Pastel de Forno com Palmitos

Delicia de pastel de forno recheado com palmitos. Esta massa é muito fácil de fazer e o resultado é um pastel fofinho e muito gostoso. Você pode fazer do tamanho que preferir e modificar o recheio ao seu gosto. Eu fiz estes de tamanho médio. Ficaram maravilhosos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 24 pasteis tamanho médio
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES PARA O RECHEIO


  • 1 vidro de palmitos
  • 1 cebola media picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • salsa e cebolinha verde picada a seu gosto
  • 1/4 xícara de pimentão vermelho picado
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo para refogar
  • 1 colher de sopa de  "queijo parmesão"  (opcional)


PARA PINCELAR


  • 2 colheres de sopa de óleo 
  • 2 colheres de sopa de shoyo ou tamari

Comece preparando o recheio para que esfrie ate modelar os pasteis. Em uma frigideira grande aqueça o óleo e doure ligeiramente o alho. Acrescente a cebola e o alho poro deixe dourar.Por ultimo acrescente o pimentão e a cebolinha verde, abaixe o fogo e deixe dourar levemente. Tempere com sal e pimenta a gosto. A seguir acrescente o palmito picado em cubinhos.  Adicione a salsinha picada e por ultimo acrescente o "queijo parmesão"  Este recheio e de rápido preparo e não pode ficar aguado. Tem que ter uma consistência firme para não escorrer depois de a massa ser moldada. Desligue o fogo, verifique o tempero e deixe esfriar enquanto prepara a massa.




INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 1 colher de sopa de fermento biológico
  • xícara de leite de amêndoas ou qualquer outro leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 2 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • xícaras de farinha de trigo comum (sem branqueamento)
  • 1 colher de chá de sal



PREPARO DA MASSA

Em uma vasilha dissolva o açúcar no leite morno e acrescente o fermento. Tampe e deixe levedar. Depois que o fermento levedar prepare a massa seguindo as instruções abaixo.

Em uma bacia coloque a farinha, o sal, o óleo e acrescente aos poucos a mistura do fermento já levedado. Misture bem os ingredientes e bata a massa ate ficar com uma consistência lisa e macia. Eu fiz esta massa na batedeira, mas pode ser feita a mão sem problema,  dá um pouco mais de trabalho para sovar. Coloque a massa em um pirex e cubra com uma toalha deixando em um lugar aquecido. Deixe a massa crescer por mais ou menos uns 30 minutos. Forre uma assadeira retangular com papel vegetal e comece a moldar os pasteis. Pegue pequenas porções de massa forme uma bolinha com as mãos enfarinhadas e abra com o rolo. Não deixe a massa muito fina para não vazar o recheio e nem grossa demais. Procure conseguir uma espessura media porque a massa cresce muito. Corte a massa em rodelas do tamanho que preferir, coloque o recheio e feche apertando com a ponta dos dedos para fechar muito bem. Caso faça outro tipo de recheio tenha o cuidado para que o recheio não fique molhado o que dificulta muito a montagem dos pasteis. Enquanto estiver modelando os pasteis mantenha o restante da massa dentro do pirex coberto com a toalha para não secar. Disponha os pasteis na assadeira e quando terminar todos faça uma mistura meio a meio óleo vegetal e molho shoyo e pincele sobre cada um deles para que fiquem bem douradinhos. Leve ao forno pré aquecido em temperatura media por aproximadamente 20/25 minutos até que fiquem bem dourados. Rende muito dependendo do tamanho que  você fizer. Eu cortei a massa com um pires e fiz  24 pasteis de tamanho médio.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. adorei a receita, mas qual a quantidade de palmito?

    ResponderExcluir
  2. Ola Jenifer!
    Vou corrigir a receita, o palmito nao apareceu, rsrsrsrs
    Obrigada por me avisar!
    E olha que eu editei, li e reli varias vezes.
    Eu usei um vidro de palmito de 200 gramas. Deu mais ou menos 1 xicara de palmito picado depois de drenado.
    Vou arrumar a receita agora mesmo.
    Usei o vidro inteiro. Fiz os pasteis bem recheados porque o recheio era consistente como falei na receita.
    Ficou maravilhoso.
    Abracos amiga e muito obrigada pela mensagem e alerta!
    Volte sempre!
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e comentário comentário amigo (a)!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá, sera que posso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou trigo integral? Obrigada, bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, tudo bem?

      Pode fazer a mesma receita com massa integral, que vai ficar muito boa. O pastel vai ficar mais duro, mas com certeza muito saudável e nutritivo. Quanto a farinha de arroz, eu nunca experimentei fazer pastel com ela, acho que deve ser um pouco dificil, talvez a massa fique meio quebradiça, mas pode ficar bom também. Infelizmente eu não tenho como te dar certeza porque nunca fiz. Não tenho muita experiência com receitas sem glúten e não gosto muito da farinha de arroz.
      Acho que uma boa ideia é fazer uma pesquisa no Google de massa de pastel com farinha de arroz. tenho certeza que vais encontrar todas as respostas que precisas. Espero ter ajudado de alguma forma, se fizer a receita, me conta como ficou. um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Eu fiz esta receita hj e ficaram maravilhosos os meus pastéis.A massa bonita, fácil para trabalhar, leve, semelhante a pão sírio.Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz que fizeste e aprovaste. A massa é simples de fazer e realmente fica deliciosa e muito fofinha depois de assada. Que bom que gostaste! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi Lucia, tudo bem?

      Pode congelar sim, e quando for servir, aquece no forno que eles ficam bem gostosos. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes.
      Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi Tatiana, tudo bem?

      Pode usar qualquer um dos dois, desde que seja fermento biológico, o que se usa para fazer pão, aquele que tem que deixar crescer. Eu usei o seco porque não encontro o fresco onde moro. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis