Torta de Maçãs com Aveia

Torta de maçãs com aveia e canela. Uma deliciosa sobremesa com poucos ingredientes muito rápida e fácil de fazer. Você pode fazer de ultima hora e servir quente com sorvete vegano de baunilha, ou então servir gelada assim como eu fiz, sem sorvete. Um delicioso contraste da cobertura crocante com as maçãs assadas e o que da o toque super especial para esta receita. Experimente, você vai adorar! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


INGREDIENTES


  • 4 maçãs descascadas e cortadas em fatias
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de aveia em flocos grossos
  • óleo de coco o suficiente para untar o prato (ou creme vegetal)
  • caldo (sumo, suco)  de 1 limão
  • canela em pó a seu gosto
  • amêndoas fatiadas (opcional)


PREPARO


Descasque e corte as maçãs em fatias de tamanho médio. Disponha as fatias de maçã em um prato fundo regando com o suco do limão para evitar que escureçam. Unte generosamente um refratário retangular, coloque um pouco do açúcar mascavo e cubra com as fatias de maçãs.
Cubra com a aveia, polvilhe um pouco de canela e salpique um pouquinho de açúcar. Coloque uma camada de amêndoas fatiadas, cubra com mais fatias de maçã, cubra com aveia novamente e siga alternando os ingredientes até o final. Não coloque muita canela porque o sabor pode ficar muito acentuado descaracterizando o sabor dos outros ingredientes. A ultima camada deverá ser de aveia para ficar bem crocante. Salpique sobre a aveia um pouco de canela e açúcar mascavo. Leve ao forno em temperatura media por uns 30 minutos ate dourar. Não é necessário cobrir o refratário. Sirva quente ou gelada, como preferir.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Oi Lori! Adoro seu blog. Uma perguntinha: como o óleo de côco é só para untar eu não posso substituir ele por outra coisa? Obrigada, beijos, Ana.

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana,

    Obrigada pelo teu recadinho tão carinhoso!
    O óleo de coco e opcional, eu usei porque era a única coisa cremosa que eu tinha em casa. Tu podes usar qualquer tipo de óleo vegetal amiga. Use o que estas acostumada a usar para as tuas receitas.
    Pode ser creme vegetal vegano também, caso preferir.
    Se fizeres esta receita me escreve contando como ficou e se aprovaste!

    beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Qual tipo de maçã que vc usa nesta receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Elyana,

      Eu usei maçã fuji, porque era a que eu tinha em casa. Tu podes usar qualquer tipo de maçã. Já fiz esta mesma receita com outros tipos de maçãs e sempre ficou boa. Eu sempre fiz com maçã vermelha, qualquer tipo, desde que seja vermelha.

      Pode ser ate que fique muito boa com maçã verde também., mas eu nunca experimentei.

      grande abraço e obrigada pela visita

      Excluir
  4. Olá. Estou a aderir a este tipo de alimentação e estou a adorar. Espero que não se importe se eu partilhar as suas receitas. São bem fáceis de fazer e, acima de tudo , saudáveis :)

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amigo (a),

    Não me importo se compartilhares as minhas receitas, fico feliz quando as pessoas compartilham. A unica coisa que eu peço é que coloques o link do blog da receita que compartilhaste.

    Muito obrigada pela visita e comentário, volte sempre para me visitar!

    abraços
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  6. Adoro suas receitas. ..Será que poderia substituir o açúcar por uva passa, ameixas e tâmaras! ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      Seja bem vinda amiga! Obrigada pelo carinho de escrever. Pode sim, se tu quiser utilizar frutas secas para adocar esta receita, qualquer uma das que citaste vai ficar muito boa e com certeza mais saudavel.

      Se fizeres, me escreve contando como ficou.

      Um grande abraço e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Muito boa a receita! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Seja muito bem vindo e obrigada pela visita e comentário!

      Um grande abraço e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. BOM DIA,
    TENHO NO MEU CIRCULO DE AMIZADES ALGUNS VEGANOS E APROVEITEI ESSA RECEITA PARA SERVIR A ELES , MAS FOI SÓ DECEPÇÃO, NÃO HOUVE LIGA NENHUMA FICOU TUDO SEPARADO E TIVE DE RETIRAR ANTES DO TEMPO POIS ESTAVA COMEÇANDO A QUEIMAR . O GOSTO CLARO TIRANDO O QUEIMADO ESTAVA BOM MAS NÃO POSSO DIZER QUE ERA UMA TORTA !! SERÁ QUE ESTA FALTANDO ALGO NA RECEITA ? EU A SEGUI AO PÉ DA LETRA , E FOI MUITO TRISTE NÃO TER ALGO PARA ACOLHER MEUS AMIGOS .
    ABÇ
    IRENIA

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Irenia,

    Obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Sinto muito não ter sido uma boa experiência e lamento pela tua decepção.
    Esta receita é muito simples e eu faço com frequência aqui em casa e nunca tive problemas de queimar. Pode ser que a temperatura do teu forno estava muito alta e queimou antes de assar como deveria. Na realidade esta receita é um crisp de maçãs, uma espécie de torta simples com maçãs e aveia tradicional daqui dos Eua onde eu moro e por isto costumo fazer sempre porque é muito apreciada pelo meu marido que gosta de comer quente com sorvete de baunilha.
    A única explicação que eu posso encontrar para o problema que tiveste com a receita é a temperatura do forno porque para mim nunca queimou. Eu sempre asso em prato refratário de tamanho proporcional à quantidade que vou fazer.
    Não está faltando nada na receita, é exatamente como está descrita. Entendo a tua indignação, e lamento muito especialmente porque fizeste para receber visitas, mas acho que o queimado deve ter sido problema do teu forno, porque como falaste o sabor da parte que não queimou ficou bom.
    De qualquer maneira eu agradeço muito por teres escrito e me dar a oportunidade de responder o teu comentário e tentar entender o que aconteceu. Se tiver mais alguma dúvida ou se eu puder ajudar em algo relacionado às receitas, estou à disposição.
    Obrigada por acompanhar o blog, um grande abraço.

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA PELA ATENÇÃO , REALMENTE FICOU COMO CRISP , QUANTO AO FORNO VC TEM RAZÃO ELES NÃO SÃO PADRONIZADOS .
      ABÇ
      IRENIA

      Excluir
    2. Oi Irenia,

      Muito obrigada pela resposta. O forno é uma questão muito delicada no preparo de receitas. Eu costumo usar um forno elétrico pequeno e me dou super bem com ele. Evito usar o forno grande do fogão porque consome muita energia, especialmente quando a receita é de pequeno porte e pouco tempo de forno.
      Um grande abraço e uma ótima semana para ti.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis