seja bem vinda, e muito obrigada pelo comentário. Que bom que vais experimentar a receita. Espero que gostes, e se tiver alguma dúvida, pode escrever que eu te ajudo. Me conta como ficou! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog e comentar sobre a receita. Fico feliz que gostastes, e se fizer, me conta como ficou.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi Fofo, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, muito obrigada pelo comentário e visita.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  8. dá certo fazer com as bananas cortadas em rodelinhas também? acho um formato mais prático hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi El-Molina, tudo bem?

      Pode fazer com as bananas em rodelas que fica bem gostoso e como falaste mais prático. As vezes eu faço e corto as fatias em diagonal. Fica muito lindo e elas ficam deliciosas. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Bom dia!! Mto obrigado pela dica...adorei. Comprei numa casa de produtos naturais banana desidratada com nozes...super crocante, vc teria alguma dica de como fazer ?? Desde já agradeço a atenção. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Nunca fiz banana desidratada com nozes, deve ser uma delícia mas eu não faço a menor ideia de como preparar. Não sei nem como fica depois de pronta, onde as nozes são colocadas, enfim, fica difícil para mim imaginar algo que nunca vi e nunca provei. Tem que pesquisar sobre isto, e talvez se encontre alguma coisa no Google. Vou dar uma olhadinha. Se tu descobrir como se faz, me escreve de novo, e se eu encontrar vou testar e posto pra vocês.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Esqueci de escrever meu nome...Andreia e meu email andreia.andreiadarosa@gmail.com
    Sobre a banana com nozes. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, já respondi a tua mensagem acima, abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Faço ela mas sempre grudam! Já fiz direto na assadeira e com papel manteiga mas não adianta, tem como untar de alguma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu nunca fiz no forno, sempre faço no desidratador. Acredito que se gruda, o ideal é untar um pouco a forma ou o papel manteiga e controlar a temperatura e tempo do forno. Não deixe muito tempo porque as frutas liberam açúcar com o calor e especialmente a banana pode sim grudar se ficar muito tempo no forno.

      Espero ter ajudado embora não tenha experiência em desidratar frutas no forno. Tenta novamente e eu espero que dê certo. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  12. BOM DIA.
    SRA LORI ELLIS
    MORO ATUALMENTE NO NORDESTE, CONHEÇO A BANANA PASSA PRODUZIDA EM ITANHAEM, LITORAL PAULISTA. POR AQUI, FAZ POUCO TEMPO QUE APARECEU NO COMÉRCIO ESSE PRODUTO. REALMENTE NÃO TEMOS POR AQUI A FACILIDADE DE OBTER A BANANA NANICA. MAS TENHO TENTADO PREPARAR COM A BANANA QUE COLHO NO MEU QUINTAL. EXPERIMENTEI INICIALMENTE, FAZER NO FORNINHO ELETRICO, DEU RESULTADO. MAS VOU EXPERIMENTAR NO FORNO CONVENCIONAL.PARABENS PELO TRABALHO E PELAS INFORMAÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Carlos, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Que delícia poder colher bananas no quintal! Isto sim é uma grande riqueza, e com certeza vale a pena experimentar fazer esta receita com as bananas que tens em casa que devem ser maravilhosas. Me conta como ficou quando fizeres novamente, vou adorar saber. Eu moro nos EUA e aqui só consigo um tipo de banana grande que não tem muito sabor. Pelo menos para mim que conheço as deliciosas bananas brasileiras. De vez em quando eu consigo bananas bem pequenas e sempre compro porque acho que são muito saborosas. Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre e me conte mais historias deste nosso lindo nordeste onde estás morando agora.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Bem explicado o processo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que gostaste da receita. Se fizer, me conta como ficou. É bem simples de fazer e o resultado é um snack delicioso e saudável. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Posso colocar em forma de vidro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode sim, a forma de vidro é ótima para esta receita. Use uma forma grande, de maneira que possas acomodar mais quantidade de bananas para aproveitar o forno, se for este o método que vais utilizar. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  15. Olá, parabéns, ótimo trabalho! Fiquei confuso, pois achei que eram feitas apenas com bananas da terra. E possível obter um bom resultado com elas? Já testou? Imaginei colocar dentro de uma caixa térmica durante o dia, cobrindo com um pano branco e fininho para poder passar o sol e permitir a umidade sair. Vou pesquisar o desidratador solar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      Fico feliz que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhar o blog. Eu nunca fiz passas de banana da terra, mas deve ficar muito gostoso também. Eu adoro a banana da terra, tenho várias receitas aqui no blog. Da próxima vez vou tentar fazer com e posto a receita se o resultado for bom.
      Achei a tua ideia da caixa térmica muito boa, deve funcionar sim! O desidratador solar é maravilhoso porque além de desidratar os alimentos ainda assimila a energia do sol que é super benéfica, é . E como se não bastasse ainda é simples e econômico. Se fizeres a receita por favor volta para me contar como ficou, especialmente se usares o desidratador solar porque tenho muita curiosidade em saber de alguém que usou.

      Abraços e obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis