Homus (Pasta de Grão de Bico)

Homus é uma deliciosa pastinha tradicional da cozinha árabe. Pode ser servido com pão sírio ou pitta, como aperitivo acompanhando crackers, torradinhas e legumes frescos. Também e ótimo para rechear sanduíches e wraps acompanhado de legumes e vegetais. Você pode variar a receita básica do homus acrescentando pimentão vermelho levemente salteado na frigideira em um pouco de óleo. Fica uma delicia. Outra opção é acrescentar azeitonas pretas marinadas no azeite de oliva. O ideal é fazer uma receita básica e então acrescentar ervas e temperos diferentes para variar a receita original com sabores, texturas e visual diferentes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 6 porções
Preparação: 40 minutos


SOBRE O TAHINE

Riquíssimo em proteínas, vitaminas e cálcio, o tahine é fácil de preparar, rende muito e pode ser utilizado em muitas receitas. O tahine que eu usei para o preparo do hummus foi feito em casa, o que torna a receita ainda mais saudável. O gergelim é uma excelente fonte de  proteínas, vitaminas e minerais, especialmente o cálcio e riquíssimo em gorduras de boa qualidade, o que e excelente para a saúde do coração. 


INGREDIENTES

  • 200g de gergelim (de preferencia orgânico)

Muito simples de preparar, com apenas um ingrediente, o gergelim. Para fazer em o tahine em casa é necessário ter gergelim e paciência porque demora um pouco para processar. Vale a pena fazer em casa por ser mais econômico, saudável e gostoso. Caso você não tiver tempo ou não quiser fazer o tahine em casa, pode usar o industrializado mesmo, mas procure comprar orgânico e leia o rotulo com atenção para ver se não tem outro ingrediente além do gergelim na composição do produto.


PREPARO DO TAHINE


Coloque os grãos de gergelim em uma frigideira de fundo grosso e boca larga para poder distribuir e tostar por igual. Toste as sementes em fogo baixo mexendo sempre ate sentir um aroma de grão tostado que lembra quando se tosta o amendoim. Coloque no processador e bata por mais ou menos 10 minutos. Você pode usar a tecla pulsar para não deixar o processador trabalhando este tempo todo. Dependendo da potencia do seu processador pode demorar um pouco mais. Você vai perceber que as sementes vão formar uma espécie de farofa quando processadas liberam um óleo formando uma pasta cremosa e firme. Se for necessário, desligue o processador e empurre as sementes para baixo com o auxilio de uma espátula.

As sementes quentes vão processar mais rapidamente. Portanto retire as sementes da frigideira e processe em seguida para obter melhores resultados.

Depois de pronto, coloque em um recipiente de vidro, deixe esfriar por alguns minutos, tampe e leve a geladeira. Prepare pouca quantidade de cada vez, apenas o suficiente para consumir por no máximo uma semana, porque o gergelim processado pode oxidar e ficar com gosto forte além do que não e bom para consumo. O tahine pode ser usado no pão, pode ser usado em varias receitas, especialmente no preparo do delicioso homus.


INGREDIENTES PARA O HOMUS

  • 2 xícaras de grão de bico previamente cozido e drenado 
  • 1/4 xícara do caldo do cozimento do grão de bico
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de tahine (receita acima)
  • suco (sumo, caldo) de 1 limão
  • 1 dente de alho pequeno
  • pimenta preta moída na hora (opcional)
  • páprica picante em pó para decorar (opcional)
  • sal a gosto


PREPARO

Coloque o grão de bico e o alho no liquidificador ou processador. Acrescente a água do cozimento aos poucos e bata até ficar cremoso. Não coloque toda a água de uma vez, você pode não precisar de tudo. Siga acrescentando aos poucos apenas para poder processar. Coloque o tahine, o suco do limão, o azeite e o sal. Processe até que tudo fique bem cremoso. 
Depois de pronto transfira para a vasilha onde vai servir, regue com um fiozinho de azeite de oliva e decore a seu gosto. Eu salpiquei páprica picante em cima, e deu um toque muito especial. Se você quiser usar páprica e não gosta da picante, use a páprica doce, fica muito bom também. Se quiser pode adicionar ervas frescas. 


Muito cuidado com a quantidade de alho que for utilizar no homus. Da primeira vez que eu fiz, coloquei mais alho do que deveria e ficou muito ruim. O ideal é colocar pequena quantidade, provar e se for o caso, acrescentar mais. Outra opção muito boa e saltear rapidamente o alho em um fiozinho de óleo na frigideira e depois colocar no homus. Desta maneira o sabor do alho não vai ser tão acentuado.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Olá! Eu queria saber mais ou menos quanto rende de tahine esta receita, já que só se usam duas colheres de sopa no hommus, queria fazer apenas a quantidade necessária. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ola Vitoria,

    A quantidade de tahine que rende na receita e exatamente a mesma medida de grãos que vais utilizar. Se usares 100gr de grãos de gergelim, vais ter 100 gramas de tahine.
    Caso quiseres fazer em menor quantidade, e so diminuir a quantidade de grãos.

    Sempre que eu faço, uso a media de 200gr porque gosto muito de colocar no pao, misturar com frutas. Fica uma delicia.

    Também se quiseres podes colocar mais quantidade de tahini no teu hummus. Uma colher a mais não afeta o sabor final e enriquece teu hummus com mais cálcio.

    Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida, e so escrever.

    abraços, muito obrigada por participar!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostaria de saber por quanto tempo posso guardar o hummos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vick,

      Seja bem vinda, obrigada pela visita. Tu podes armazenar o homus na geladeira em recipiente de vidro com tampa por até 5 dias. Como é um feito em casa e não tem conservantes o ideal é sempre fazer em quantidade que seja consumida rapidamente para não perder o sabor do homus fresco que é delicioso.
      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá!

    O que difere a preparação do tahine para a preparação do gersal?
    Faço gersal e parece que para virar tahine teria apenas que bater mais tempo. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Para preparar o tahine tu processas bem as sementes de gergelim tostadas sem sal até virar uma especie de pasta liberando o óleo das sementes. Para fazer o gersal tu vais utilizar gergelim e sal e processar rapidamente até conseguir uma espécie de sal grosso. A diferença é que para o tahini não se utiliza sal e tu processa mais tempo. Para o gersal tu utilizas sal e processa menos tempo.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente.

      Um grande abraço e muito obrigada pela visita e por acompanhar o blog!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Obrigada! Era isso mesmo que eu imaginava.... Não estou tão ruim nos meus conhecimentos culinários... Rsrsrs. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sim, bem isto mesmo! Tua colocação foi perfeita amiga, e mostra que teus conhecimentos culinários são muito bons!

      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá..eu posso usar o gersal na receita do humus? Fica bom?? Parabéns pelo Blog e pela pagina no facebook!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinanda, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Tu podes usar gersal para temperar o homus, vai ficar uma delícia. Prepare a receita conforme as instruções, e acrescente o gersal na hora de servir. Vai ficar ótimo, além de super saudável. Se fizeres, me conta como ficou.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e elogios, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Fiz e ficou maravilhoso, obrigada pela receita saudável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Fico feliz que gostastes, e agradeço muito por acompanhares o blog, e vir me visitar. Venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. OLÁ! Posso congelar o tahine ? Também posso congelar no freezer o hommus? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tudo bem?

      Eu nunca congelei nenhum dos dois, portanto não saberia te dizer se dá certo. Acho melhor pesquisares no Google para ter uma informação mais correta sobre esta possibilidade. Eu uso o tahine comprado que vem em embalagem de vidro e conserva muito tempo na geladeira. Quanto ao homus dura menos tempo, mas aqui em casa nunca sobrou para que eu pensasse em congelar. Eu acredito que a consistência do homus pode ser afetada pelo congelamento, acho que consumir fresco é melhor. Mas como falei, para que tenhas uma resposta melhor, pode pesquisar que eu tenho certeza de que vais encontrar. Espero ter ajudado. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis